O sucesso é a consequência positiva do trabalho, porém, para alcançar esse objetivo, é necessário que as características do profissional sejam seus códigos de conduta e forma de se expressarem. “Ter uma carreira próspera vai além de grandes negócios, inclui também as atitudes da pessoa e se está realizado onde e com o que trabalha’’, comenta Livia Cortinóvis, apresentadora com mais de duas décadas de experiência na TV.
Para isso, segundo a apresentadora, é essencial compartilhar experiências e conceitos que ajudam a construir uma carreira de sucesso. “O profissional é composto por atitudes e falas que evidenciam a sua honestidade como trabalhador. Sua transparência com a empresa credibiliza o trabalho”, explica. Pensando, então, em inspirar pessoas na construção de uma trajetória com credibilidade e anos de sucesso, Livia listou seis características que podem ajudar a alcançar esse objetivo. Confira, a seguir:
- Gere credibilidade e transmita confiança
O primeiro passo para ser um profissional com ética e valores é a confiança das pessoas no que você transmite. ‘’A credibilidade não se constrói apenas com palavras, mas com experiência e conhecimento sólido. Esse ponto é essencial para conquistar a confiança de outras pessoas ao que você transmite’’, explica Cortinóvis.
- Tenha uma reputação confiável
A reputação é construída a partir da imagem que as pessoas têm de você, junto a um registro diário das suas atitudes. ‘’Comunique apenas aquilo que realmente acredita e que faz sentido. Ser autêntico, manter uma postura firme e não vincular sua imagem a algo mal visto são atitudes que reforçam a reputação”, pontua a comunicadora.
- Relevância no mercado de trabalho
Ter relevância no mercado de trabalho é algo muito importante e que diz muito sobre o tipo de profissional que você é. Segundo a apresentadora, ser relevante vai além de ter confiança, ética e excelência na forma que trabalha. “As empresas se comunicam entre elas e trocam algumas informações, inclusive sobre os profissionais que irão representar aquela organização”, reforça.
- Façanetworking
As conexões são diárias, em conversas com outros profissionais da sua área e eventos e essa construção gera bons relacionamentos no mercado. ‘’Essas conexões sempre são boas em ambiente profissional, então, escolha bem com quem você se conecta. Isso pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso”, reverbera Livia.
- Confie em seu potencial, mesmo no início
O começo de qualquer profissão é difícil, assim como os desafios de ingressar no mercado de trabalho, mas é preciso, primeiro, confiar em seu potencial. “Nunca dê ouvidos a quem tentar te fazer duvidar disso. Esteja sempre pronto e preparado. Estude, busque informações e se inspire em pessoas que possam agregar ao seu crescimento”, comenta a profissional.
- Aprenda com os erros
Erros são normais e estão sujeitos a acontecerem no mercado de trabalho, porém, é sempre válido se atentar e aprender com as dificuldades no mundo corporativo. “Errar é normal, mas tem alguns que marcam o profissional, por melhor que ele seja. Não cumprir horários, fazer promessas vazias, entregar pouco, não ter postura e não saber se posicionar são alguns exemplos de atitudes que prejudicam qualquer pessoa no mercado de trabalho”, destaca Livia.
Por fim, a apresentadora ainda ressalta que, em um mercado dinâmico como o que lidamos, ser um profissional ético, autêntico e comprometido com o que transmite é essencial para construir uma carreira sólida e de sucesso. “A credibilidade e as atitudes são os pilares que sustentam a confiança do empregador e a longevidade de qualquer profissional”, finaliza.