A Seedtag, empresa líder em publicidade contextual com atuação no Brasil desde 2017, implementou uma solução com o Google Maps em uma recente campanha publicitária da Siga Antenado, entidade não governamental criada por determinação da Anatel para orientar a população sobre a necessidade de substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital.
O objetivo da campanha era aumentar o tráfego e ampliar o engajamento no site oficial da Siga Antenado ao informar famílias beneficiárias de programas sociais do Governo Federal sobre a necessidade de substituição dos equipamentos. A campanha chegou a aproximadamente 2,5 mil cidades brasileiras em 2023. O projeto foi desenvolvido pela Seedtag em colaboração com Nextimize&AddConversion, integrado com a plataforma DV360 do Google.
Para automatizar e otimizar os anúncios personalizados com inteligência artificial, a adtech combinou sua tecnologia proprietária de IA contextual, chamada Liz, com a tecnologia Addconversion, integrada com o Google DV360, e desenvolveu a primeira solução global para hipersegmentação baseada em um sistema de geolocalização e direcionamento por coordenadas conectado ao Google Maps.
“Um dos grandes desafios da Siga Antenado é se comunicar com a população de menor renda com campanhas informativas e didáticas sobre a troca da parabólica tradicional. A hipersegmentação possibilitou alcançar este público com uma comunicação mais granular e mobilizadora”, explica Patrícia Abreu, Diretora de Comunicação da Siga Antenado.
O resultado é composto por mais de 34 mil criativos (anúncios), que foram veiculados em diferentes portais de notícias, direcionando mais de 3 milhões de cliques para o site da Siga Antenado. O trabalho alcançou uma taxa de engajamento considerável: a média de CTR (Click Through Rate ou Taxa de Cliques), que é o número de cliques recebidos pelo anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido, foi de 0,80%. Já a média de Viewability foi de 81,7%.
Para medir o sucesso da campanha digital em todo o funil, os resultados foram acompanhados por um Brand Lift Study (BLS) da Kantar, empresa líder global em dados, insights e consultoria. O estudo mostrou a eficácia da campanha em gerar interesse na troca da antena tradicional por uma nova antena digital (+8%), para esclarecer a diferença entre a antena parabólica tradicional e a nova antena digital (+12%), e também para explicar porque é necessário mudar de uma antena parabólica tradicional para uma digital (+7%).
“Por conta do número de cidades, a campanha era muito complexa. Criamos mensagens personalizadas para cada um dos 2,5 mil municípios e, com o apoio do Google Maps, conseguimos trabalhar para otimizar a informação de cada criativo e a geolocalização, com o propósito de entregar a publicidade na área específica durante cada fase do plano. Tornamos possível a hiperpersonalização, integrando nossa inteligência contextual em milhares de segmentações automatizadas no Google DV360”, detalha Deborah Rocha, Sales Lead da Seedtag Brasil.
A Ogilvy, agência responsável pelas campanhas publicitárias da Siga Antenado, trabalhou juntamente com a Seedtag na execução das segmentações necessárias para a ação.
“A Seedtag tem sido parte integrante do nosso projeto desde o início, e também durante a apresentação dos desafios para o ano de 2023, com a necessidade de resultados cada vez mais detalhados. Nesse contexto, foi proposto a ‘hipersegmentação’, utilizando diferentes KVs para atender as demandas específicas dos diferentes estágios do funil de conversão, personalizando a comunicação em cada cidade e região”, complementa Pamela Araujo, Diretora de Mídia da Ogilvy.