A RPMA Comunicação, uma das maiores empresas 100% brasileiras e independentes de PR e comunicação integrada do País, pelo segundo ano consecutivo, é a responsável por desenvolver a campanha de Dia dos Namorados da marca de vinhos Gato Negro, desta vez, com o conceito criativo: “Rótulo, só na garrafa”.
O ponto de partida do conceito da campanha surgiu por meio de um estudo que levou em conta uma pesquisa do Instituto Locomotiva que mostrava que, somente durante a pandemia, 45 milhões de pessoas começaram um relacionamento. Com base nesses dados, a equipe da agência trouxe o questionamento: para que utilizar um rótulo, quando duas pessoas se atraem e nada mais importa?
Esse é o foco do manifesto deste ano, que aponta que a tentativa de rotular ou definir o que está rolando no relacionamento pode até atrapalhar, pois ninguém sabe aonde um simples beijo pode nos levar. Namorada, namorado, namorido, mozão, esposa, ficante, crush, caso, contatinho etc. O que realmente importa é curtir o amor em todas as suas formas.
Foi com esse raciocínio, aliado à retomada em 2022 e ao foco na diversidade de gênero, raça, idade e corpos dos casais, que a agência desenvolveu o mote criativo, para que todos os casais pudessem curtir a data com a sua melhor companhia e brindar com um bom vinho.
Os chilenos apostam novamente na expertise da RPMA, baseados no resultado positivo e completo do trabalho realizado no ano passado, para selecionar a agência como a responsável pelo desenvolvimento de toda a campanha para a data, como key visual e ativações on e off, com peças para os pontos de venda, conteúdo para as redes sociais da marca e ação com influenciadoras.
Para os PDVs, as bobinas e gargaleiras apresentam todo o conceito criativo de “Amor sem Rótulos”. Desta vez, a comemoração será de forma presencial, e não mais a distância, como ocorreu nos dois anos anteriores, por causa dos reflexos da pandemia.
Para o digital, a RPMA também cuidou de toda a identidade visual de materiais para uso nas redes sociais da marca, além de banner e stickers para o WhatsApp, ativando a hashtag da campanha: #AmorSemRótulos.
O destaque é o filme da campanha, veiculado nas redes sociais da marca, que mostra os diversos níveis de relacionamentos e em diferentes situações e com foco na importância de viver o amor no Dia dos Namorados independentemente do status, ressaltando que os rótulos devem ficar apenas nas garrafas de bons vinhos, como o Gato Negro.
Já para o marketing de influência, foi desenvolvida uma ação com influenciadoras, que receberam vinhos Gato Negro para a produção de conteúdos em cocriação com a marca. Todo o planejamento de mídia para os canais digitais e para o YouTube também foi desenvolvido pela agência e conduzido pelo Chile, com foco em geolocalização para o Brasil.
Segundo Raissa Zibell, head de marketing da Interfood, importadora exclusiva da Gato Negro no Brasil, assim como no ano passado, o desafio é continuar trabalhando a Gato Negro como a marca mais lembrada no Dia dos Namorados. “Em 2021, obtivemos ótimos resultados com a produção do vídeo e das ações em PDV e no digital, então confiamos novamente à RPMA o desafio de criar um novo mote criativo que lembrasse que a diversidade de amar deve estar sempre presente na proposta de reconhecimento da marca. Mais uma vez, com um resultado de muito sucesso, a RPMA soube captar e desenvolver uma campanha além das nossas expectativas”, conclui Raíssa.
Ficha técnica da campanha
Diretora de atendimento: Soraia Ascari
Gerente de atendimento: Marcos Brolia
Atendimento: Aline Burgueño
Diretor de estratégia e criação: Renato Abdo
Planejamento: Rodrigo Castro
Diretor de arte: Leon Lopes
Redator da campanha: Jonas Silva
Aprovação cliente: Raíssa Cristine Zibell