ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mídia

Repensar modelo de negócio é a chave para o sucesso frente aos novos hábitos de consumo

Sob o comando de Ana Amélia Filizola, o jornal paranaense Gazeta do Povo precisou se reinventar e cruzar a fronteira digital. Trajetória é tema do novo estudo de caso do meuSucesso.com.

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
22/10/2018
in Mídia
0 0
Repensar modelo de negócio é a chave para o sucesso frente aos novos hábitos de consumo
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Começar a empreender nem sempre é uma tarefa fácil e requer dedicação, mas e quando é preciso assumir um negócio já consolidado como o maior da região e enfrentar a necessidade de reinventar a sua atividade para continuar a crescer? Esse foi o desafio de Ana Amélia Filizola, jornalista e uma das herdeiras da Gazeta do Povo, veículo paranaense de grande representatividade no estado, com milhões de leitores, que começava a experimentar a crise pela qual a maioria dos veículos impressos passaria. Frente a um jornal prestes a completar cem anos de fundação, a empresária precisou repensar o modelo de negócio da empresa tradicional e familiar, para acompanhar os novos hábitos de consumo que surgiram com as novidades tecnológicas, sem deixar de lado os valores já consolidados.

Diretora da Unidade de Jornais do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), do qual a Gazeta do Povo faz parte, Ana Amélia passou a comandar o jornal em 2009, após a morte do pai, e, já no ano seguinte, depois de um processo de planejamento estratégico e de contato com mídias renomadas fora do País, como o The New York Times e o The Guardian, deu início à digitalização da Gazeta, abrindo espaço para publicidade e venda de assinaturas online. “O mundo digital estava chegando com muita velocidade e, por mais que o impresso ainda tivesse força, nós sabíamos que também estávamos caminhando para esse universo online. Foi então que começamos a discutir se a Gazeta do Povo tendia a desaparecer se não fizéssemos essa mudança”, conta Ana Amélia.

Esse processo envolveu toda a equipe de diretores, incluindo seu irmão, Guilherme Cunha Pereira – que hoje é presidente do grupo GRPCOM e foi muito importante no processo de transição. A decisão de pivotar, de fato, o negócio foi anunciada em 2017, quando a empresa deixou de vender jornais impressos diários, levando toda a operação para o meio digital. “Nós tomamos a decisão de mudar o modelo de negócio, de forma que a renda não viesse da publicidade, mas, sim, das assinaturas. Fizemos muitos estudos e entendemos que também não seria possível manter impresso e online ao mesmo tempo, já que a complexidade do analógico impedia o voo solto do digital. Foi uma decisão difícil, mas, depois de oito meses de testes sigilosos, comunicamos o mercado e a equipe da empresa ao mesmo tempo sobre a decisão de encerrar o impresso”, relembra Ana Amélia. “Estamos vivendo uma revolução que modifica empresas e sabemos que podemos ser melhores e que temos muito a aprender, mas acho que a Gazeta do Povo de hoje é melhor que a de ontem, e a de amanhã será melhor que a de hoje”, conclui.

Como repensar o modelo de negócio

Tema do mais novo estudo de caso do meuSucesso.com, a trajetória de Ana Amélia toca de forma profunda na angústia da incerteza que o empreendedor sofre hoje, devido à fluidez e à instabilidade que a nova economia traz. “O documentário mostra, também, os desafios enfrentados por uma mulher guiada por suas convicções e ensina você como pivotar o seu negócio, reinventar a sua atividade para acompanhar as necessidades do mercado, e reúne insights valiosos sobre liderança, planejamento estratégico e gestão de negócios”, revela o diretor do meuSucesso.com, Leo Bossan.

Os seis episódios desse estudo de caso, intitulado “Convicta”, já estão disponíveis na plataforma, além de um talk show com a protagonista. E, na aula “Nova Economia: prepare a sua empresa”, o advisor da transição da Gazeta do Povo, Anderson Godzikowski, que tem 17 anos de experiência no assunto, compartilha, exclusivamente com os alunos do meuSucesso.com, os oito elementos-chave que fizeram com o que o processo fosse bem-sucedido.

Tags: Gazeta do Povomídia

Related Posts

NINHO® e IMAGINA C® levam afeto e imaginação à Ciclovia Rio Pinheiros
Mídia

NINHO® e IMAGINA C® levam afeto e imaginação à Ciclovia Rio Pinheiros

...

ADSPLAY anuncia formato de mídia com ADSMOTO
Mídia

ADSPLAY anuncia formato de mídia com ADSMOTO

...

NEOOH conquista operação nacional de mídia digital nas lojas TIM

NEOOH conquista operação nacional de mídia digital nas lojas TIM

No Dia das Mães, Burger King® dá combinações inusitadas para matar o desejo de grávidas

No Dia das Mães, Burger King® dá combinações inusitadas para matar o desejo de grávidas

Eletromidia adquire operação da Clear Channel no Brasil

Eletromidia adquire operação da Clear Channel no Brasil

Casa 6D cria nova comunicação para o Programa de Benefícios da ALLOS mais inovadora plataforma de entretenimento, serviços, lifestyle e compras do país

Casa 6D cria nova comunicação para o Programa de Benefícios da ALLOS mais inovadora plataforma de entretenimento, serviços, lifestyle e compras do país

Grupo Flow aposta em diversificação de formatos e apresenta novidades e lançamentos para o próximo trimestre

Grupo Flow aposta em diversificação de formatos e apresenta novidades e lançamentos para o próximo trimestre

Brasil amplia liderança em OOH: Central de Outdoor lidera Comitê Latino-Americano da ALOOH em 2025

Brasil amplia liderança em OOH: Central de Outdoor lidera Comitê Latino-Americano da ALOOH em 2025

Next Post
Com impressões de grande formato, Epson e Avery Dennison promovem ações de combate ao câncer de mama no Chile e na Argentina

Com impressões de grande formato, Epson e Avery Dennison promovem ações de combate ao câncer de mama no Chile e na Argentina

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X