Após apresentar ao público a 1ª loja circular do varejo brasileiro, em outubro de 2021, a Renner inicia a expansão do projeto com a inauguração da segunda unidade deste modelo, no shopping Park Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ), que ocorreu em 29 de março. O objetivo é avançar no propósito de fomentar um conceito de moda ainda mais responsável e sustentável nos pontos de venda.
Alinhando circularidade à transformação digital, a loja cria uma experiência única para os clientes, com a melhor escolha de recursos para diminuir o impacto ambiental desde a concepção até a operação. Uma das frentes é a redução do consumo de matérias-primas e a preferência por materiais mais sustentáveis, reciclados e recicláveis, com a menor geração de resíduos possível. “Inovamos no projeto de arquitetura, engenharia e mobiliário para oferecer uma jornada de compra omnichannel em um ambiente ecoeficiente, como parte da nossa sólida atuação em sustentabilidade”, diz Fabiana Taccola, diretora de Operações da Lojas Renner.
Um ponto de destaque nas lojas circulares é o Espaço Re, dedicado a disseminar aos clientes as iniciativas e serviços que envolvem a sustentabilidade e a circularidade. Ali está posicionado o mobiliário do EcoEstilo, programa de logística reversa pós-consumo da Renner, que dá uma destinação correta a embalagens e frascos de itens de perfumaria, beleza e peças de vestuário. Além disso, conta com o ponto de coleta do Repassa, plataforma que integra o ecossistema de moda e lifestyle da Loja Renner S.A. e aumenta o ciclo de vida dos produtos ao atuar com a revenda de vestuário, calçados e acessórios.
O Espaço Re também dá visibilidade para as matérias-primas utilizadas nas coleções da Renner, como o algodão e a viscose responsáveis. Esses materiais compõem o rol de atributos de sustentabilidade dos produtos da marca, que atingiu seu compromisso público relacionado ao tema e hoje tem mais de 80% do seu mix de vestuário composto por peças mais sustentáveis. Ao se movimentarem pela lojas, os clientes podem saber mais sobre os atributos dos produtos de menor impacto e outras iniciativas da marca, por meio de painéis de LED e sinalizações.
O projeto de Jacarepaguá replica as boas práticas da primeira loja circular e inova em outros pontos. Além de seguir os preceitos da certificação LEED, a Renner está fazendo mais um movimento pioneiro ao buscar para a nova loja a primeira certificação BREEAM de uma construção de varejo no Brasil. “Este é um dos principais certificados que atestam mundialmente os empreendimentos com atributos de sustentabilidade, avaliando não apenas o projeto e execução da obra, mas também os impactos econômicos e sociais que uma construção traz para todos os envolvidos no ciclo de vida de um imóvel”, explica Fabiana Taccola.
Números sobre a redução do impacto ambiental da loja circular de Jacarepaguá
– Reaproveitamento de 100% dos resíduos gerados na obra, que foram reaproveitados ou reciclados e posteriormente serviram de insumo em outra cadeia produtiva;
– Mobiliário circular 47% mais leve e com redução de 37% na quantidade de MDF usada na fabricação;
– Loja com energia renovável de baixo impacto e com equipamentos mais eficientes e automatizados, proporcionando maior eficiência energética;
– No dia a dia, o consumo de água será cerca de 58% menor em comparação a empreendimentos com padrões construtivos tradicionais.
Impacto no ecossistema
O projeto das lojas circulares impacta todo o ecossistema da Renner ao possibilitar que clientes, parceiros e fornecedores tenham cada vez mais informações sobre o tema e tomem decisões conscientes. “Podemos desempenhar um papel importante e contribuir para um processo de mudança. Queremos influenciar positivamente a sociedade e o setor varejista, disseminando aprendizados e conceitos que são essenciais para o futuro”, afirma a diretora de Gente e Sustentabilidade da Lojas Renner, Regina Durante.
Assim como já havia feito na primeira loja circular, a Renner investiu em ações sociais por meio do Instituto Lojas Renner. O projeto Varejo Plural, que tem como objetivo capacitar e promover a geração de renda para grupos minorizados, treinou profissionalmente 30 pessoas para trabalhar no varejo — algumas, inclusive, foram contratadas para trabalhar na loja de Jacarepaguá. Além disso, por meio do programa Aprendiz Re, 25 jovens receberam capacitação em varejo, com foco em questões relacionadas à circularidade e diversidade, e foram contratados para atuar em lojas da Renner, em diferentes localidades.
A Renner vem atuando em diversas frentes para estender este impacto positivo às comunidades. “Por isso, investimos em programas apoiados pelo Instituto Lojas Renner que contribuam para aumentar o repertório dos participantes em temáticas tão relevantes como economia circular e sustentabilidade” afirma Regina Durante.
Outro exemplo é o projeto que proporcionou capacitação a dezenas de mulheres migrantes de regiões periféricas do Rio, buscando conectá-las ao aplicativo SOS Costura, que oferece serviços de reparo e customização de peças, contribuindo para o aumento do ciclo de vida das roupas.
A Renner também avançou em seu programa de conformidade para qualificar os fornecedores frente aos desafios socioambientais. A iniciativa garante que as premissas de circularidade sejam atendidas em todas as etapas de construção da loja circular, além de fortalecer a cadeia com treinamentos sobre processos e tecnologias aderentes aos conceitos de sustentabilidade.