Todo lead qualificado ou novo cliente sempre procura uma agência porque já está em uma situação bem difícil. Os clientes não retornaram, alguns começaram a comprar no concorrente, o telefone parou de tocar e de repente aquela empresa que NUNCA precisou de divulgação começou a buscar respostas sobre esta mudança em seu cenário. Os tempos mudaram, o mercado mudou e quem não se atualizar infelizmente vai ficar pra trás.
Vamos fazer um comparativo sobre este momento difícil do cliente? Eu entendo que quando ele busca uma agência é a mesma situação de quando ele precisa ir ao dentista. Você não gosta de ir porque sabe que vai gastar, que vai doer e que vai demorar, mas você sabe que é necessário. Aliás, me desculpem a comparação queridos clientes dentistas e bucomaxilos, inclusive vocês têm nosso respeito e admiração sempre, mas é que até hoje não conheci ninguém que gostasse de ir fazer uma limpeza de tártaro, acabar com uma cárie, fazer um canal ou uma cirurgia ortognática rsss
Mas o que essas pessoas que nos procuram para fazer divulgação de sua marca, produtos ou serviços não sabem (e nem são obrigadas a saber) é que marketing dá retorno sim, mas o processo para cada um não tem uma receita de bolo. O que pode dar certo para uma escola, pode não dar certo para sua concorrente que fica no mesmo bairro. E devemos lembrar que temos retornos de curto, médio e longo prazo.

Vamos aos nossos exemplos então. Vamos supor que uma clínica de estética de grande porte com diversos produtos e serviços, nos procure para fazer uma divulgação online, com o objetivo principal de atrair clientes. Você entra em sua rede social e percebe que esse lead iniciou suas publicações a pouco tempo. Existem 4 publicações no Facebook e Instagram e 50 seguidores. Aí ele vai fazer a pergunta clássica: Quando terei retorno com as redes sociais?
Minha resposta será a seguinte:
Tudo vai depender dos seguintes fatores:
- A verba de investimento que você tem disponível para os anúncios e posts patrocinados nas redes sociais;
- Das dores, dificuldades e objetivos da sua persona;
- Se você realmente está disposto a esperar 6 meses para traçarmos uma mensuração de ROI (retorno sobre o investimento);
- Se você está disposto a criar uma nova identidade visual para se comunicar com os seguidores;
- Se a sua equipe de atendimento e recepção está pronta para atender os interessados.
Ufa!
E olha que esses são apenas alguns pontos viu?
A verdade é que para quem está começando a realidade é bem difícil. É o mesmo que acontece quando abrimos uma empresa e o próprio SEBRAE nos posiciona que demora “X” meses para começarmos a ter lucro.
Marketing não é milagre, marketing é estratégia, pesquisa, planejamento, posicionamento, mensuração. E ele precisa de um tempo de maturação e de frequência.

Quando montamos um anúncio de Google Ads ou de Facebook por exemplo, sempre fazemos pelo menos 3 tipos de chamadas diferentes para descobrir qual deles vai atrair mais a atenção da persona. Nós chamamos isso de teste A/B. Ao ter esse retorno, que conseguimos mensurar de 7 a 14 dias, pausamos os que tiveram baixo número de impressões, cliques e alcance. E assim mês a mês vamos fazendo experimentos até ajustar o que realmente dá certo.
Mas voltando na história da clínica de estética, pode ser que ela dê muito certo no YouTube por exemplo. De repente podemos descobrir que o público-alvo dela são pessoas que adoram dicas de saúde e bem-estar e que várias profissionais que trabalham lá, adoram uma câmera. Mas pode ser que seu concorrente estoure no Instagram, porque tem uma clínica com vários ambientes lindos e agradáveis que ficam extremamente bonitos no feed e nos stories trazendo muitas curtidas, engajamentos e clientes.
Falar de resultados é algo extremamente complexo. O que você deve mesmo se preocupar é se a agência que você contratou tem um briefing condizente, estudou o seu mercado e se existe um esforço pela busca das melhores ideias e estratégias, mesmo quando você não estiver pensando nisso.
E como em qualquer profissão o lema é sempre fazer o nosso melhor e nunca desistir. Assim como na vida, somos feitos de erros e acertos. O que vale é a boa fé. E vou finalizar esse artigo com um pensamento que eu particularmente adoro:
“Muitas pessoas sonham com o sucesso. Para mim, o sucesso somente pode ser atingido através de repetidos fracassos e da introspecção. De fato, o sucesso representa aquele 1% de seu trabalho que resulta exclusivamente dos 99% que são chamados de fracassos.”