Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, no primeiro trimestre de 2023, o Brasil alcançou a marca de 214.413 aberturas de micro e pequenas empresas no país. Isso indica uma melhora significativa no cenário comercial e varejista brasileiro, já que os microempreendedores (MEI) ainda são maioria em relação a negócios abertos, ocupando uma fatia generosa de 78% do mercado, proporção que influencia diretamente na geração de empregos e aumento da confiança e os percentuais da economia do país.
Entretanto, segundo Igor Amieiro, especialista em gestão e construção de marcas e fundador da agência Aquarium (AQR1), para se consolidar um novo negócio na esfera comercial, não basta apenas ter uma boa ideia e os recursos, é primordial obter um plano de negócios e uma visão de branding muito bem estruturados previamente. “Planejar é essencial para qualquer empresário. O planejamento é uma forma de minimizar os riscos e ter uma certa direção ao seu objetivo, seja ele qual for. Para os empresários, é o primeiro degrau rumo ao árduo caminho do sucesso”, salienta o publicitário, que, pensando em auxiliar e direcionar novos empreendedores, separou algumas dicas de como relacionar uma campanha de marketing bem sucedida para um novo negócio. Confira, abaixo:
1. Entenda seu negócio
Entender o seu próprio negócio parece uma tarefa simples, mas, na verdade, não é. De acordo com o especialista, é fundamental projetar alguns pilares antes de desenvolver uma ação publicitária. “Entender e dominar o seu segmento, os concorrentes, o mercado e as oportunidades e ameaças que pairam sobre sua empresa é de suma importância. Vincular a sua experiência profissional, caminhos percorridos, trajetórias e histórias de vidas no seu novo negócio é muito interessante para apresentar com clareza suas estratégias, visões e valores para o seu público-alvo”, discorre Igor, que enfatiza sobre a importância de projetar um plano de negócios e segui-lo durante a estruturação de uma empresa.
2. Descubra e resolva a “dor” do consumidor
Esse é o principal ponto de partida para criar uma comunicação efetiva entre a empresa e o cliente. “Entender os pontos que giram em torno da dor do seu público e apresentar uma linguagem simples e direcionada de que seu negócio é a principal solução para aquele problema é o trabalho dos gestores de marketing e vendedores na produção de campanhas e ações segmentadas”, explica o CEO da agência Aquarium, que reforça o fato de que saber ouvir o consumidor e aplicar um marketing multicanal – ou seja, ampliar os canais de comunicação – para alcançá-lo é essencial para o direcionamento preciso dos investimentos e recursos da empresa.
3. Estruture uma identidade visual e informativa
Após o plano de negócios e o estudo de público, o próximo passo é saber expressar, de maneira clara, aquilo que a empresa oferece, seus princípios, valores e missões, além de trazer uma identidade visual forte para representar tudo isso. “Entender o seu negócio, ter uma paleta de cores, fontes e logos pré definida e que seja coerente com o que você oferece ajuda a construir uma narrativa que suporte o seu racional e uma certa constância para endossar e solidificar a sua marca”, afirma o empresário.
4. Mostre valor agregado
Valor agregado nada mais é do que apresentar ao consumidor todos os ganhos que ele terá além da compra do seu produto/serviço, seja na embalagem, na entrega ou no atendimento. “Mostre, constantemente, através de meios de comunicação ou redes sociais, o dia a dia da sua empresa, suas conquistas, feedbacks e cultura organizacional. É muito importante seguir uma linha de comunicação e criar uma linguagem e um padrão visual para se comunicar com seu público. Faça disso um hábito para que esse compilado de informações impacte positivamente na jornada de compra do seu cliente”, finaliza Igor.