ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mantenedores

Porque contratar uma Produtora Digital?

Entenda quais são os benefícios de ter um parceiro de tecnologia para a sua agência digital.

VitaminaWeb por VitaminaWeb
08/04/2020
em Mantenedores, Tecnologia
0 0
ABCCom Entrevista com Alexis Pagliarini
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Afinal, o que é uma produtora digital?

Uma produtora digital é basicamente uma empresa de tecnologia especializada em planejar, desenvolver e suportar projetos do universo digital (ambientes web e mobile).

Ela é formada normalmente por uma equipe de gerentes de projetos, designers, arquitetos de informação, desenvolvedores, analistas de infra-estrutura, analistas de banco de dados e outros profissionais da área de tecnologia que em conjunto conseguem criar um projeto dentro das melhores práticas e padrões de qualidade.

Surgimento da produtora digital

Quando a web surgiu no Brasil, na década de 90, muitas empresas começaram a atuar neste segmento. Era uma grande oportunidade de mercado, pois, todas as empresas queriam ter um website e precisavam de uma outra empresa que conhecesse como entregar este serviço, então, surgiram as produtoras digitais.

Em resumo, a produtora digital recebia uma solicitação do cliente (que podemos falar que hoje é o nosso briefing), criavam o layout do site, programavam o HTML e por fim, publicavam o site para o cliente. Processo de produção em massa, estilo “fordista”.

Mas, sempre foi um receita de serviço job-a-job, ou seja, não existia uma receita recorrente. Para conseguir que os clientes começassem a pagar mensalmente por seus serviços, começaram a oferecer serviços de suporte e manutenção, assim como também hospedagem de site em parceria com provedores.

Divisão de produtora digital e agência digital

Com o passar dos anos a internet ficou cada vez mais acessível, e novas oportunidades de negócio surgiram, como a mídia online. A compra de mídia iniciou com a compra de banners em sites, sejam de nicho (público-alvo bem definido) ou grandes portais.

E com, com o crescimento da compra de mídia online, fez-se necessário criar especializações no oferecimento de serviços para os clientes e as demandas aumentaram, e neste momento, começaram a surgir as agências digitais, empresas que se especializaram em mídia e campanhas, ou seja, uma agência de marketing para o universo digital.

A partir deste momento, iniciou-se uma divisão de tipos de prestadores de serviço para o mercado: a produtora digital – empresa de tecnologia – e a agência digital – empresa de marketing.

Saiba mais sobre as diferenças entre uma produtora digital e agência digital.

Qual é a diferença entre a Produtora Digital e a Fábrica de Software Digital?

Nenhuma diferença! Na verdade, o termo fábrica de software digital vem do “fábrica de software” que há alguns anos atrás desenvolvia sistemas desenvolvidos eram apenas desktop ou client-server (cliente-servidor) sob medida para seus clientes.

O termo Produtora Digital veio como substituição ao termo Fábrica de Software, dando mais foco ao desenvolvimento de projetos em um novo ambiente, onde a internet e a mobilidade são requisitos mínimos.

Quem pode contratar uma Fábrica de Software Digital?

O objetivo de uma fábrica de software é planejar, desenvolver, manter e evoluir os projetos que desenvolveu ou gerencia. Por este motivo, qualquer empresa que deseja desenvolver um projeto de tecnologia para aplicações web ou mobile podem contratar uma fábrica de software digital.

Muitas agências (não apenas as de publicidade) contratam produtoras digitais (fábricas de software digital) para serem o seu braço de tecnologia para o desenvolvimento de projetos por vários motivos, entre eles:

  • Não ter o expertise para o correto desenvolvimento do projeto, seja pelo seu escopo ou tecnologia;
  • Não ter profissionais disponíveis para a execução do projeto no momento;
  • Tempo curto de entrega com necessidade de terceirização;
  • Mão de obra não disponível para contratação de um projeto temporário;
  • Não ter equipe de tecnologia interna pois projetos de tecnologia são esporádicos e manter um time completo seria um custo alto e desnecessário;
  • Focar em seu core-business e contratar empresas especializadas para compor sua oferta de serviços e soluções;
  • Ganhar escala garantindo a qualidade;

Tipos de projetos de uma produtora digital

Abaixo você pode conferir alguns tipos de projetos desenvolvidos por uma produtora digital:

  • Sites institucionais
  • Sistemas web ou plataformas
  • Aplicativos mobile
  • Aplicativos para Facebook
  • Hotsites promocionais
  • Plataformas para Campanhas de Incentivo
  • E-commerces
  • Jogos

Referências

https://www.vitaminaweb.com.br/o-que-e-uma-fabrica-de-software-digital/

https://www.vitaminaweb.com.br/o-que-e-uma-produtora-digital/

Tags: Blog dos MantenedoresProdutoraprodutorastecnologia

Posts Relacionados

Novo sistema de Inteligência Artificial reconhece imagens no PDV e gera economia
Tecnologia

Novo sistema de Inteligência Artificial reconhece imagens no PDV e gera economia

...

Com foco no B2B, Shippify usa tecnologia para consolidar logística inteligente
Tecnologia

Com foco no B2B, Shippify usa tecnologia para consolidar logística inteligente

...

Unhas Cariocas aposta na tecnologia e no cashback

Unhas Cariocas aposta na tecnologia e no cashback

Marina Ruy Barbosa investe em tecnologia com a Oli, plataforma de Live Shopping

Marina Ruy Barbosa investe em tecnologia com a Oli, plataforma de Live Shopping

FindUP lança tecnologia para gerenciar o ciclo de vida dos dispositivos eletrônicos das empresas

FindUP lança tecnologia para gerenciar o ciclo de vida dos dispositivos eletrônicos das empresas

Minerva Foods anuncia programa de desenvolvimento para profissionais da área de tecnologia

Minerva Foods anuncia programa de desenvolvimento para profissionais da área de tecnologia

Rodrigo Cartacho, ex- Sympla, anuncia novo negócio na área de live commerce

Cases de sucesso no Marketing Digital: você precisa disso!

Mion é o mais novo embaixador do Itaú Unibanco

As melhores estratégias de Inbound Marketing de 2022

Próximo
ABCCom Entrevista com Alexis Pagliarini

5 passos para controlar o custo por lead (CPL) em campanha de Facebook

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.5k Assinantes

ABC Trends

  • Margarina Qualy Vegê chega aos mercados apenas com ingredientes naturais

    Margarina Qualy Vegê chega aos mercados apenas com ingredientes naturais

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Grupo Primo lança Staart, plataforma de educação em tecnologia, com apoio da Logitech

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • CATUPIRY® lança linha de queijos e manteigas na APAS Show 2022

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • CRS Brands lança a nova promoção do Vinho Dom Bosco na Apas Show 2022

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Experiências presenciais imersivas são a nova aposta do varejo para intensificar a troca entre o digital e o físico

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

maio, 2022

WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO

qui05mai08:0009:00WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO08:00 - 09:00 Youtube ABCCOM

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Horário

(Quinta-feira) 08:00 - 09:00

Localização

Youtube ABCCOM

Organizador

ABCCOMABCCOM Marketing Communitycontato@abccom.com.br

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X