A experiência de compra é tão importante quanto o preço na fidelização de clientes, especialmente no comércio eletrônico. No setor de moda e vestuário, um dos fatores que mais pesa é, sem dúvida, a facilidade para fazer trocas ou devoluções. Afinal, se a devolução é fácil, o consumidor se sente mais confortável em experimentar novas peças ou novas marcas.
De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, 52% dos consumidores já tiveram problemas na logística reversa de produtos comprados online. Em busca de adicionar praticidade e liberdade de escolha ao processo de devolução, a Privalia, maior outlet do Brasil, em parceria com a rede Clique Retire, está adotando o sistema de armários inteligentes – os chamados smart lockers – como mais uma opção de devolução.
A facilidade já está disponível para clientes das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e, em breve, será ampliada para outras regiões. Os armários ficam em locais estratégicos e de alto fluxo de pessoas, como estações de metrô e de trens urbanos, shoppings e postos de combustível. Além de ter muito mais pontos que os Correios, o sistema não tem filas e funciona no mesmo horário dos estabelecimentos onde os armários estão localizados.
“O cliente está no centro do nosso negócio. Apostamos na omnicanalidade e procuramos oferecer, cada vez mais, facilidades para os prilovers. O pós-atendimento é de suma importância nesse processo, por isso escolhemos a Clique Retire como parceiro”, afirma o CEO da Privalia, Fernando Boscolo. “Ao oferecermos serviços cada vez melhores e sustentáveis, atraímos mais marcas de qualidade e, assim, mais público interessado nas ofertas. É o chamado flywheel”, ressalta. A Privalia tem 17 milhões de clientes cadastrados em todo o país.
Gustavo Artuzo, co-fundador da Clique Retire, destaca que o processo de trocas e devoluções tem, historicamente, sido uma grande dor do e-commerce brasileiro. “Quem nunca se viu em uma longa fila no horário de almoço para fazer uma troca? Agora não mais. Os armários inteligentes são a solução perfeita: devolução por autoatendimento, em horários estendidos e sem filas”, pontua Artuzo. “Encontramos na Privalia um parceiro inovador e muito alinhado com a nossa missão de facilitar a vida das pessoas”, afirma.
O novo sistema de logística reversa é muito simples. O cliente entra em contato através do app/site/SAC e solicita, normalmente, a devolução do pedido. Em seguida, receberá um email com as instruções de postagem nos armários inteligentes da Clique Retire ou nos Correios. Depois, basta escolher o locker mais conveniente com sua localização.