ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Agências

Publicidade low-profile: na era do consumo mobile, desafio para agências é manter a discrição

Especialistas em marketing digital indicam caminhos para uma publicidade mobile menos invasiva dentro e fora do ambiente comercial

Isabella Filippini by Isabella Filippini
17/10/2017
in Agências, Comunicação, Digital, Marketing, Mídia, Profissionais
0 0
Publicidade low-profile: na era do consumo mobile, desafio para agências é manter a discrição
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

A era mobile chegou para ficar: o smartphone é o mais novo item de sobrevivência na modernidade. Segundo o Facebook, até 2020 o número de pessoas com celulares será superior ao de indivíduos com água corrente ou eletricidade em casa. Pela primeira vez na história, a população conectada à internet irá ultrapassar a parcela sem acesso à rede.

Melhor para o ambiente de negócios: ainda segundo a rede social de Mark Zuckerberg, nesse período o mobile será responsável por metade das vendas de e-commerce só nos EUA.

Para não ficar para trás, a publicidade também se adapta ao meio, desenvolvendo novos formatos que facilitem a comunicação com o consumidor mobile. Ocorre que o excesso de propaganda na rede tem prejudicado o usuário de smartphone. Além de dificultar a visualização de conteúdo e deixar a navegação mais lenta, a publicidade móvel consome 40% do pacote de internet contratado pelo consumidor, segundo dado do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

E é aí que surge um desafio para as agências de publicidade digital: como fazer as marcas se aproximarem de seus clientes sem serem inconvenientes?

Para Thiago Regis, CEO e Estrategista da agência Pílula Criativa, agência especializada em Marketing Digital, Search Engine Optimization (SEO) e inbound marketing, simplicidade é a palavra-chave para resolver o problema. “A publicidade deve se adaptar ao universo do smartphone, que exige uma comunicação simples, leve e direta”, diz. Segundo ele, uma alternativa aos formatos tradicionais de publicidade online, que sugam dados da internet móvel, é a interação em ambientes que o usuário já usa cotidianamente enquanto se conecta ao 3G ou 4G, caso das redes sociais. “Dependendo do nicho que se mira, até mesmo o WhatsApp também deve ser considerado uma alternativa para iniciar a comunicação com o cliente e abrir espaço para a veiculação de ofertas de produtos e serviços”, observa.

Outra estratégia inteligente nesse meio é a de inbound marketing, quando a marca oferece um conteúdo relevante associado a ela que gera cliques espontâneos e permite colher informações voluntariamente cedidas pelos usuários. “Nesse caso, a pessoa troca dados por um conteúdo com valor agregado. Por uma questão de conveniência, o material deve conter imagens leves, conteúdo sucinto, enfim, informações fáceis de carregar”, comenta Regis.

Para Adriana Campos, CEO da agência de marketing digital Adtail, o desafio para a publicidade mobile é fazer muito com pouco. “Uma peça gráfica leve não é necessariamente um layout simples. Criatividade atrelada às tecnologias disponíveis é o que faz a diferença para reter atenção do consumidor”, observa. Além disso, na era da chamada Customer Experience, a propaganda também deve oferecer uma experiência ao consumidor. “O foco não pode estar somente no consumo online, mas sim em toda a experiência do usuário, começando pela publicidade. Então é importante que as marcas façam um esforço criativo para gerar interesse e engajamento dos consumidores via mobile”, conclui.

A especialista ainda chama a atenção para a tecnologia disponível para uma compra de mídia mais assertiva, que mire o público exato que visa atingir. “A compra deve estar cada vez mais embasada por dados para que faça sentido no momento de navegação do usuário”, afirma. E completa: “A informação correta, no momento certo e para as pessoas com propensão a absorver aquele conteúdo com certeza não tem motivos para ser invasiva.”

Experiência de compra

Se a publicidade pode ser menos intrusiva no lado de fora do ambiente comercial, ela também pode ser mais amigável em espaços de compras online.

Francesco Weiss, CCO da Intellibrand, empresa que usa inteligência de dados para desenvolver soluções de digital trade marketing, explica que os anunciantes buscam na publicidade digital uma alternativa efetiva para geração de performance e vendas de seus produtos e serviços, mas cometem um erro estratégico ao crer que o volume e insistência serão suficientes para entregar resultado. “A questão é que o meio digital, diferentemente de outros canais tradicionais de informação, é essencialmente democrático, e nele o engajamento e interesse do consumidor é que dão as cartas do jogo”, diz.

Para garantir sucesso nas suas ações, Weiss explica que a Intellibrand utiliza metodologias para que promoções em sites de e-commerce operem o marketing das marcas sem prejudicar a experiência do usuário. “Toda ação de marketing deve ter em vista auxiliar o consumidor na experiência de compra, o que inevitavelmente acelera o processo de decisão sobre a aquisição de um determinado produto”, afirma.

Tags: agênciasMídia Mobilepublicidade

Related Posts

BrandLovers atualiza sua IA e agora corrige pronúncia de publis antes da postagem
Tecnologia

BrandLovers atualiza sua IA e agora corrige pronúncia de publis antes da postagem

...

Leão aposta nos sabores brasileiros com o lançamento de Matte Guaraná
Produtos

Leão aposta nos sabores brasileiros com o lançamento de Matte Guaraná

...

Social commerce: a evolução das vendas pelas redes sociais com a chegada do TikTok Shop ao Brasil

Social commerce: a evolução das vendas pelas redes sociais com a chegada do TikTok Shop ao Brasil

O Boticário apresenta Novo Liz em campanha estrelada por Solange Almeida para celebrar a força das raízes femininas

O Boticário apresenta Novo Liz em campanha estrelada por Solange Almeida para celebrar a força das raízes femininas

Giassi Supermercados aposta em IA para otimizar sua operação logística

Giassi Supermercados aposta em IA para otimizar sua operação logística

TAITRA lança campanha “Go Healthy with Taiwan” com premiação de US$ 30 mil para projetos na área da saúde

TAITRA lança campanha “Go Healthy with Taiwan” com premiação de US$ 30 mil para projetos na área da saúde

Consórcio Honda convoca a internet para o São João e lança forró colaborativo com a cantora Lucy Alves

Consórcio Honda convoca a internet para o São João e lança forró colaborativo com a cantora Lucy Alves

Firefly, IA da Adobe que gera imagens e vídeos, ganha app próprio e inaugura nova fase com foco em mobile

Firefly, IA da Adobe que gera imagens e vídeos, ganha app próprio e inaugura nova fase com foco em mobile

Next Post
ABID cria embalagem para Chocolate Pan

ABID cria embalagem para Chocolate Pan

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X