Se você quer se destacar como marca, precisa se dedicar a desenvolver o melhor posicionamento no mercado em que quer atuar. Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, sem fronteiras e, por conta disso, existe um grande desafio para gerar diferenciação entre pessoas, profissionais e negócios.
O melhor posicionamento é aquele que transmite, de forma clara, o o seu diferencial em relação à concorrência. É o conjunto de esforços que gera relevância para a marca.
Mas, o que é Posicionamento de Marca? Bem, existem diversos conceitos sobre posicionamento. O que eu mais gosto é o definido por Al Ries e Jack Trout que diz que Posicionamento é capacidade das marcas ocuparem um lugar único na mente e no coração das pessoas.
Apesar de estar totalmente ligado à experiência de marca, trata-se de um processo totalmente estratégico, dentro do branding, que vai definir como as marcas querem ser percebidas pelo público.
Posicionamento de marca vai muito além de simplesmente produzir um logotipo. É um trabalho que define a essência da marca, seus valores, crenças, seus atributos e diferenciais que vão fazer com que o público queira comprar o produto ou serviço.
Hoje vivemos uma era onde o consumidor tem infinitas opções de consumo, em diversos mercados. Sua tomada de decisão passa por escolher marcas que estejam em linhas com os seus próprios valores, com seu propósito.
E é por isso que falamos tanto em autenticidade como um grande atributo de uma marca que se destaca. O consumidor busca mais do que um simples produto ou serviço. Ele busca conexão, ele quer saber quem está por trás daquela marca. A essência precisa estar clara em todos os pontos de contato com o público para criar esse vínculo.
Uma marca que for de fato autêntica, verdadeira, tiver um propósito genuíno e uma forma diferente de entregar o seu produto ou serviço, com certeza irá se destacar.
Tudo isso de maneira legítima e genuína!
Renata Zveibel | @renatazveibel
Renata Zveibel é Especialista em Construção de Posicionamento de Marca para empreendedoras. Possui mais de 20 anos de experiência no mercado de Comunicação onde passou por grandes empresas e agências como Coca-Cola FEMSA, Siemens, Vivo, DPZ, Burson Marsteller entre outros. Por 11 anos atuou como diretora de Comunicação Externa da Heineken. É formada em jornalismo e tem especialização em Brand Management pela London Business School.
Hoje está à frente de sua consultoria, onde ajuda empresas, empreendedores e profissionais liberais que necessitam construir seu posicionamento de marca. Além disso, Renata também realiza workshops e palestras sobre construção de marcas e reputação.