A Sanavita, indústria brasileira especializada há 37 anos no desenvolvimento de suplementos e alimentos saudáveis e funcionais, que acompanham a jornada da mulher em todas as suas fases, traz ao mercado Floraliv Probiótico, único no país com selo de qualidade Howaru da IFF, marca referência mundial em probióticos, com estudos clínicos e de segurança rigorosos. O lançamento em cápsulas de alta tecnologia, traz a associação de quatro diferentes cepas de probióticos, em concentração elevada de 6 bilhões por cápsula.
“As quatro bactérias do gênero Lactobacillus e Bifidobacterium usadas no novo suplemento, estão entre as mais estudadas, utilizadas e aceitas pelos especialistas e órgãos de saúde. A combinação delas é uma estratégia muito interessante, pois cada cepa apresenta benefícios e características específicas, maximizando e ampliando a atuação do produto, trazendo inúmeros benefícios”, explica a Dra Andrea Dario Frias, PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisas Sanavita (CEPS). Outro diferencial do produto está na cápsula vegana gastrorresistente, que protege as “bactérias do bem”, como são popularmente conhecidos esses microrganismos, da ação de agentes agressores como a acidez do estômago, garantindo que cheguem 100% vivas ao seu destino, o intestino. A tecnologia patenteada de liofilização completa os diferenciais do produto, garantindo a estabilidade do probiótico por todo seu prazo de validade, incluindo a vantagem de armazenamento fora de refrigeração.
A pesquisadora responsável pelo CEPS afirma que a proposta de desenvolvimento do suplemento alimentar foi pensada visando o leque de benefícios que pode trazer à saúde do indivíduo. “O intestino humano é habitado por trilhões de bactérias que nele executam várias funções importantes, como a proteção contra infecções, produção de vitaminas e liberação de substâncias capazes de influenciar, por exemplo, no apetite, sono, massa muscular e, até mesmo, nosso estado emocional. Essa superpopulação de bactérias é também conhecida como microbiota ou flora intestinal”, explica.
Por outro lado, o desequilíbrio da flora intestinal pode causar malefícios como infecções ou doenças. “A harmonia dessa flora pode ser afetada por diversos fatores, que vão desde a alimentação inadequada, abuso de álcool e estresse, até o uso excessivo de medicamentos, especialmente antibióticos, laxantes e antiácidos. Nestes casos, ocorre o que chamamos de disbiose, um desequilíbrio que pode levar ao crescimento de bactérias vilãs da saúde, que causam doenças e infecções”, esclarece Andrea.
Segundo a pesquisadora, os probióticos têm o poder de recolonizar o órgão com bactérias boas, equilibrando assim o sistema e trazendo benefícios à saúde, inclusive, interferindo positivamente no humor. Entre os principais benefícios diretos, Andrea cita o restabelecimento da microbiota saudável, melhora no funcionamento intestinal, redução de constipação e desconfortos gastrointestinais, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da absorção de nutrientes, redução de sintomas relacionados às intolerâncias alimentares e controle da diarreia.
Em duas apresentações, Floraliv Probiótico chega às prateleiras em opções com 12 ou 30 cápsulas, com preço sugerido de R$ 61,90 e R$ 146,50, respectivamente. A indicação de consumo é de 1 a 3 cápsulas, 2 horas após o café da manhã, almoço ou jantar.