A revista Problemas Brasileiros (PB), uma publicação bimestral da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), começa o ano em que completa seis décadas de existência explorando o potencial da biodiversidade brasileira.
A primeira edição (#474) de 2023, que já está em circulação, traz na capa uma reportagem sobre o potencial do Brasil em se destacar no mercado global de hidrogênio verde (H2V), apontado como o substituto limpo para os combustíveis fósseis.
Há, contudo, alguns desafios, como o custo alto de produção, mesmo para um país que tem cerca de 80% de sua energia gerada por fontes renováveis. Ainda assim, existem, também, potenciais, principalmente na Região Nordeste, que já tem sido abastecida quase completamente a partir de captação eólica, por exemplo.
A edição também traz uma entrevista com a advogada ambiental Natascha Trennepohl, que acabou de lançar um livro sobre como regular o mercado voluntário de carbono no País. Ela conta que, a despeito da falta de um marco legal, investidores e compradores estão expandindo estas trocas no Brasil. Há ainda reportagem sobre o desenvolvimento lento da bioeconomia na Amazônia — e dos planos de atores públicos e privados para mudar este cenário.
Problemas Brasileiros
A PB é uma realização da FecomercioSP com distribuição dirigida a empresas associadas da Entidade, sindicatos filiados, universidades e escolas, Poder Público e organizações do terceiro setor. A versão digital da publicação está disponível nas bancas digitais e revistarias.