A Red Hat, Inc., líder global no fornecimento de soluções open source, acaba de lançar no mercado o Event-Driven Ansible, uma solução escalável e resiliente que amplia a maneira como organizações podem utilizar a automação como parte de uma estratégia confiável dentro da nuvem híbrida. Disponível como parte da plataforma de Automação Ansible da Red Hat 2.4, o Event-Driven Ansible expande o valor dos investimentos em TI existentes para o ambiente corporativo, permitindo que as equipes de TI sejam mais inovadoras sem comprometer a qualidade do serviço ou o tempo de resposta para outras aplicações.
De acordo com um estudo encomendado pela Red Hat ao Instituto 451 Research, parte da S&P Global Market Intelligence, as plataformas de automação event-driven reduzem os riscos associados a erros humanos ou desgaste de infraestrutura de TI, conservam os recursos escassos de TI e aumentam o retorno sobre os investimentos em arquitetura de TI híbrida. Tais plataformas permitem que os profissionais de TI fiquem livres para se concentrar na elaboração de planejamentos lógicos de desenvolvimento, melhorar a qualidade das aplicações e acelerar a implantação de aplicações críticas. Ainda de acordo com a pesquisa, a tecnologia event-driven permite que as empresas detectem e respondam rapidamente a mudanças, riscos ou oportunidades permitindo novas vantagens competitivas em suas operações comerciais digitais.
O Event-Driven Ansible estabelece uma conexão perfeita entre ferramentas de monitoramento de infraestrutura e aplicações e a automação Ansible de nível empresarial. Portanto, quando o Event-Driven Ansible recebe eventos de outras ferramentas, ele determina os próximos passos e age automaticamente. Isso permite que as equipes de TI preestabeleçam e definam regras para iniciar respostas automatizadas em determinadas situações, por exemplo, quando um processo do sistema que não responde, ou há uma solicitação de acesso não autorizada. Quando as condições são atendidas e um evento é acionado, ele executa automaticamente a ação desejada por meio de Playbooks Ansible ou módulos de execução direta, com a capacidade de conectar vários eventos e gerar ações automatizadas mais complexas.
O Event-Driven Ansible permite uma resposta mais consistente no gerenciamento das atividades de TI, desde a administração das condições dinâmicas nativas em nuvem até a correção automática de possíveis interrupções de serviço, como falhas no sistema ou alertas de segurança. Ele também reduz a sobrecarga gerada pelas tarefas rotineiras que são manuais, em grande volume e propensas a erros, como redefinição de senhas, ajuste de computação e armazenamento, aumento de tíquetes de serviço, correções de configuração ou realização de backups quando há uma alteração específica. Isso não apenas libera a equipe de TI para se concentrar em outras prioridades, mas também ajuda a codificar o conhecimento existente para que novos membros da equipe possam acessar e usar informações confiáveis, além de mitigar desafios de contratação com uma ferramenta inteligente e “always on”.
Versatilidade e consistência
Como parte do Ansible Automation Platform, plataforma líder do setor, os clientes podem usar o Event-Driven Ansible para começar a automatizar de forma mais rápida as operações Dia 0, Dia 1 e Dia 2 dentro do ecossistema de nuvem híbrida. Agora, uma única plataforma de automação pode-se automatizar tanto manualmente quanto automaticamente em qualquer ambiente, desde infraestrutura tradicional de hardware e rede até ambientes de nuvem e a edge. O Event-Driven Ansible expande para esses novos cenários as informações existentes de automação organizacional, utilizando conceitos familiares de automação presentes nos Rulebooks do Ansible para impulsionar respostas automatizadas.
Além disso, o Event-Driven Ansible integra-se a qualquer ferramenta de monitoramento, monitoramento e análise de TI que os clientes já estejam usando, com recursos combinados de parceiros como Cisco ThousandEyes, CyberArk, Dynatrace, F5, IBM Instana, IBM Turbonomic, Palo Alto Networks e Zabbix para ajudar os clientes a começarem mais rapidamente, e ainda devem ocorrer mais integrações de parceiros.
Conteúdos complementares desenvolvidos pela Red Hat estão disponíveis para Red Hat OpenShift, Red Hat Insights, AWS, Microsoft Azure, Google Cloud Platform e ServiceNow para oferecer uma experiência consistente de automação em nuvem de ponta a ponta. O Event-Driven Ansible também oferece suporte ao desenvolvimento de integrações personalizadas, permitindo que os clientes integrem suas ferramentas de monitoramento favoritas, incluindo as desenvolvidas internamente. A expertise de parceiros integradores de sistemas, como Kyndryl, World Wide Technology e outros, também está disponível para ajudar os clientes a começarem.
Na avaliação de Thomas Anderson, vice-presidente para o ambiente de Ansible da Red Hat, a incorporação da nova solução ao ecossistema corporativo será quase imediata, graças aos seus benefícios imediatos para negócios de todos os tamanhos. “O Event-Driven Ansible é o membro da equipe que nunca vai embora do trabalho. Ele agiliza notavelmente a resposta de TI, elimina o ruído que pode distrair das prioridades e pode otimizar a produtividade enquanto melhora a satisfação. Com a inclusão desses recursos event-driven, a plataforma de automação Ansible se torna ainda mais poderosa, podendo atender a uma ampla gama de necessidades de automação de TI como uma solução empresarial única.”, explica.
O Event-Driven Ansible está programado para estar disponível em junho para os clientes que utilizam a plataforma de automação Ansible 2.4. Parceiros interessados em participar podem
uma solução empresarial única.”