A SEMrush, líder global em marketing digital, anuncia o lançamento de sua API de Análise de Tráfego. A crescente mudança dos negócios em direção a uma maior presença online decorreu o desenvolvimento da ferramenta destinada a coletar insights de mercado de todas as origens de tráfego de um site, além de fornecer informações necessárias e complexas para analisar mercados, concorrentes, clientes e parceiros potenciais. Isto é, os dados analíticos coletados pela API de Análise de Tráfego se tornam uma fonte assertiva para tomadas de decisões empresariais.
A nova API é interessante, principalmente, para equipes de desenvolvimento de negócios e marketing, como uma fonte de diversas informações sobre a participação de mercado, tanto globais quanto locais. Além de mapear atividades da concorrência e negócios em potencial, possibilita detectar novos mercados e nichos.
Outro aspecto interessante é em relação ao investidores, pois eles terão a chance de qualificar conjuntos de dados robustos e priorizar as melhores oportunidades, na esfera de startups.
A tomada de decisões é rotina para todo especialista em desenvolvimento de negócios, investidor ou profissional de marketing. Os profissionais de marketing devem avaliar possíveis parcerias, detectar e priorizar oportunidades de investimento nos melhores nichos de mercado para lançar um negócio novo. O acesso aos dados corretos permite tomar decisões bem informadas; no entanto, existem duas considerações importantes.
A SEMrush ocupou uma posição de liderança na área de Pesquisa Competitiva e Inteligência de Mercado durante 10 anos. Assim, o desenvolvimento da API de Análise de Tráfego permite que as empresas trabalhem com métricas como a classificação de tráfego do site, visitas ao site, comportamento e engajamento do visitante, origens de tráfego, sites de destino, distribuição de tráfego entre dispositivos móveis x desktops, locais geográficos e países, tendências históricas, entre outras funções importantes para ações estratégicas.
“Para as equipes de marketing e desenvolvimento de negócios, os dados dos relatórios de Análise de Tráfego da SEMrush são uma fonte de vários insights sobre participação de mercado, tendências de mercado (globais e locais), atividade dos concorrentes, potenciais parceiros de negócios e comarketing, novos mercados e nichos”, aponta Eugene Levin, diretor de estratégia da SEMrush.
Segundo dados da SEMrush, 51% dos entrevistados que analisam regularmente o tráfego da web com diferentes ferramentas preferem trabalhar com esses dados em planilhas – para eles, como um bônus, existe um modelo especial do Google Sheet que ajuda a exportar dados em massa de forma muito simples. Os fornecedores de SaaS, por exemplo ou empresas de AdTech, podem usar esses dados para criar ou aprimorar seus próprios produtos e aplicativos comerciais.
Para mais detalhes sobre a nova API de Análise de Tráfego da SEMrush, acesse esse link.