Recentemente a Propeller, agência de marketing e comunicação, recebeu a missão de potencializar o engajamento do time da MFM TI, empresa de desenvolvimento de softwares de cobrança, nas redes sociais. O primeiro passo desta ação consistiu na análise do comportamento dos colaboradores para que fosse possível criar algo simples, mas que trouxesse o resultado esperado.
A companhia atua diretamente com Tecnologia da Informação, onde utiliza a metodologia ágil como essência de seus projetos. Superficialmente falando, essa técnica direciona as etapas de criação ou reparo de um sistema por meio de post-its. Cada colaborador faz anotações de suas demandas, observações e análises em um post-it diferente, que segue uma sequência de colagem. O resultado visual desta metodologia na prática é uma parede colorida coberta por post it. Foi então, ao analisar este ambiente que a agência teve seu insight inicial.
A proposta surgiu com a ideia de ressignificar esse simples objeto de escritório e trazer os funcionários carinhosamente para mais perto da companhia. Com a ajuda do departamento de marketing da MFM TI, a Propeller desenvolveu infinitas mensagens que foram colocadas em diferentes locais da empresa como: o ponto eletrônico, a mesa de cada colaborador, o espelho do banheiro e até mesmo na cozinha.
Cada mensagem trazia um texto lúdico e descontraído com a missão de convidar o funcionário a conhecer as redes sociais da empresa e seguir a instituição. No final do dia, a equipe disparou um e-mail interno para cada colaborador com a justificativa da campanha, ressaltando a importância das redes sociais e trazendo algumas dicas simples de como cada profissional pode deixar seu perfil corporativo mais atrativo.
“O objetivo desta campanha foi transformar um objeto tão simples e usual na peça chave para uma ação de endomarketing. Um simples bilhete deixado na mesa de cada colaborador impulsionou o engajamento nas redes sociais, ao mesmo tempo que enfatizou a relevância das plataformas para os perfis colaborativos. O menos, mais uma vez, foi mais”, conclui Thainá Zolim, Analista de Comunicação da Propeller.