ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mantenedores

Quando terei retorno com as redes sociais?

Pontos cruciais para se ter sucesso em redes sociais

MegUp Propaganda por MegUp Propaganda
06/10/2020
em Mantenedores, Marketing, Publicidade
0 0
LG anuncia nova linha de caixas de som bluetooth xboom go PL
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Todo lead qualificado ou novo cliente sempre procura uma agência porque já está em uma situação bem difícil. Os clientes não retornaram, alguns começaram a comprar no concorrente, o telefone parou de tocar e de repente aquela empresa que NUNCA precisou de divulgação começou a buscar respostas sobre esta mudança em seu cenário. Os tempos mudaram, o mercado mudou e quem não se atualizar infelizmente vai ficar pra trás.

Vamos fazer um comparativo sobre este momento difícil do cliente? Eu entendo que quando ele busca uma agência é a mesma situação de quando ele precisa ir ao dentista. Você não gosta de ir porque sabe que vai gastar, que vai doer e que vai demorar, mas você sabe que é necessário. Aliás, me desculpem a comparação queridos clientes dentistas e bucomaxilos, inclusive vocês têm nosso respeito e admiração sempre, mas é que até hoje não conheci ninguém que gostasse de ir fazer uma limpeza de tártaro, acabar com uma cárie, fazer um canal ou uma cirurgia ortognática rsss

Mas o que essas pessoas que nos procuram para fazer divulgação de sua marca, produtos ou serviços não sabem (e nem são obrigadas a saber) é que marketing dá retorno sim, mas o processo para cada um não tem uma receita de bolo. O que pode dar certo para uma escola, pode não dar certo para sua concorrente que fica no mesmo bairro. E devemos lembrar que temos retornos de curto, médio e longo prazo.

Vamos aos nossos exemplos então. Vamos supor que uma clínica de estética de grande porte com diversos produtos e serviços, nos procure para fazer uma divulgação online, com o objetivo principal de atrair clientes. Você entra em sua rede social e percebe que esse lead iniciou suas publicações a pouco tempo. Existem 4 publicações no Facebook e Instagram e 50 seguidores. Aí ele vai fazer a pergunta clássica: Quando terei retorno com as redes sociais?

Minha resposta será a seguinte:

Tudo vai depender dos seguintes fatores:

  • A verba de investimento que você tem disponível para os anúncios e posts patrocinados nas redes sociais;
  • Das dores, dificuldades e objetivos da sua persona;
  • Se você realmente está disposto a esperar 6 meses para traçarmos uma mensuração de ROI (retorno sobre o investimento);
  • Se você está disposto a criar uma nova identidade visual para se comunicar com os seguidores;
  • Se a sua equipe de atendimento e recepção está pronta para atender os interessados.

Ufa!

E olha que esses são apenas alguns pontos viu?

A verdade é que para quem está começando a realidade é bem difícil. É o mesmo que acontece quando abrimos uma empresa e o próprio SEBRAE nos posiciona que demora “X” meses para começarmos a ter lucro.

Marketing não é milagre, marketing é estratégia, pesquisa, planejamento, posicionamento, mensuração. E ele precisa de um tempo de maturação e de frequência.

Quando montamos um anúncio de Google Ads ou de Facebook por exemplo, sempre fazemos pelo menos 3 tipos de chamadas diferentes para descobrir qual deles vai atrair mais a atenção da persona. Nós chamamos isso de teste A/B. Ao ter esse retorno, que conseguimos mensurar de 7 a 14 dias, pausamos os que tiveram baixo número de impressões, cliques e alcance. E assim mês a mês vamos fazendo experimentos até ajustar o que realmente dá certo.

Mas voltando na história da clínica de estética, pode ser que ela dê muito certo no YouTube por exemplo. De repente podemos descobrir que o público-alvo dela são pessoas que adoram dicas de saúde e bem-estar e que várias profissionais que trabalham lá, adoram uma câmera. Mas pode ser que seu concorrente estoure no Instagram, porque tem uma clínica com vários ambientes lindos e agradáveis que ficam extremamente bonitos no feed e nos stories trazendo muitas curtidas, engajamentos e clientes.

Falar de resultados é algo extremamente complexo. O que você deve mesmo se preocupar é se a agência que você contratou tem um briefing condizente, estudou o seu mercado e se existe um esforço pela busca das melhores ideias e estratégias, mesmo quando você não estiver pensando nisso.

E como em qualquer profissão o lema é sempre fazer o nosso melhor e nunca desistir. Assim como na vida, somos feitos de erros e acertos. O que vale é a boa fé. E vou finalizar esse artigo com um pensamento que eu particularmente adoro:

“Muitas pessoas sonham com o sucesso. Para mim, o sucesso somente pode ser atingido através de repetidos fracassos e da introspecção. De fato, o sucesso representa aquele 1% de seu trabalho que resulta exclusivamente dos 99% que são chamados de fracassos.”

Tags: Blog dos MantenedoresMegUp Propaganda

Posts Relacionados

Fernando Vilela é o novo CMO do Rappi
CMOs

Fernando Vilela é o novo CMO do Rappi

...

Tang lança projeto inédito que recrutará ideias das crianças para transformar o futuro
Projetos

Tang lança projeto inédito que recrutará ideias das crianças para transformar o futuro

...

Espaçolaser anuncia nova Diretora de Marketing

Espaçolaser anuncia nova Diretora de Marketing

MAM e FGV anunciam parceria inédita

MAM e FGV anunciam parceria inédita

Magazine Luiza promove ação inédita durante a transmissão do Super Bowl

Magalu lança atendimento em Libras

Gift Card McDonald’s chega primeiro na RecargaPay

Gift Card McDonald’s chega primeiro na RecargaPay

Rappi lança o RappiBank, seu braço de serviços financeiros no Brasil

Rappi lança o RappiBank, seu braço de serviços financeiros no Brasil

Old Spice lança desodorante em barra e expande categoria no Brasil

Old Spice lança desodorante em barra e expande categoria no Brasil

Próximo
TikTok entra na campanha #AjudaLuciano e convida os usuários a usar a criatividade

TikTok entra na campanha #AjudaLuciano e convida os usuários a usar a criatividade

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.3k Seguidores
  • 3.6k Assinantes

ABC Trends

  • Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • DRYKO Impermeabilizantes investe em Assessoria de Imprensa

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Luanna Lodi, musa do América-MG, retorna ao Bella da Semana

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Integer\OutPromo reestrutura Operações e apresenta novo time Mode On

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

janeiro, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X