Presente no imaginário do consumidor brasileiro principalmente como uma empresa de locação de veículos, a Movida decidiu investir na publicidade contextual para mudar este cenário e fortalecer o brand awareness (reconhecimento de marca) e o brand consideration (consideração de marca) da Seminovos Movida, sua marca de venda de carros seminovos.
Em recente campanha publicitária desenvolvida com a adtech Seedtag, líder global em publicidade contextual com operação no Brasil desde 2017, a estratégia de funil completo possibilitou um aumento de 195% na Taxa de Cliques (CTR – Click Through Rate), que é o número de cliques recebidos pelo anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido. Além disso, quase 94% do tráfego gerado para o site da marca foi composto por novos usuários.
Com início no segundo semestre do ano passado e ainda em veiculação, a campanha também resultou em um aumento de 120% no tempo médio de visita no site da Seminovos Movida.
Por trás dos resultados
Para o funil superior, Luana Ogata, Gerente de Vendas da Seedtag Brasil, comenta que a estratégia da adtech foi baseada na dinâmica contextual e nos formatos de criativos (anúncios) de alto impacto, para atrair atenção e conscientização. Já na campanha de consideração, o plano foi embasado nos formatos nativos contextuais, para gerar tráfego qualificado ao site da Seminovos Movida e consideração para os automóveis da marca. Também foram utilizados pixels (código Javascript que monitora e acompanha as intenções e os comportamentos dos usuários) para rastrear e otimizar os leads gerados, aumentando a chance de atingir potenciais consumidores.
“O aumento de 195% no CTR foi resultado da estratégia contextual envolvendo os formatos CID (Contextual Impact Display) e CED (Contextual Engagement Display), que são os anúncios dinâmicos e de alto impacto. Já os 94% de tráfego gerado para o site composto por novos usuários, bem como o crescimento de 120% no tempo médio de visita (215% acima da meta inicial), foram resultado dos criativos estáticos, CND (Contextual Native Display) e CPD (Contextual Performance Display)”, detalha Luana.
Para a Head de Performance da Seedtag Brasil, Juliana Alves, os números ilustram o potencial da publicidade contextual no aumento de consideração e notoriedade, para as marcas alcançarem novos potenciais clientes. “Embora o foco principal da campanha fosse gerar tráfego qualificado para o site da Seminovos Movida, também geramos os leads esperados, o que confirma que estávamos direcionando os públicos certos, buscando trazer tráfego que se transformasse em oportunidades reais”, pontua Juliana.
Como a campanha funcionou, a Seedtag firmou com a Seminovos Movida uma “proposta gatilho”, uma espécie de acordo anual em que a adtech oferece maior rentabilidade, estudos e serviços para alguns clientes em que enxerga potencial de crescimento a longo prazo.
“Conseguimos ver os impactos positivos que a publicidade contextual e a Seedtag têm trazido para nossas campanhas de awareness e consideração. Com as análises mensais em nossas reuniões, evoluímos consideravelmente, aumentando nossos resultados e melhorando as qualidades nas entregas. Sabemos da potência da adtech dentro do universo digital e estamos ansiosos para continuar trabalhando juntos e superando ainda mais nossas metas”, conclui Vinícius Fraga, Especialista em Performance da Seminovos Movida.