A Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, comemora a marca de mais de 15 milhões de seguidores em seus perfis no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook. A empresa chegou no Brasil em 2019 e, desde 2020 tem adotado estratégias de conteúdo local com foco no engajamento com seu público, incluindo a parceria com celebridades como Larissa Manoela, Barões da Pisadinha e, recentemente, a Xuxa, além de ações com conexão direta com os usuários.
“Começamos com Instagram e Facebook, depois Twitter e TikTok e vimos um crescimento exponencial e com muita interação por meio dos vídeos. Buscamos conhecer nossos usuários para dialogar cada vez melhor com eles. Adaptamos a linguagem e os memes para conversar diretamente com quem está em cada uma das redes. “, afirma Felipe Piringer, responsável pelo Marketing da Shopee.
Comunidade Shopee
Mais do que posicionamento de marca, o objetivo das redes sociais da Shopee é a construção de comunidade. Todo conteúdo é desenvolvido para conectar com o consumidor e oferecer o que gostam. De forma antenada e divertida, a persona da Shopee conversa de igual para igual com o público, inclusive, demonstrando preocupação com os boletos no fim do mês e ser super fã de cupons, assim como os Shopeelovers.
Além dos memes, assuntos quentes do momento em uma linguagem simples, humilde e feliz, assim como os valores da empresa, os projetos de conteúdo incluem creators para manter os seguidores atualizados às oportunidades de compra no app e dinâmicas que premiam usuários que engajam. A Roda Da Shô, no Twitter, por exemplo, é um grupo restrito com as pessoas mais engajadas em que o marketplace oferece cupons exclusivos. Além disso, Kits com cartinhas escritas individualmente são distribuídos pelo time, 1 vez por mês, aos seguidores mais engajados de todas as redes.
“Com a atenção fragmentada dos usuários nas redes sociais e o consumo de conteúdo algorítmico, encontramos maneiras criativas de conectar com a nossa comunidade diariamente. Não é fácil, por isso aprendemos muito com os próprios Shopeelovers e criadores de conteúdo parceiros.”, destaca Piringer.
Como a Shopee é chamada nas redes
A proximidade da marca com seus seguidores fez com que fosse chamada carinhosamente de Shô, especialmente no Twitter. Ela funciona como se fosse uma narradora oculta de tudo que abraça o digital da marca e mais recentemente ganhou espaço também nas Shopee Lives e em outras iniciativas no app. Outro participante ativo nas redes sociais é o mascote Shopito, uma recriação do famoso cachorro caramelo brasileiro que participa das trendies e é muito querido. A comunidade, inclusive, recria memes clássicos com o pet de maneira orgânica.
Apesar de manter a mesma personalidade em todas as redes, cada canal tem um jeito de demonstrá-la. No Instagram, por exemplo, o conteúdo é mais inspiracional e repleto de dicas. No Twitter, há espaço para uma linguagem mais informal, incluindo brincadeiras e no TikTok tem mais achadinhos. Tanto que a empresa criou o #AcheiNaShopee, uma estratégia que reforça a mensagem da marca e hoje é alimentada organicamente pelos usuários da plataforma e está no topo do ranking de hashtags com mais visualizações (mais de 300 milhões em 2022).
A marca como influenciadora
Além das campanhas e conversas no dia a dia, a marca acompanha e realiza cobertura de temas e eventos que fazem parte da vida do público por meio de interação com memes virais, programa de TV e até mesmo, jogos de futebol para impulsionar e participar de conversas com a comunidade e com outras empresas.
Outra forma de interação com grandes marcas é na produção de conteúdo contratado, que é uma opção para lojas que fazem parte da seção Shopee Oficial na plataforma, como L’Oréal Paris, Cacau Show, Nivea e Ambev. O vídeo desenvolvido para a Gaabor para o Instagram, por exemplo, foi um dos mais vistos do mês de Outubro organicamente. Outro que fez sucesso foi o da Oikos para o TikTok.
Quando se trata de marketing de influência, a Shopee também possui um time especializado e focado em buscar criadores de conteúdo e influenciadores de diferentes tamanhos e de diferentes regiões do Brasil, sempre se preocupando em abordar todas as representatividades. As estratégias são adaptadas de acordo com o tipo de campanha, seja de performance, engajamento ou posicionamento de marca e sempre respeitando a linguagem dos parceiros, assim como sua rede de seguidores.
“Para o ano que vem queremos evoluir ainda mais a nossa estratégia, continuar nos conectando com a nossa comunidade que poderá conhecer em maior grau a Shô, mais influência dos criadores que se conectam com a nossa marca nos nossos feeds e, claro, muitos cupons.” finaliza Piringer.