O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o país, realizou a primeira edição do Summit Inovação, evento que reuniu mais de 300 representantes das centrais e cooperativas do Sistema, no dia 19 de março. Na ocasião, foi apresentado o estudo “O Futuro do Cooperativismo”, desenvolvido pelo Lab de Inovação do Sicredi em parceria com a Box1824, por meio da Futures Unit, que trouxe as tendências e os desafios que moldarão o mundo e sociedade nos próximos anos, além de apresentar um mapeamento de territórios de inovação interessantes ao cooperativismo.
Conforme aponta o estudo de tendências apresentado, a cooperativa do futuro é sustentável, humana e digital. Ou seja, cuidado com o bem-estar e atenção a sociedades e comunidades são tendências, aliados à evolução do digital a serviço das pessoas. Além disso, a pesquisa apresenta três catalisadores contextuais, ou seja, fatores sociais e econômicos que impactarão cada vez mais no mercado, sendo eles: o espírito coletivo e as conexões em rede; as emergências do planeta, considerando que as questões ESG (Environmental, Social, and Governance) já influenciam as escolhas dos consumidores, e finanças e bem-estar, visto que a exigência por experiências saudáveis é uma realidade para o brasileiro.
Sobre o futuro do cooperativismo, a pesquisa aponta as oportunidades que devem ser consideradas frente aos desafios que moldarão o mundo e a sociedade próximos anos, entre elas as iniciativas voltadas à economia regenerativa, o desenvolvimento de cidades inteligentes e a inclusão financeira, com a democratização do acesso ao universo financeiro.
“As cooperativas têm desempenhado um papel crucial na promoção de benefícios econômicos e sociais para seus membros e comunidades, há mais de um século. O que estamos chamando de neocooperativismo surge como uma evolução do cooperativismo tradicional, buscando unir valores cooperativos históricos com o crescente interesse em alternativas mais justas e sustentáveis à economia tradicional. Tensionar o conceito de cooperativismo e pensar como evoluir. O desafio agora é aumentar o pulso de inovação para os próximos anos”, explica Alexandra Rodrigues, gerente de Inovação do Sicredi.
Debates – Com destaque para a inovação no ambiente de cooperativas, a abertura do Summit Inovação 2024 também contou com palestra sobre o Ciclo Estratégico 2025 do Sicredi, seguida do lançamento da Proposta da Valor e Estratégia de Inovação do Centro Administrativo Sicredi (CAS). Temas como clima, engajamento e diversidade também foram abordados na programação, assim como inovação aberta no Brasil (open innovation), sistema financeiro de maior impacto para a sociedade, jornadas de aprendizado contínuo e rápido, relacionamento com startups e economia tokenizada.