As cores nos influenciam também pela cultura que temos. Ou seja, os elementos aqui explicados são de acordo com nossa cultura (Brasileira), por exemplo, usamos preto quando estamos de luto, ou se olhamos uma pessoa de verde e amarelo imediatamente nos remete ao Brasil.
Devemos saber que as cores nos influenciam psicologicamente, em horas para comprar um alimento ou para escolher que produto se prefere ou combina com você. As cores influenciam também não só de acordo com a cultura, mas sua idade, sexo e estilo.
Aqui são as sensações e onde devemos escolher em usar preferencialmente as cores:
LARANJA
Indica alegria, mostra calor, diversão, normalmente usada para juventude. Pois mostra entusiasmo e criatividade, assim como a Play Mídia!
AMARELO
Mostra um Alerta (lembre-se do farol), Otimismo, Iluminação, Vida, normalmente é usada para ver coisas à distância, pois ela se destaca, mas em superfícies extensas torna-se cansativa, use com moderação, apenas para atenção com atenção!
VERMELHO
Calor, Quente, é estimulante, perigo, dinamismo, energia, criatividade, ela estimula a frequencia cardíaca, a respiração e estimula o apetite, por isso é muito usada em anúncios de alimentos e jogos de raciocínio.
VERDE
Induzimos ao bem-estar, repouso e relaxamento, natureza, saúde, indicada para anúncios para pessoas a procura de cuidados especiais ou alimentos saudáveis.
AZUL
Mostra confiança, tecnologia, calma, frio, infinito e divindade, é a cor mais preferida de ambos os gêneros masculino quanto do feminino.
CINZA
É neutro, indiferente, não gera sentimento, normalmente usado para diversificação de público.
BRANCO
Cor da paz, mostra pureza, simplicidade, minimalismo, normalmente usado em produtos de limpeza.
Brinque de combinar. Utilize pequenas amostras, desenhe e use lápis de cor. Faça exercícios. A prática sempre é muito importante. Existem programas online nas quais você pode verificar cores compostas, combinações diferentes e salvar sua paleta de cores para usar futuramente, ou verificar se a identidade da sua marca está passando realmente o que você quer transmitir ao seu cliente.