Atualmente, muitos empresários reconhecem que a diversidade possui um papel importante dentro das empresas, já que, quanto maior a pluralidade de ideias, mais formas de se resolver problemas. Entretanto, apesar de 87% das empresas brasileiras afirmarem que querem ampliar suas políticas de diversidade, segundo pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), poucas são as companhias que realmente colocam ações afirmativas em prática e são, de fato, diversas.
Nesse cenário, a Raccoon.Monks, uma das principais agências full digital da América Latina, com parceiros como AMBEV, Natura e Vivara, desenvolveu uma área de Diversidade, Equidade e Inclusão para que o tema saia do papel e se torne realidade. “Nosso objetivo é a transformação do ambiente de trabalho e da jornada de cada um por meio da gestão de projetos que envolvam o bem-estar, bem como das diversidades das nossas pessoas colaboradoras, buscando garantir equidade e inclusão. Essas movimentações têm sido realizadas de forma preventiva e com transparência”, explica Nathália Chaves, especialista em diversidade e PO dos grupos de afinidade da agência e uma das líderes desse novo setor.
A Raccoon.Monks traz a diversidade em seu DNA. Prova disso são as Chusmas, grupos destinados à reeducação da empresa em pautas pertinentes, como a inclusão de grupos minorizados, nos quais acontecem discussões e atividades. “Antes da formalização de uma área que tivesse um foco totalmente voltado para diversidade, a agência já contava com grupos de afinidade, as Chusmas, que vêm realizando diversas ações importantes para promoção de diversidade, equidade e inclusão dentro da Raccoon.Monks”, explica Jéssica Fernandes, Parceira de Negócios na Área de Recursos Humanos da empresa.
E são esses grupos que ajudam a nova área a colocar em prática algumas ações que já fazem a diferença no dia a dia dos mais de 1400 colaboradores da empresa. “Podemos citar como práticas que já estão em pleno funcionamento o ebook de comunicação efetiva e inclusiva, que deu um novo posicionamento à comunicação da agência; todas as pessoas agora podem utilizar o pronome de preferência, tanto dentro da Raccoon.Monks como na conta do Google; e estamos realizando um acompanhamento da atratividade nas vagas abertas, buscando saber quais perfis estão sendo atraídos e qual a quantidade de pessoas diversas que vêm sendo contratadas”, conta Nathália.
Diversidade e inclusão de verdade
A área de diversidade, equidade e inclusão não é, de forma alguma, passageira dentro da Raccoon.Monks, e já são planejadas ações para o decorrer deste e dos próximos anos. “Nas pautas raciais temos planos de, até outubro, aumentar as mulheres negras líderes em 2,5%. Até dezembro, também vamos propor espaços de capacitação para pessoas negras, inicialmente entre as participantes da AfroChusma. E temos iniciativas para cumprir essas metas: vagas afirmativas para pessoas negras, divulgadas em locais em que o maior público seja mulheres negras; hunting direcionado; gestão de projetos afirmativos; e priorização de pessoas diversas em processos internos para vagas de liderança são alguns exemplos”, diz Jéssica.
Outro público acolhido pela empresa são as pessoas com deficiência (PCDs). “Atualmente, temos cerca de 2% de PCDs na Raccoon.Monks e até julho de 2023 vamos destinar ao menos 4% das vagas para profissionais com deficiência. Além disso, estamos garantindo, com nossos fornecedores de equipamentos eletrônicos e junto à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), todos os recursos de acessibilidade indicados, colocando em primeiro lugar o conforto e bem-estar de todos. A sensibilização de todas as pessoas colaboradoras em relação ao tratamento e convívio com colegas PCDs é outra iniciativa”, completa Nathália.
Segundo André Palis, sócio-fundador da agência, pautas de diversidade, equidade e inclusão sempre terão espaço nas empresas do Grupo Raccoon. “A Raccoon.Monks compreende que ter uma área focada em diversidade significa entender a importância de dedicar esforço real para essas temáticas, bem como definir estratégias para melhorar a jornada das nossas pessoas colaboradoras. Tenho total confiança nesta nova área, sei que sempre vão tomar as decisões baseadas em dados e conduzirão ações afirmativas para a transformação no mercado e principalmente na sociedade”, conclui.