ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Branding Rebranding

Rebranding: além do visual

Redação ABCCOM by Redação ABCCOM
24/10/2024
in Rebranding
0 0
Rebranding: além do visual
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por João Oresten – Head de estratégia e Nicoli Klenki – Head de Redação da Annexo

Qual é a primeira coisa que vem à sua mente ao falar sobre rebranding? A mudança de logo é o fator mais marcante, afinal, o visual é um dos pontos-chave da marca. Mas você sabe as etapas que complementam esse processo?

A estratégia por trás

O rebranding se inicia por um reposicionamento estratégico, com insights essenciais para manter a relevância e a competitividade da marca no mercado. Em um cenário onde as transformações culturais, econômicas e tecnológicas acontecem em alta velocidade, as empresas sentem necessidade de se reinventar e se adaptar à nova era. Segundo uma pesquisa da Prophet, 66% das marcas que passaram por rebranding veem um aumento na percepção positiva dos consumidores e no reconhecimento de marca, o que reflete diretamente em crescimento de receita e participação de mercado, mas nem sempre um rebranding é visto como positivo; por isso, é preciso saber o momento certo de mudar de fase. Marcas como Pepsi e X (Twitter) passaram por um rebranding nos últimos anos e geraram debates entre os consumidores, provando que a mudança é sempre acompanhada por fortes reações. O rebranding, se bem executado, permite que a empresa alinhe sua comunicação com seus valores, objetivos e as expectativas dos consumidores. Ele funciona como uma ferramenta de ajuste, colocando como ponto de foco a mensagem que a marca quer transmitir ao mercado e fortalecendo seu posicionamento.

A Identidade Verbal no processo do rebranding

Dentro do posicionamento estratégico, e além da mudança visual, um aspecto pouco comentado, mas de extrema importância durante o processo de rebranding, é a Identidade Verbal da marca. O rebranding não é apenas sobre o que a marca parece, mas também sobre como ela soa. É como se fosse uma trindade que faz a marca completa: Estratégia,  Identidade Verbal e Identidade Visual.

Uma boa comunicação reforça a história que a marca deseja contar


No rebranding, o universo verbal é fundamental para a consistência em todas as interações da marca, garantindo que todas as mensagens reflitam o novo posicionamento e se diferenciam da concorrência. 

Alguns dos aspectos que podem compor essa identidade, são: naming, manifesto, mensagem da marca, tagline, slogan, tom de voz, semântica, estilo de texto, sons, jingles… toda e qualquer forma de comunicação. 

Com tudo bem definido, a marca se torna mais humanizada e cria uma conexão mais profunda com o público. Além disso, essa identidade pode (e deve) ser aplicada em todos os canais, seja ele um spot de rádio, campanhas, uma postagem no LinkedIn, Instagram, ou até mesmo na interação com o cliente.

O processo de rebranding envolve uma análise profunda da percepção de mercado, da proposta de valor e da capacidade de adaptação da marca. Segundo a McKinsey, empresas que investem em uma estratégia de rebranding eficaz podem aumentar suas margens de lucro em até 25%. Quando feito com base em uma estratégia bem definida, pode acelerar o crescimento da empresa, atraindo novos públicos e criando oportunidades de negócio. Além disso, esse processo também pode ajudar a empresa a superar crises de reputação ou dificuldades em se comunicar de maneira eficaz e clara, como apontado por estudos de mercado.

Por fim, uma pergunta fundamental que qualquer marca pode fazer antes de iniciar um rebranding é: “Estamos comunicando nossa essência de maneira autêntica?”. A transformação deve ter como objetivo não só agradar visualmente, mas garantir que os valores da empresa estejam refletidos em sua nova identidade. 

Quando comunicação, design e estratégia andam juntos, como propomos na Annexo, o impacto vai muito além da aparência. 

Tags: Rebranding

Related Posts

Estádio Morumbis ganha nova identidade visual com materiais autoadesivos da Avery Dennison
Rebranding

Estádio Morumbis ganha nova identidade visual com materiais autoadesivos da Avery Dennison

...

Cottonbaby se apresenta como grupo e revela nova identidade institucional
Rebranding

Cottonbaby se apresenta como grupo e revela nova identidade institucional

...

Aquisição pela Sankhya e rebranding para ‘Flowbiz’ marcam nova fase da especialista em CRM e automação

Aquisição pela Sankhya e rebranding para ‘Flowbiz’ marcam nova fase da especialista em CRM e automação

ZooMoo Kids anuncia rebranding e apresenta o Canal DumDum – todo mundo se diverte!

ZooMoo Kids anuncia rebranding e apresenta o Canal DumDum – todo mundo se diverte!

Zaytas apresenta nova identidade visual e lança sete novos sabores no mercado de saudáveis

Zaytas apresenta nova identidade visual e lança sete novos sabores no mercado de saudáveis

Maltta marca nova fase do Grupo Duom com rebranding ousado e identidade vibrante 

Maltta marca nova fase do Grupo Duom com rebranding ousado e identidade vibrante 

AM4 Brasil assina rebranding oficial dos 75 anos do Maracanã

AM4 Brasil assina rebranding oficial dos 75 anos do Maracanã

Agência anacouto assina o branding da TheLysts, rede social de listas que estreia no Brasil

Agência anacouto assina o branding da TheLysts, rede social de listas que estreia no Brasil

Next Post
Funcional Health Tech lança portal unificado para gestão de médias e pequenas farmácias

Funcional Health Tech lança portal unificado para gestão de médias e pequenas farmácias

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X