ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Série “O Gambito da Rainha” aquece o mercado de xadrez. O que isso tem a ver com a sua marca?

por Da redação
27/11/2020
em Artigos Especiais
0 0
Série “O Gambito da Rainha” aquece o mercado de xadrez. O que isso tem a ver com a sua marca?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Laura Barzotto

O sucesso da vez da Netflix é a minissérie “O Gambito da Rainha”, que conta a história de Beth Harmon, uma jovem-prodígio de xadrez em seu caminho para se tornar campeã mundial, nos anos 1950, enquanto lida com dramas pessoais, como a depressão e dependência de álcool e drogas. 

Desde seu lançamento, em outubro, a produção vem ganhando a atenção do público e da mídia de forma crescente. Mais do que isso, uma pesquisa recente da Decode mostra que ela teve impacto direto no mercado de xadrez.

Logo de cara, houve um aumento das buscas no Google por jogadas, como o próprio “gambito da rainha” e a “jogada siciliana”, em 250% e 300%, respectivamente. Cresceu também a procura por termos como “jogar xadrez online” (40%) e “FlyorDie Xadrez” (60%).  Além disso, houve um aumento repentino do número de downloads do app “Chess – Play and Learn”, que faturou US$ 300 mil, conforme dados da SensorTower, em compilação da Agência de Bolso. 

Em nenhum momento da história a protagonista tenta vender o xadrez; mesmo assim, acaba vendendo. O fato de “O Gambito da Rainha” ter balançado o mercado do jogo demonstra mais uma vez que filmes e séries de entretenimento exercem influência direta no comportamento do consumidor. 

Se ainda havia alguma dúvida, 2020 provou que o caminho para o branded content é traçar estratégias que contemplem as plataformas digitais de vídeo. Ao longo do ano, devido à quarentena, o consumo de streaming pago ou gratuito, que já vinha em constante ascensão nos últimos cinco anos, teve um boom. 

Os vídeos passaram a ser mais utilizados não só como fonte para se entreter, mas também se informar, aprender novas habilidades e disciplinas, ver reviews de produtos ou apenas para relaxar. Nesse volume de audiência, as marcas encontram oportunidades valiosas de ganhar visibilidade e estar mais próximas de seus públicos.  

A própria estratégia da Netflix para lançar “O Gambito da Rainha” e outras produções, como as recentes “O Dilema das Redes” e “Emily em Paris”, é prova definitiva de que publicidade e entretenimento nunca estiveram tão interligados. 

A empresa possivelmente estudou bastante o apelo que o tema do xadrez, um jogo de tabuleiro, poderia ter em meio a um momento de isolamento, ou o engajamento que o protagonismo de um mulher subversiva geraria nas redes sociais – inclusive, outro dado da Decode revela que 73% das pessoas que pesquisaram sobre o assunto são mulheres. E, com certeza, investiu-se muito em sua divulgação. 

Em resumo, filmes e séries não são mais produzidos sem o respaldo de dados de comportamento, consumo e mercado, assim como campanhas de marketing não funcionam sem as estruturas narrativas das histórias do cinema. Quem rever suas estratégias e souber fazer os movimentos certos nos momentos certos, como Beth Harmon, sairá na frente nessa partida que se desenrolará década adentro.

Tags: Artigos Especiais

Posts Relacionados

Porque o Neuromarketing é a forma mais eficiente de conhecer seu cliente
Artigos Especiais

Porque o Neuromarketing é a forma mais eficiente de conhecer seu cliente

...

5 vantagens na terceirização da LGPD
Artigos Especiais

5 vantagens na terceirização da LGPD

...

Agibank lança Bot50+ para atendimento do público maduro

Gestão de atendimento eficiente com o cliente

Como gerar reputação para sua marca?

Como gerar reputação para sua marca?

O legado da Covid-19 para a adoção do Omnichannel

O legado da Covid-19 para a adoção do Omnichannel

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais abre oportunidades em diversas áreas

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais abre oportunidades em diversas áreas

“In-housing: do (bom) briefing à transformação do negócio”

“In-housing: do (bom) briefing à transformação do negócio”

10 tendências do e-commerce para 2021

10 tendências do e-commerce para 2021

Próximo
ACuca anuncia novo posicionamento e investe em equipe

ACuca anuncia novo posicionamento e investe em equipe

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.3k Seguidores
  • 3.6k Assinantes

ABC Trends

  • Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Méquizice: aquela mania que todo mundo tem quando come no Méqui

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Luanna Lodi, musa do América-MG, retorna ao Bella da Semana

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sistema Fecomércio RJ lança campanha Rio de Mãos Dadas para impulsionar 2021 com a retomada de atividades culturais, esportivas, educacionais e empresariais no estado

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Como você executa seus eventos?

Eventos

Mês Atual

janeiro, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X