ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Será que seus canais de marca são suficientes? Pode ser que não.

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
07/06/2018
in Artigos Especiais
0 0
Será que seus canais de marca são suficientes? Pode ser que não.
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Adriano Meirinho

Para qualquer empresa hoje, criar uma estratégia de marketing digital efetiva para atingir seu público alvo é premissa básica. Desde ter um site institucional bem construído até fazer campanhas de e-mail marketing, passando ainda pela criação de conteúdos para blogs e pelo esforço direcionado às redes sociais, tudo tem seu peso na hora de sustentar a marca de forma a fazê-la ganhar espaço e reconhecimento.

Entretanto, com a concorrência atual isso tudo pode não ser suficiente. Além de ter presença em diversos canais de maneira alinhada e consistente, é preciso investir também em parcerias estratégicas que ajudem na construção de links. É o que chamamos de link building.

Link Building é o trabalho de posicionar links em outros sites que direcionem o leitor para a sua própria página. Partindo do princípio de que os motores de buscas tratam os links como “votos”, usando-os para medir a popularidade e relevância de um site na internet, um site sem links não consegue se posicionar bem nos motores de busca e, consequentemente, recebe pouco tráfego orgânico.

OK. Mas como fazer link building? O primeiro passo é buscar por referências de sites similares ao seu, que tratem de assuntos relacionados aos temas que sua empresa também propõe e que tenham uma boa reputação. Separe resultados conhecidos, procure por bons influenciadores e liste todos eles. Com uma lista de todos esses portais, o próximo passo é avaliar se o site está dentro do mesmo contexto de negócio que o seu e se apresenta conteúdo de qualidade. Depois, é preciso analisar se o site tem relevância e força de conteúdo (com o Open Site Explorer é possível analisar essas características). Posteriormente, verifique se o veículo costuma publicar guest posts, abrindo espaço para outros canais e analise como ele referencia esses canais. É necessário identificar também se existem mais links apontando para esse site ou saindo dele: para isso, pode-se utilizar a ferramenta MajesticSEO, que oferece essa visibilidade. Se o site tiver mais links apontando para ele, é provável que ele disponibilize conteúdo relevante.

Partindo disso, afirmo que, ao invés de apenas escrever posts para seu blog, sua marca pode contribuir constantemente com outros canais de conteúdo. Isso permite o posicionamento da marca junto a audiências que talvez os canais existentes ainda não conseguem alcançar ou que você nem sabia que poderiam ser parte de seu público. Além disso, a prática de link building possibilita que a marca atraia tráfego para seu site por meio de links dentro do seu guest post. Links para o seu site dentro de outras páginas ajudam a expandir a presença da sua marca nos rankings de busca, baseados nos algoritmos do Google. Assim, produzir conteúdos de valor em parceria, como e-books, infográficos, webinars, podcasts e outros também constitui uma ótima forma de gerar backlinks em vários canais diferentes.

É complexo, mas eficiente. Por isso, é é importante ter uma equipe destinada à busca, criação e lançamento desses materiais. O link building é uma excelente estratégia para acelerar resultados com SEO e aumentar suas visitas orgânicas, aumentando também as suas vendas.

* Adriano Meirinho é CMO e co-fundador do Celcoin, aplicativo de serviços financeiros que transforma o celular em maquineta seriços. Executivo de Marketing com MBA em Administração de Negócios do Varejo pela FIA-USP e certificação em Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), Meirinho acumula experiência de mais de 18 anos em marketing e propaganda, com passagens em importantes empresas, como Oppa e Catho On-line, onde recebeu seis prêmios Top Of The Mind de 2006 a 2012 e três prêmios Ibest, nos anos de 2002 e 2004.

Contato: [email protected]

Tags: Artigos EspeciaisMarcas

Related Posts

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca
Artigos Especiais

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca

...

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade
Artigos Especiais

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade

...

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Next Post
Logic Arts abre vaga para designer

Logic Arts abre vaga para designer

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X