No último dia 21 de novembro, a Shopee, marketplace que conecta vendedores e consumidores, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME), realizou a cerimônia da iniciativa “Mulher do Ano Shopee – edição Vendedoras”, que reconheceu 15 finalistas divididas em três categorias: Nos Adaptamos (Transformação Digital), Servimos (impacto social) e Vamos Mais Rápido (performance). O evento celebrou o talento e a inovação de mulheres empreendedoras que transformaram seus negócios e impactaram suas comunidades por meio da plataforma.
Empreendedorismo feminino em destaque
A iniciativa recebeu inscrições de mais de 750 mulheres de todo o Brasil. A grande maioria delas (85%) não possui sócios e, entre as que afirmaram ter parceiros de negócios (15%), mais de 60% são cônjuges, um perfil que reforça o protagonismo feminino entre os empreendedores da Shopee. Além disso, 90% das participantes responderam que vendem produtos feitos no Brasil ou utilizam matéria-prima brasileira na produção.
O marketplace representa a primeira experiência de vendas online para cerca de 70% das inscritas. Na categoria Servimos, mais de 70% das participantes criaram empregos desde que começaram a vender na plataforma e mais de 80% relataram que esses empregos geraram impacto positivo em suas comunidades locais e mais de 40% apoiaram projetos comunitários com seus negócios.
De acordo com uma pesquisa in-app* realizada com os mais de 3 milhões de vendedores brasileiros, o número de novas vendedoras cresce, em média, 45% ao ano, enquanto 65% das empreendedoras estão na faixa etária de 25 a 44 anos, reforçando o e-commerce como um espaço de relevância para diversas mulheres no setor.
“A mulher empreendedora desempenha um papel transformador no mercado brasileiro, e o Mulher do Ano Shopee é uma maneira de reconhecer e incentivar essas trajetórias inspiradoras. Nossa plataforma se orgulha de ser um espaço onde mais da metade dos lojistas ativos são mulheres. Aqui, elas têm a oportunidade de começar seus negócios, alcançar sonhos e impactar o seu entorno”, conta Leila Carcagnoli, head de Categoria na Shopee.
Mulher do Ano Shopee
As vencedoras foram avaliadas por um comitê de especialistas da empresa e da RME, além de uma banca de juradas composta por Ana Fontes, fundadora da RME, Rosane da Silva, do Ministério das Mulheres, Rita de Albuquerque, da APEX Brasil e as jornalistas Naiara Bertão e Lia Rizzo. As três primeiras colocadas em cada categoria receberam prêmios em dinheiro e todas receberam créditos de Shopee Ads para potencializar seus negócios.
A vencedora da categoria Nos Adaptamos foi a Gabriela Cavicchioli, dona da loja 1102 Decor. Desde 2023, a empreendedora transformou sua jornada de reforma e decoração, compartilhada nas redes sociais, em um negócio próspero na Shopee. Atualmente, o negócio online é responsável por 98% de sua renda.
Na categoria Servimos, a história de Deise Dória, do Sergipe, foi escolhida como campeã. A empreendedora fundou a Palha Decor no marketplace para vender artesanato de palha produzido por pessoas quilombolas e indígenas de sua região. O projeto começou com a venda de sousplats para arrecadar fundos sociais e cresceu beneficiando mais de 100 famílias de artesãos no estado. Além de promover a cultura local, o negócio melhora a qualidade de vida dessas comunidades, utiliza matérias-primas naturais e contribui para a preservação ambiental e cultural.
Já na categoria Vamos Mais Rápido, o destaque foi a paulistana Daiane Lopes, que fundou a Moderna & Slim em 2019 com foco em roupas acessíveis e de qualidade. Com início em seu apartamento, a marca cresceu com o apoio da Shopee, atingindo mais de 500 mil pedidos enviados. Para impulsionar as vendas, utiliza Shopee Ads e live commerce. A empresa desenvolve os próprios tecidos e conta com uma estrutura no norte do Paraná para confecção das peças, empregando mulheres da região. Há um ano, mudou-se para um espaço de 300 m² em São Paulo, consolidando ainda mais sua operação e sucesso.
Confira as outras empreendedoras finalistas na página do Mulher do Ano Shopee.
*A pesquisa foi conduzida pelo app da Shopee e direcionada a vendedores brasileiros com vendas nos últimos 12 meses (entre maio de 2023 a abril de 2024). Para garantir a representatividade nos resultados, o método utilizado foi o balanceamento da base amostral e a extrapolação dos dados obtidos.