Vida de profissional de comunicação é uma montanha russa. Tem períodos mais emocionantes, outros mais tranquilos, alguns momentos de desespero, outros de alivío (que bom, acabou!). Além da loucura do dia a dia de quem trabalha nessa área, tem o estilo de vida. Em geral, somos pessoas que gostam de variar, de sair da rotina, de experimentar algo novo. E como fica o nosso tempo para dar conta de tudo?

O jeito é se planejar para não pirar! Na era da informação, produtividade é a chave para realizar tudo o que deseja em um tempo curto. Pro.du.ti.vi.da.de: substantivo feminino; qualidade daquilo que é produtivo; que possui capacidade para produzir; sinônimo de rendimento. A definição do dicionário reforça a questão de fazer mais. Porém é preciso ter cuidado para não se atropelar com tantas realizações.

Planejamento é sinônimo de organização, no entanto cada um tem seu modo de se organizar. Tem pessoas que concentram tudo em aplicativos digitais, já outros preferem o bom papel e caneta (agenda, caderno, bloco de recados). Seja qual for o meio que se adeque melhor ao seu estilo, procure considerar algumas atitudes para tornar-se mais produtivo:

  • Todos os dias, estabeleça as 3 coisas mais importantes para realizar naquele dia. Tente realizá-las logo pela manhã. Assim, você terá mais chance de concluir seu objetivo.
  • Na agenda, deixe um tempo livre para lidar com emergências e imprevistos. Vivemos num mundo dinâmico. A estratégia muda, o briefing muda, o prazo muda e assim vai…
  • No trabalho, habitue-se a criar um manual ou procedimento para aquelas atividades que se repetem. Assim, você cria um padrão para realizar determinada ação com mais agilidade e faz sobrar tempo para se dedicar a outras atividades.
  • Faça um checklist, aquela lista com vários itens que tanto podem ser úteis para não esquecer de nenhuma atividade num projeto que esteja liderando, assim como para você não esquecer de itens quando estiver organizando a mala de viagem ou quando for às compras.
  • Programe seus horários, anote o tempo que você leva para realizar determinada atividade, dessa forma conseguirá otimizar sua agenda. Ah, lembre-se também de ressaltar o tempo que você leva em seus trajetos, isso pode facilitar o seu cronograma quando decidir marcar diversas reuniões ou compromissos no mesmo dia.
  • Reserve um tempo na agenda para cuidar de você. Isso inclui hobbies, atividades físicas, cuidados com o corpo, visitas ao médico, diversão com os amigos, um tempo com a família, entre outros.

Quando você se planeja é impressionante a quantidade de coisas que você consegue realizar. Experimente!

 


Agnes Garcia é sócia diretora da Propeller Marketing. Publicitária, com MBA em Gestão Empresarial e certificação pelo SEBRAE, é especialista em branding e em planejamento de marketing, atuando há mais de 20 anos na área de comunicação.

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