Dados da Mordor Intelligence apontam que o mercado de gerenciamento de ativos digitais foi avaliado em US$ 2.962,2 milhões em 2020 e deve atingir US$ 8.158,6 milhões até 2026. O principal motivo do aquecimento desse segmento é a garantia de gestão, controle e governança sobre os conteúdos de uma organização, vantagens que já estão sendo sentidas em várias companhias. Uma delas é a Portobello, maior empresa de revestimentos do Brasil, que conseguiu otimizar ações em diversos canais com a tecnologia da Yapoli, martech referência da área no país.
Por meio da plataforma DAM (Digital Asset Management) da Yapoli, a Portobello automatizou os seus processos de integração entre a produção de materiais, ERP para enriquecimento de informações e distribuição em escala para canais físicos e digitais, eliminando até 12 pontos de contatos humanos. Dessa forma, o time de dados não só começou a ter fácil acesso às informações dos itens de Produto, mas também conseguiu organizá-las na ferramenta de modo a deixar o cadastro dos serviços ofertados prontos para distribuição. Além disso, as imagens dos produtos passaram a ser entregues de acordo com as especificações adequadas para cada canal, como e-commerce e canais terceiros.
Antes da parceria, a Portobello tinha todos os seus ativos digitais concentrados em uma rede não restrita. “Hoje com o DAM, os materiais estão concentrados em um único lugar e podem ser distribuídos de forma escalável e omnicanal, ou seja, a informação correta chega para a pessoa certa, de maneira efetiva, atualizada e segura”, explica Adalberto Generoso, cofundador e CEO da Yapoli.
Ainda vale destacar que uma das maiores dores da companhia de revestimentos antes de aderir à solução DAM era a trava imposta pela movimentação manual dos seus dados. Na época, havia um procedimento longo e trabalhoso de contato humano entre a produtora de imagens dos produtos até a publicação em e-commerces, marketplaces, lojas físicas e parceiros, devido à troca de planilhas, e-mails e outros arquivos. Hoje, essa jornada de centralização, enriquecimento de informações e distribuição é automatizada e feita em ciclos contínuos, praticamente em tempo real.
De acordo com Generoso, as mudanças na gestão de ativos digitais na Portobello também garantiram uma redução de custos na refação de peças e fotos, acompanhando todo o segmento de varejo atendido pela martech, os clientes da startup tiveram um ROI médio de 30,53x o valor investido considerando apenas savings de refação de materiais e buscas de materiais perdidos.“O processo de Go-to-Market do produto é otimizado para que o consumidor possa ter o conhecimento completo, consistente e atualizado do produto no canal de compra. Em outras palavras, a decisão de compra é facilitada com a padronização dos produtos para todo o mercado, elevando a capacidade e consistência dos negócios da marca”, explica.
Denis Budag, Coordenador de Canais Digitais da empresa de revestimentos, reforça esse raciocínio ao ressaltar que a implementação do DAM nos processos da organização foi fundamental para abrir espaço a novas estratégias inovadoras. “Eu vejo a Yapoli como parceira, não somente fornecedora. No início da nossa jornada mostramos quais eram as nossas dificuldades e eles souberam entregar o que precisávamos, até mais do que se propuseram. Hoje, fazem parte da nossa cultura, na qual realizamos as entregas juntos e sempre nos apoiando”, destaca o executivo.