ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Quem são os super consumidores?

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
18/03/2019
in Artigos Especiais
0 0
Quem são os super consumidores?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Gabriel Rossi

Os superconsumidores são aqueles mais rentáveis, engajados e, quiçá, apaixonados da categoria. Importante mencionar que ele não apenas gasta bastante dinheiro, mas é dotado de genuíno interesse pelos serviços e produtos de um determinado ambiente mercadológico. Ele é o especialista: focado na informação, quer saber sobre tudo que lhe interessa e compartilha este conhecimento com as pessoas, sendo, muitas vezes, considerado referência. Em um estudo recente que fizemos para o mercado de cosméticos, os participantes nos mandavam e-mails querendo saber os resultados, genuinamente preocupados com a evolução a categoria.

O superconsumidor é aquele que sabe o que será o aspiracional antes de existir o aspiracional. É aquele que utiliza seu sábado para ir ao casarão da Nike na Avenida Paulista debater com outros experts sobre tênis e tudo que envolve a categoria. Em estudos sobre o comportamento para variados clientes e mercados, nossa equipe tem organizado ’rounds’ de bate-papo, mediados por um igual, com esse perfil. Duas coisas saltam aos olhos: o interesse pelo desenvolvimento da categoria e o grau de conhecimento e “insight” que eles proporcionam. As marcas precisam parar de enxergar esses consumidores como fãs: eles são, de fato, os verdadeiros experts. São aqueles capazes de nortear a sua marca com a capacidade de injetar dinamismo, energia e diferenciação.

Pela minha experiência, analisando exaustivamente não apenas por fins comerciais, mas também acadêmicos, este perfil é encontrado em todo tipo de nicho. Nós, na verdade, não temos ideia da imensa quantidade de mercados que são abertos para segmentos específicos.

Porém, há nichos que possuem consumidores mais incisivos que outros. Tecnologia e entretenimento, por exemplo. Em adição,há uma camada muito específica entre a parcela feminina da população que é a da mãe acima de 30 anos que trabalha e não tem muito tempo, mas que, quando utiliza a internet, o faz de modo extremamente eficiente, debatendo sobre produtos, serviços, seus filhos. Este talvez seja o público mais cacofônico da rede. E nichos que possuem a presença desta mulher tendem a demonstrar mais facilmente a presença dos superconsumidores.

A Netflix não seria absolutamente nada sem sua base de clientes apaixonados e engajados que fazem maratonas de seriados e são verdadeiramente entusiastas do conceito proposto. Aí é que está a pimentinha desta marca.

Uma pequena parte dos leitores da revista britânica The Economist é responsável pela grande parte da receita, sendo que 90% vem do NY Times e é gerada por menos de 5% dos seus leitores. É ululante!

Empresas que conseguem criar novas categorias de mercado crescem com ajuda dos superconsumidores. Aquelas que combinam criatividade com modelos de ruptura. Diferentes produtos da Mattel,por exemplo,se beneficiam disso.

Ademais, eu venho argumentando aos meus alunos da ESPM que as marcas se preocupam mais com essência do que posicionamento tendem a levar vantagem e se beneficiar mais dos superconsumidores: posicionamento é negociável. Essência não.

Sendo assim, a Tesla, com seus erros e acertos, precisa ser citada: a razão de ser da marca é clara: enfrentar o problema de mobilidade urbana. Isso permite que a empresa não se resuma a uma montadora de carros. É excitante pois esse perfil de consumidor opta por permanência mas mantêm expectativas por futuras utilidades que chegam como forma de criatividade, inovação e confiança e liderança. Eles querem ser surpreendidos e estão escolhendo uma lista cada vez menor de marcas para depositarem seus dividendos.

*Gabriel Rossi é palestrante profissional em marketing, estrategista especializado na construção e no gerenciamento de marcas e reputação, diretor-fundador da Gabriel Rossi Consultoria e professor da ESPM.

Tags: Artigos Especiais

Related Posts

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide
Artigos Especiais

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

...

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade
Artigos Especiais

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

...

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Next Post
Cappuccino conquista três novas contas

Cappuccino conquista três novas contas

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X