ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Por vontade ou por bananas

Luciano Bonetti by Luciano Bonetti
18/05/2018
in Artigos Especiais
0 0
Por vontade ou por bananas
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Bianca Agnelli, Head de Redação da agência ID\TBWA

Em uma das agências onde trabalhei, um amigo perguntou: “o que vocês estão fazendo quando ficam sentados um de frente pro outro com cara de nada?”. Ele, que não era da Criação, estava se referindo a uma típica sessão de brainstorming, em que redator e diretor de arte saem de suas mesas e vão para um canto pensar no job. E ele estava certo: essas sessões incluem olhares para o nada e, muitas vezes, nada na cabeça também.

Essa pergunta quase ingênua e cheia de verdade me fez pensar que eu deveria desenvolver um processo criativo. Qualquer coisa mais eficiente que ficar espremendo a cabeça e relendo um briefing. Fui então fazer um curso que amigos tinham me recomendado, o aptamente intitulado “O Processo Criativo”, do professor Charles Watson. Como haviam me avisado, não era, ainda bem, um curso picareta do tipo “10 truques para soltar a criatividade” e sim uma imersão sobre processo criativo.

Eu poderia escrever páginas e páginas sobre o curso, mas não temos espaço aqui. Então, vamos à parte que tem a ver com publicidade e criativos com cara de nada.

No curso, o professor apresentou exemplos de processo criativo na arte, na matemática, na biologia, no esporte e até na evolução das espécies. No meio disso, nos contou sobre um experimento realizado com chimpanzés. Em um primeiro momento, os animais recebiam tintas, pincéis e telas. Eles passavam horas pintando, e ficavam tão absortos na atividade que esqueciam de se alimentar e até de acasalar, ou seja, eles chegavam a deixar seus instintos de lado. Seus quadros eram complexos, inventivos e abundantes.

Em um segundo momento, introduziram nesse estudo uma recompensa: a cada obra que os chimpanzés entregassem aos pesquisadores, ganhariam uma guloseima (uma banana, digamos). Ao invés de pintar como loucos por estarem sendo pagos para fazer o que já gostavam, eles passaram a produzir menos e pior. Os quadros rarearam e eram feitos com menos esmero.

Calma que isso não é uma crítica ao dinheiro e como ele corrompe a arte, é sobre processo criativo. Quando os chimpanzés apenas pintavam, a motivação deles era intrínseca, ou seja, vinha de dentro, pintavam por pintar. Seus olhos estavam no quadro, nas cores, nas possibilidades, no processo. Quando passaram a ter uma motivação extrínseca, a pintura passou a ser um meio de alcançar a recompensa, e quanto antes o quadro ficasse pronto, melhor. Seus olhos estavam na banana.

E é isso que fazemos muitas vezes. Nossa banana pode ser o prazo, a verba, o formato, o gosto do cliente, a meta que temos que bater ou o leão que a agência precisa ganhar. Isso não significa que limitações acabam com a criatividade, pelo contrário, elas são essenciais para o processo criativo, mas isso é papo para outra hora. Isso significa que, muitas vezes, não estamos olhando para nosso job e sim para a recompensa que ele pode ou precisa trazer.

Com perguntas simples, a gente pode voltar nosso olhar para o trabalho que estamos fazendo e ir desenvolvendo um processo de criar. Isso faz sentido? É relevante? Tá bonito? Tá confuso? Vai fazer rir? Vai dar raiva? Ou vai dar vontade de comprar? É pegar o job e pensar nele, não nos cliques que ele precisa receber. Uma peça feita com toda minha concentração e consciência vai atrair esses cliques.

Trabalhando atualmente com contas voltadas para performance, eu lembro sempre de um chavão desse segmento: “nosso foco é no resultado”. Essa frase me lembra muito a mim mesma, lá na outra agência, com a cara de nada de quem acha que está olhando para a pintura, mas está mesmo é tentando enxergar a banana.

Tags: Artigos EspeciaisID\TBWAredação

Related Posts

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação
Artigos Especiais

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

...

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade
Artigos Especiais

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

...

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Desafios da inovação: as tecnologias do amanhã redefinindo o marketing de hoje

Desafios da inovação: as tecnologias do amanhã redefinindo o marketing de hoje

Next Post
CA Technologies anuncia Marília Hansen como Head de Field Marketing para o Brasil

CA Technologies anuncia Marília Hansen como Head de Field Marketing para o Brasil

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X