Os sites corporativos continuam sendo um dos principais ativos digitais das empresas, ao lado de aplicativos móveis. Em 2025, porém, manter a relevância desses canais dependerá de evolução constante. Philippe Capouillez, CEO da Sioux, agência de marketing, design e tecnologia, aponta as tendências que estão moldando o futuro dessas plataformas e os desafios para empresas que desejam estar à frente no ambiente digital.
“Um site eficaz em 2025 será aquele que vai além da estética e oferece uma experiência verdadeiramente funcional e personalizada. Mais do que atender às necessidades imediatas dos visitantes, ele deve facilitar a interação entre a empresa e o usuário, seja por meio de inteligência artificial que simplifique processos, seja por estratégias que garantam uma navegação intuitiva e eficiente. O objetivo final é criar conexões que fidelizem o cliente e gerem valor sustentável para os negócios”, explica Capouillez.
A integração de serviços interativos e imersivos, além da personalização baseada em Inteligência Artificial (IA), será determinante para o sucesso dos sites. Entre as novidades que as empresas devem incorporar estão: o maior foco em performance e o aumento da oferta de serviços para atender às necessidades dos usuários e facilitar a geração de negócios; o entendimento e o uso de mecanismos que entendam as preferências individuais dos visitantes e otimizando a jornada de navegação; e o uso dos elementos imersivos, como vídeos 360º e realidade aumentada, especialmente para setores como varejo, turismo e entretenimento.
Capouillez ainda reforça que o aumento da complexidade dos serviços oferecidos exige atenção redobrada no que diz respeito a integridade das aplicações de negócios, onde os sites e aplicativos precisam estar plenamente conectados a sistemas internos das empresas, como ERPs e CRMs, garantindo fluidez e consistência nas operações, bem como com a segurança cibernética, uma vez que com a ampliação do uso de dados pessoais para personalização, é imprescindível adotar medidas avançadas de proteção contra invasões e vazamentos.
De acordo com o executivo, a pergunta “preciso mudar de site em 2025?” será menos sobre redesenho e mais sobre transformação estratégica. “Há tempos o site deixou de ser apenas uma página na web e se tornou a principal interface entre empresas e clientes, assumindo um papel estratégico nos negócios. O próximo passo é evoluir para um canal de interação natural e personalizada, reduzindo ruídos e gerando valor direto para as empresas, aproveitando as ferramentas disponíveis.”, conclui.