O RD Summit, maior evento de marketing, inovação e vendas da América Latina, terminou nesta sexta-feira (10/11) com a participação recorde de 20 mil participantes. Durante três dias, o público acompanhou de perto uma agenda ampla de palestras e debates com a presença de profissionais renomados do mercado. Ao todo, foram mais de 200 horas de conteúdo, divididas em nove trilhas de conteúdo, incluindo Marketing, Inovação e Tecnologia, Desenvolvimento Pessoal, Inteligência Artificial, E-Commerce, Diversidade e Inclusão, entre outras. A programação também contou com o apoio de mais de 150 expositores e ativações de marca, tais como Heineken, GOL, LinkedIn, TikTok, Google Cloud e The Coffee.
Para Denis Braguini Bevacqua, diretor de Eventos da RD Station, empresa organizadora do RD Summit, a avaliação é a melhor possível. “O balanço da primeira edição em São Paulo é muito positivo. Para começar, fomos surpreendidos com a ótima aceitação do público – algo super importante para a filosofia do evento. Conseguimos reunir diversos perfis de profissionais e empresas, com uma qualificação muito relevante, com 60% dos participantes sendo tomadores de decisão. O nível de networking entre os palestrantes também foi significativo. Além disso, tivemos um engajamento importante aos conteúdos apresentados, que irão ajudar empreendedores e profissionais em suas estratégias de marketing e vendas para o próximo ano. Sob o ponto de vista operacional, tudo fluiu da melhor maneira possível.”
Destaques do terceiro dia
O último dia do RD Summit teve entre os destaques a palestra de Martha Gabriel, uma das maiores especialistas em marketing digital do país. Ela falou sobre o conceito do futurismo, explicando sobre o desafio de se manter preparado e as habilidades necessárias para enxergar e analisar o futuro, ressaltando que não basta apenas estudar o passado, mas sim antecipar os próximos cenários e desenvolver estratégias para lidar com os desafios usando as capacidades de pensamento crítico, adaptabilidade e humanidade.
Em seguida, o público acompanhou a apresentação de Amanda Graciano, que é LinkedIn Top Voice e referência em Inovação, além de conselheira do Pacto Global da ONU e head de Relacionamento com Corporações na Fisher. A executiva falou sobre o futuro dos negócios e destacou que o futuro está intrinsecamente ligado ao presente, a partir de sua observação sobre mudanças significativas, incluindo um aumento nos gastos das pessoas em experiências, a crescente importância da sustentabilidade, a conectividade global da maioria da população à internet e a era da economia compartilhada.
Ela ressaltou que todas essas tendências devem impactar as estratégias das empresas e que é necessário avaliar como essas transformações se aplicam aos seus negócios. Amanda destacou, ainda, que o futuro não será sobre trabalhar mais, mas de maneira diferente, e que as empresas líderes de mercado serão aquelas que se destacarem por serem inovadoras, ágeis e éticas.
Outra palestra que engajou o público foi comandada por Dado Schneider, pesquisador e professor com diversas passagens por algumas das principais agências de propaganda do país, como MPM, Ogilvy e DM9. Ele falou sobre as mudanças da sociedade e os contrapontos das gerações, desde Baby Boomers e Geração X aos Millennials e a Geração Z, passando também pelo que ele chamou de “Geração IA”, representando os jovens do futuro, que já nascem em um mundo no qual a Inteligência Artificial foi popularizada.
O keynote de encerramento do evento foi de Otaviano Costa. O comunicador emocionou e engajou o público falando sobre sua trajetória e a importância de se reinventar profissionalmente.
E em 2024…
Para o ano que vem, o RD Summit já tem data para acontecer: será nos dias 6, 7 e 8 de novembro, novamente no Expo Center Norte, em São Paulo. A pré-venda dos ingressos já está disponível no site oficial: rdsummit.rdstation.com.