A pandemia está transformando a aceleração digital de pequenas e médias empresas no Brasil. É o que mostra a pesquisa Panorama PMEs : o impacto da Covid e os passos para a retomada , que ouviu mais de 1000 empreendedores em todo o Brasil no fim de maio. Segundo estudo, quase 80% das PMEs estabeleceram os meios digitais como canal de relacionamento primário com seus clientes. Um dos destaques dessa transformação recente é o uso de um aplicativo instalado em 90% dos celulares ativos no Brasil: o WhatsApp.
De olho nesta tendência, a Resultados Digitais está integrando o WhatsApp como uma ferramenta dentro do RD Station Marketing, software de marketing e vendas líder entre as PMEs no Brasil. Os testes começaram logo no início da pandemia com uma base de 6 mil clientes e agora o recurso ficará disponível a todos os usuários de RD Station Marketing.
Funciona assim: um visitante entra no site e vê um botão de WhatsApp em destaque. Se quiser falar com a empresa, clica no botão e preenche um formulário de captura de dados. Depois, a pessoa é direcionada para a conversa (via WhatsApp Web ou Aplicativo). O contato é gerado dentro do RD Station Marketing, com uma identificação, que poderá ser usada para segmentar os contatos em listas, enviar emails personalizados automaticamente etc. Ao final, o usuário pode analisar o impacto desse canal nas vendas.
Em média, 15% das pessoas que entram em contato pelo botão de WhatsApp viram oportunidades de venda no RD Station Marketing. Diversos clientes que participaram da fase de testes já obtiveram resultados positivos, sobretudo em meio à crise financeira gerada pela Covid-19, como é possível ver nos depoimentos:
“Aumentamos em 7% as vendas depois de instalar o botão do WhatsApp. A captação de contatos é absurda. Inseri no meu site e 15 horas depois já estávamos com quase 300 contatos. Uma semana depois, já tínhamos mais de 1200.”
Matheus Almeida |Analista de Inbound Marketing, Ensino Médio Fácil
“Um dia depois de instalarmos o botão do WhatsApp no nosso site já saiu venda! Hoje, 30% das vendas vêm dele.”
Taiele Schwartzhaupt |Coordenadora de Marketing, Horus Aeronaves