O
RD Summit chegou a seu sétimo ano consecutivo em 2019. Considerado o
maior evento de
Marketing Digital e Vendas da América Latina, reuniu nesta edição mais
de 12 mil pessoas em Florianópolis (SC) nos últimos dias 6, 7 e
8 de novembro. A extensa programação foi composta por mais de 175
palestrantes.
Nomes internacionais como Gary Vee, uma das maiores autoridades do
planeta em marketing digital e mídias sociais, e Ann Handley, a primeira Chief Content Office
(CCO) do mundo, fizeram algumas das palestras mais disputadas. Ann deu dicas para produzir
conteúdos que
geram conexão com a audiência. Camilla Junqueira, CEO da Endeavor, falou sobre o boom das startups no
Brasil. Vitor
Peçanha, fundador da Rock Content, uma das principais agências de
conteúdo da América Latina, mostrou quais são os principais inimigos
da Transformação Digital nas empresas.
Segundo André Siqueira, co-fundador
da Resultados
Digitais e responsável pela curadoria do evento, o processo de escolha
dos palestrantes começa no momento em que a edição anterior
termina. “Convidamos os palestrantes que recebem as melhores avaliações
para voltar na próxima edição”, afirma. “Além disso, eu
pessoalmente vou a eventos buscando nomes que estão mais alinhados com
as tendências de marketing que observamos para os próximos
anos.”
Durante sua apresentação na plenária principal, o co-fundador e CEO da Resultados Digitais,
Eric Santos, fez
um passeio pelas sete
edições do RD Summit, destacando como as mudanças e o crescimento do
evento refletem a própria evolução do marketing digital, que
tornou-se o centro da estratégia de vendas para diversas empresas. “Tudo
que pode ser facilmente terceirizado não é tão diferenciado,
pensem nisso”, disse. “Quem não conseguir otimizar e equacionar seus
dados estará morto nos próximos anos”.
Principais números
Desde a primeira edição do evento em 2013, o RD Summit reuniu mais de 30 mil profissionais. Este
ano, foram mais de 12 mil ingressos vendidos.
Segundo pesquisa interna da RD, cerca de 64% dos participantes do RD Summit são decisores, ou seja,
profissionais com alto poder de decisão dentro das empresas e instituições nas quais atuam.
Além da extensa programação de
palestras, o RD Summit preparou uma série de ações para tornar
o evento ainda mais completo. A feira de negócios reuniu mais de 100
expositores – um espaço destinado à conexão entre os participantes
e as principais soluções do mercado. O evento também contou com um feira
de empregos que trouxe startups e empresas inovadoras com
oportunidades de trabalho para o público.
Em 2019, as ações de
acessibilidade foram expandidas, com o espaço família para atender
gestantes, lactantes e participantes com filhos. A Child Fund, uma das
maiores organizações humanitárias de desenvolvimento social do
país, promoveu uma ação de resgate infantil para os presentes e trouxe
informações sobre seu trabalho no atendimento de crianças e
adolescentes em situação de vulnerabilidade. Na parte de
sustentabilidade, pela primeira vez o Greenpeace esteve presente,
alertando para
as campanhas de proteção às florestas e oceanos. Uma unidade de
compostagem de resíduos orgânicos foi montada no Centro Sul, e os
participantes puderem levar adubo para casa. Esta foi a segunda edição
sem copos descartáveis, evitando o uso de cerca de 100 mil copos
descartáveis.
A parte de entretenimento e
alimentação não decepcionou: todo dia os participantes contaram com
happy hour e animados shows de encerramento. Foram consumidos mais de 30
mil litros de chope ao longo dos três dias de festa pós evento.
Os números da parte de alimentação não ficam atrás: foram cerca de 60
foodtrucks, tornando o espaço a maior feira gastronômica
indireta do estado de Santa Catarina.
O Centro Sul, local onde o
Summit acontece desde sua primeira edição, teve sua área utilizável
expandida especialmente para o grande evento — foram mais de 50.000m2,
quase o dobro da extensão da edição de 2018. Já Florianópolis,
é famosa por ser a sede de mais de 3,6 mil empresas de tecnologia. A
cidade possui o melhor IDH entre as capitais brasileiras e teve 6,6
bilhões movimentados pelo setor em 2018.
A próxima edição do RD Summit já está confirmada para os dias 28, 29 e 30 de outubro de
2020.