Meios de pagamento como ferramenta de relacionamento e engajamento com os clientes. Esse é o principal olhar de Renato Lahud, ex-PayPal, que assume o cargo de Diretor de Payments da Loja Integrada, plataforma gratuita para a criação de lojas virtuais com mais de 2,5 milhões de lojas criadas.
Em sua bagagem, o executivo conta com mais de 20 anos de atuação na área financeira e após ocupar importantes posições também em empresas como Metlife, Citi e Assurant, desembarca na LI com o objetivo de ajudar na democratização dos meios de pagamento no Brasil, além de desenvolver novos negócios, otimizar custos e ampliar a venda de soluções dentro da plataforma.
“Quando recebi o convite do CEO da LI, Pedro Henrique, fiquei encantado com o potencial do projeto e com a cultura que a empresa tem. Criar um ecossistema que irá democratizar o acesso a novos meios de pagamento e possibilitar que lojistas e seus consumidores tenham maior liberdade para escolher qual usar, foi algo que me chamou a atenção logo de cara”, comenta Lahud.
Hoje o executivo lidera um time de desenvolvedores (squad) com profissionais experientes que fazem desde a tecnologia até a gestão de risco, criando soluções saudáveis e eficientes para o mercado. A área comandada por Lahud acaba de inaugurar sua nova solução, que se chama Pagali e nasceu ofertando a função PIX para os lojistas virtuais da base. Em breve a empresa lançará ao mercado diversas novas funcionalidades – algumas que estão em fase beta – criando um ecossistema mais completo de meios de pagamento, totalmente integrado à experiência de gestão da loja dentro do painel.
Para Lahud, os meios de pagamento se tornaram uma solução de relacionamento e vão além de ser apenas ferramentas para transacionar as vendas de lojistas virtuais. “Acredito que a área de Payments vai além. Precisamos começar a enxergar a área e suas entregas como ferramenta de relacionamento, analisando o comportamento dos usuários por meio dos dados e nos ajudando a tomar decisões mais precisas conforme as dores e expectativas do mercado de varejo online. É isso que queremos começar a construir aqui na LI”, comenta.
A nova LI:
A plataforma, com mais de 2,5 milhões de lojas criadas, nasceu em 2013 com o intuito de democratizar o e-commerce no Brasil, mostrando que qualquer pessoa, de qualquer cidade do País, poderia vender pela internet de forma rápida, prática e acessível.
A sua chegada coincide com uma nova fase, de amadurecimento e evolução, da Loja Integrada. A empresa passou recentemente por um grande processo de rebranding para atualizar e dar visibilidade ao seu novo posicionamento de marca, identidade visual e modelo de comunicação, que agora é mais humana, diversa e brasileira.
Recentemente, a empresa também trouxe para seu guarda-chuva grandes executivos do mercado, como Marina Ballester, ex-Amazon; Cristiano Mendes, ex-Google e Udlei Nati, um dos co-fundadores da Loja Integrada, que retorna com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de novos produtos e funcionalidades. Formou-se, assim, um time de líderes e de executivos muito mais forte e experiente, com profissionais que já passaram pelas maiores empresas de tecnologia do mundo e que têm como foco construir as soluções digitais das próximas décadas.
“O comércio eletrônico brasileiro vive um momento único em sua história. Estou bastante motivado pela chance de contribuir em uma das maiores plataformas de e-commerce do país, ajudando na democratização de tecnologias – o que, sem dúvida, me permitirá desenvolver estratégias em diferentes frentes de trabalho e projetos de grandes dimensões. Tudo isso com um único objetivo: oferecer recursos capazes de ajudar no desempenho de micro, pequenos e médios empreendedores de todo o Brasil”, conclui o novo Diretor da LI.