A PRIO, maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, lançará no dia 21 de agosto uma websérie inédita que destaca projetos socioambientais no Rio de Janeiro que recebem apoio da companhia. Apresentada por Flávio Canto, conselheiro e membro do Comitê de Sustentabilidade da PRIO, ex-judoca e medalhista olímpico, o programa terá três capítulos e será exibido nas redes sociais da PRIO. O objetivo é apresentar algumas das mais de 70 iniciativas que estão mudando a vida das famílias nos locais onde a petroleira atua.
Intitulada “Pegada PRIO”, a websérie revelará a fundo, na voz de representantes locais, o impacto positivo de cada projeto na comunidade por meio de episódios que mostram onde e como as iniciativas funcionam, o que estão transformando e como estão promovendo a sustentabilidade no estado.
“Criamos a ‘Pegada PRIO’ com o intuito de informar e despertar interesse pelos projetos apoiados pela companhia. Essa é uma forma de dar transparência a algumas de nossas ações de ESG e de fomento a iniciativas que, em grande parte, são ligadas ao turismo e ao desenvolvimento social. Cada uma dessas iniciativas foi elaborada com base em entrevistas e conhecimento das necessidades reais da população local – esse é o nosso diferencial. Queremos mostrar que mais do que investir em grandes projetos, focamos naqueles que realmente promovem uma transformação e um legado positivo para pessoas e para o meio ambiente.”, afirma Olívia Richardson, Head de Marketing e Comunicação da empresa.
Flávio Canto, conhecido por sua trajetória de sucesso no judô e pelo envolvimento em diversas iniciativas sociais, é o anfitrião da série que também será exibida em suas redes sociais. Sua expertise e paixão por esse tipo de causa proporcionam uma perspectiva única e inspiradora sobre os projetos em destaque. O ex-atleta fundou há mais de 20 anos o Instituto Reação que, por meio do esporte e da educação, promove o desenvolvimento humano e a integração social. Além disso, com o apoio da PRIO, o Instituto também é um dos realizadores do Reação Offshore, programa educacional que oferece cursos profissionalizantes para quem tem interesse em atuar no setor de óleo & gás.
“Toda empresa que explora petróleo precisa adotar medidas para proteger a fauna, a flora e as comunidades do entorno de seus empreendimentos. A PRIO faz exatamente isso. Só que com muito mais zelo, conexão, eficiência e orgulho”, aponta Flávio.
Pegada PRIO em detalhes
A websérie abordará sete projetos socioambientais localizados no Rio de Janeiro, na capital, em Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Rio das Ostras. ]
No primeiro episódio, Flávio vai até Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, para conhecer dois projetos que estão transformando a vida da comunidade pesqueira da região. Ele conversa com Cleusa Rocha, pescadora do projeto com mulheres descendentes de quilombolas, o MUPAAP (Mulheres da Pesca, Aquicultura e Artes da Prainha), e com Paulo Henrique, biólogo, maricultor e presidente da ONG Lagos em Ação, que promove o projeto de produção de mariscos, peixes e algas de maneira autossuficiente e sustentável, reaproveitando os risers (equipamentos flutuantes) das plataformas da PRIO.
No segundo, ainda na Região dos Lagos, o apresentador conversa com Chico Pescador, presidente da APAAPP Turismo de Base, projeto turístico baseado nos conhecimentos e no legado de comunidades tradicionais locais, em São Pedro da Aldeia, e com Karla Carvalho, agricultora familiar do projeto Agricultores de Cantagalo, em Rio das Ostras, que ajudaram a implantar a Hortas do Mar, iniciativa de plantio em plataformas e navios da PRIO. Na capital do estado, encontrou com Délcio Fonseca, presidente da APELT – Associação dos Pescadores Livres de Tubiacanga/RJ – e idealizador do Projeto Estaleiros Artesanais da UFRJ, curso de carpintaria naval para comunidades de pescadores no entorno da Baia de Guanabara.
Finalizando a série, o terceiro episódio destacou o Projeto Guaiamum, de fortalecimento da pesca artesanal do caranguejo Guaiamum. O episódio traz conversas com Márcio Luís Chagas Macedo, biólogo e coordenador da inciativa, e com Sulamita Rangel, articuladora local do PEA Rede Observação Cabo Frio. Na capital do Rio, na Fundação Fiocruz, Flávio entrevistou a pesquisadora Rachel Ann Hauser-Davis, sobre o projeto Tubarões e Arraias.
Todos os projetos apresentados são desenvolvidos pela PRIO por meio de uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.
A websérie estará disponível nas redes sociais da PRIO: no Instagram, YouTube e Linkedin.
Para mais informações sobre a os projetos da PRIO, visite o site.
Prazer, PRIO
Somos a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com cinco ativos na Bacia de Campos, temos foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com as pessoas e com a preservação do meio ambiente.
Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O&G: queremos extrair o melhor da nossa energia para transformar o Brasil em um lugar mais eficiente. Além disso, buscamos envolver e devolver esse crescimento para a sociedade por meio do incentivo ao esporte, à cultura e à preservação do meio ambiente – ações e projetos que fazem parte do nosso manifesto I ❤ PRIO.
Site: Link
LinkedIn: Link
Instagram: Link
I ❤ PRIO: Link