No momento da criação de um job muitas agências contam com apoio de profissionais de diversas especialidades. Dependendo do projeto é comum fazerem parcerias com freelancer. Em geral essa junção é interessante tanto para a agência, quanto para os profissionais, afinal o freelancer gosta de trabalhar em seu ritmo e em qualquer lugar, o que se encaixa perfeitamente nas demandas que ocorrem em um determinado tempo.
Além disso, é do perfil de um freelancer diversificar projetos e parceiros ao invés de “ficar preso” a um emprego fixo, mas para ter sucesso dessa forma é preciso se planejar. A organização é essencial para nunca faltar trabalho e para que seja mais vantajoso do que ser fixo em uma única empresa. Então, separei 5 dicas que podem ajudar nesse quesito. Confira:
Divulgue seu trabalho
Monte um portifólio ou uma apresentação que seja atrativa e destaque as suas habilidades e experiências profissionais. Selecione alguns contatos para enviar seu portfólio, mas antes crie o seu próprio pitch, que é uma abordagem rápida para vender o seu serviço. Uma dica é entrar no site de agências e pegar o e-mail ou WhatsApp de contato para enviar seu portfólio. É muito comum que as agências peçam indicação de profissionais para outras ou colegas em geral. Por isso a divulgação é uma excelente oportunidade para você conquistar novos parceiros.
Defina quais serviços você oferece e a tabela de preços
Para ganhar tempo na hora de passar um orçamento, defina com antecedência quais são os principais serviços que você está apto a realizar, assim como os valores. Para definir o seu preço você pode considerar os seus custos (energia, internet, celular, computador, softwares, despesas com transporte e alimentação) e qual o valor você gostaria de ganhar mensalmente. Desta forma você consegue pensar qual será o seu valor por hora. Depois é só estimar as horas dedicadas para cada serviço e multiplicar o valor por hora para definir o preço dos serviços. Pode acreditar que isso agiliza muito a negociação com um cliente.
Invista em tecnologia
Se organize para ter um bom equipamento para realizar o seu trabalho sem contratempos. Não tem coisa pior do que ficar na mão no meio de um projeto com risco de não conseguir entregá-lo. Você pode se queimar com um parceiro e ter o seu job cancelado, o que impactará em seus ganhos. Quando se tem um bom equipamento é possível mais serviços e consequentemente ganhar mais.
Planeje suas entregas e prazos
Pode perguntar para qualquer cliente ou agência parceira qual é a principal habilidade de um freelancer. Todos vão dizer que é o compromisso com o prazo estabelecido e as entregas de acordo com o contratado. Quando for fechar um serviço avalie qual é o tempo que você irá precisar se dedicar para realizar o projeto, defina até quantos ajustes você está disposto a fazer no job, quais serão as etapas de aprovação e entrega. É importante levar em consideração os outros projetos que você já está realizando em paralelo de forma a não os afetar. Quando você entrega o que foi acordado e dentro do prazo estabelecido, você cria uma aliança com o seu cliente ou parceiro. Certamente não lhe faltarão projetos.
Cuide de suas finanças
Sempre que fechar um serviço deixe claro as suas condições e prazos de recebimento. O ideal é você utilizar um modelo simples de contrato para sua segurança. Se você optar por receber o valor total ou parte dele só na conclusão de um projeto, tenha em mente que muitas vezes a entrega pode atrasar devido aos ajustes e aprovações. Por isso tenha sempre uma reserva financeira para administrar as suas contas no caso de adiamento do seu pagamento.
Quer fazer um freela com a Agência Propeller? Envie seu portfólio para [email protected].
Agnes Garcia é sócia diretora da Agência Propeller. Publicitária, com MBA em Gestão Empresarial e certificação pelo SEBRAE, é especialista em branding e em planejamento de marketing, atuando há mais de 20 anos na área de comunicação.