ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Quem compra mais pela internet?

Luciano Bonetti by Luciano Bonetti
23/05/2018
in Artigos Especiais, Digital, e-Commerce, Sem Categoria
0 0
Quem compra mais pela internet?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Thiago Mazeto

Se antes, lá no começo dos anos 2000, o público brasileiro tinha um certo receio em fazer suas compras pela Internet, hoje, a coisa é bastante diferente. Um estudo feito em parceria pelo SPC – Serviço de Proteção ao Crédito – e a CNDL– Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, constatou que cerca de 43% dos internautas fizeram mais compras online em 2017. Ou seja, cada vez mais pessoas têm preferido as lojas virtuais às físicas.

No entanto, quem compra mais pela Internet no Brasil? Qual é o perfil desse público que faz seus pedidos de produtos e serviços online? Listei alguns pontos para ficarmos de olho!

Perfil por região

Um dos dados mais importantes sobre o perfil do consumidor online tem a ver com a região onde ele mora. De acordo com informações da 35ª edição do Webshoppers, estudo sobre o comércio eletrônico brasileiro realizado pela Ebit, 60% das compras feitas nos e-commerces são efetuadas na região sudeste do país. O Sul fica em segundo lugar, com 16%, seguido do Nordeste, com 12,5%. No caso do Centro-Oeste é interessante perceber que, no último ano, houve um aumento de 6,3% para 8,5%, assim como o Norte, que foi de 2,7% para 3%.

Perfil por sexo

Ao contrário do que acontece em outros temas, nas compras por meio de lojas virtuais, a história é mais igualitária entre homens e mulheres. Só para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2017, 50,1% dos consumidores eram identificados como mulheres, enquanto 49,9%, homens. Porém, essa equidade termina quando falamos de ticket médio: os homens costumam gastar, em média, cerca de R$ 343, enquanto as mulheres consomem por volta de R$ 243 por mês nos e-commerces.

Perfil por idade

Um dos motivos que tem levado ao crescimento do mercado eletrônico nacional é o fato de que o consumidor brasileiro está cada vez mais conectado, independentemente da faixa etária, esse é um número crescente. Hoje, a divisão dos consumidores digitais fica da seguinte forma:

·         38%: entre 25 e 34 anos;

·         23%: entre 35 e 44 anos;

·         18%: entre 18 e 24 anos;

·         12%: entre 45 e 54 anos;

·         7%: entre 55 e 64 anos;

·         2%: com mais de 65 anos.

Se o grupo da terceira idade é o menor, ainda assim é bom não perdê-lo de vista: de acordo com o relatório ‘Consumer Generations’, realizado pela Tetra Pak, esse é o público que não pensa duas vezes em pagar mais caro por um produto – inclusive na web -, desde que ele tenha qualidade.

Apesar de todos esses dados, vale lembrar que o monitoramento constante é de extrema importância, uma vez que existem nichos muito específicos. Ou seja, como cada caso é um caso e deve ser tratado assim, o mais indicado é continuar analisando os resultados do e-commerce e entender todas as particularidades do seu público.

*Thiago Mazeto é head de varejo da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb.

Crédito Foto: http://www.freepik.com | Designed by D3images / Freepik

Tags: Artigos Especiaise-commerceinternet

Related Posts

Marisa Maiô estrela ação da OLX nas redes sociais
Redes Sociais

Marisa Maiô estrela ação da OLX nas redes sociais

...

Quando as redes sociais podem ser plataformas de crescimento pessoal e profissional?
Redes Sociais

Quando as redes sociais podem ser plataformas de crescimento pessoal e profissional?

...

Aeris Energy lança novo site institucional

Aeris Energy lança novo site institucional

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Redes sociais após a morte: herança digital pode ganhar novas regras

Redes sociais após a morte: herança digital pode ganhar novas regras

Pixel Roads realiza primeiro evento interativo em metaverso para debater IA, mídia híbrida, automação e marketing digital

Pixel Roads realiza primeiro evento interativo em metaverso para debater IA, mídia híbrida, automação e marketing digital

Next Post
Outback e Havanna se unem e apresentam nova sobremesa

Outback e Havanna se unem e apresentam nova sobremesa

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X