ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Por que Dark Stores são importantes para distribuição logística?

Artigos Especiais ABC por Artigos Especiais ABC
01/05/2022
em Artigos Especiais
0 0
Por que Dark Stores são importantes para distribuição logística?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Marcelo Paciolo, especialista em varejo da AGR Consultores

Ao longo dos últimos anos temos escutado a expressão “Dark Store”, principalmente após o início da pandemia. Mas afinal de contas, o que significa isso? Se fossemos traduzir literalmente do inglês para o português a expressão seria chamada de “Loja Escura”. Isso porque, conceitualmente, essas lojas são fechadas ao público, com atividades específicas de um centro de distribuição – armazenar, separar e entregar pedidos para os clientes. 

O ponto de diferenciação em relação aos centros de distribuição tradicionais está em dois aspectos: o espaço físico e a localização. É muito comum termos estruturas de CD’s enormes e localizadas em áreas mais distantes dos centros urbanos com maior densidade populacional. Em contrapartida, as Dark Stores são áreas que possuem praticamente as mesmas dimensões de uma loja tradicional e estão situadas em áreas urbanas bem próximas de seus consumidores. Importante ressaltar que a Dark Store não anula a função do CD, muito pelo contrário, ela agrega valor na cadeia logística, funcionando como o último estágio – e mais próximo – na entrega de um pedido para o consumidor final.

Esse modelo vem ganhando cada vez mais força em função do crescimento exponencial de compras online dos últimos anos. Sobre esses compradores, temos a estatística que mais de dois terços estão dispostos a pagar um valor de frete mais alto para que a entrega seja feita o mais rápido possível, de preferência no mesmo dia. Nesse cenário, entramos com as Dark Stores. Por terem layouts muito semelhantes à de uma operação de centro de distribuição e estarem mais próximas de consumidores de hábitos já conhecidos, elas permitem que as entregas sejam feitas em um prazo muito mais ágil que o modelo tradicional, agregando valor na experiência de compra dos consumidores.

Além do crescimento de compras pela internet, temos o conceito de omnicanalidade. Independente do canal onde a compra foi realizada (online ou offline), a experiência para o cliente sempre deve ser a mesma. Pensando nisso, as Dark Stores estão deixando de atender apenas o e-commerce e expandindo também para pedidos de retiradas físicas ou até mesmo abrindo as portas para que consumidores possam fazer compras presenciais. Essa função híbrida começou a ser utilizada por redes de supermercado e está ganhando força entre varejistas de produtos domésticos, vestuário e outros bens de consumo.

O modelo de operação possui outras vantagens além da possibilidade de entrega mais rápida. Lojas físicas com pouco movimento ou pouca rentabilidade podem ser transformadas de maneira simples em Dark Stores, com baixo custo de implantação e manutenção da operação, conseguindo atender tanto o público online quanto o offline de maneira eficaz. Por estarem mais próximas do consumidor final, trazem consigo uma redução considerável no custo de transporte e consequentemente nos danos ambientais relacionados à emissão de carbono. Além disso, na malha de distribuição dos varejistas, pulverizam a distribuição que antes estavam 100% concentradas nos CD’s, aumentando a capacidade de escoamento com menores prazos e menores custos.

Baseado nesses pontos, gigantes do varejo como o Walmart, o Carrefour e a Target estão inaugurando cada vez mais Dark Stores em diferentes regiões do mundo, incluindo na América Latina. A utilização delas como teste vale a pena para avaliar a atuação de um novo ponto em uma região, ao invés do modelo de expansão baseado em abertura tradicional de uma loja. 

Para implementar uma Dark Store é fundamental conhecer o público e suas respectivas preferências. Através dessas análises é possível determinar o mix ideal para essa loja, sempre buscando o equilíbrio entre o produto e sua profundidade. Como ponto de partida, o ideal é começar pelos produtos mais vendidos e procurados para que a partir deles essa mixagem seja calibrada. Tão importante quanto a definição do mix é a definição do modus operandi da loja. Utilizando o “know how” dos centros de distribuição, é fundamental que os processos de recebimento, armazenagem, picking e expedição estejam muito bem definidos e, se possível, suportados com a utilização de software de gerenciamento de estoques – WMS.  

Durante a pandemia do Coronavírus, com as lojas físicas fechadas por meses, muitos empresários tiveram que readequar seus negócios para o comércio virtual com a utilização de lojas físicas apenas como pontos de distribuição. As empresas que migraram para o modelo de Dark Stores estão percebendo suas vantagens e oportunidades e pretendem mantê-lo como parte de sua estratégia de distribuição. Por isso, podemos dizer que as dark stores não é mais um conceito do futuro do varejo, mas sim uma realidade. 

Tags: Artigos Especiaisdark storeslogística

Posts Relacionados

Omnidata Intelligence é o futuro do trade marketing
Artigos Especiais

Omnidata Intelligence é o futuro do trade marketing

...

As vantagens do Open Finance para quem está começando um negócio
Artigos Especiais

As vantagens do Open Finance para quem está começando um negócio

...

Qual o papel do software no seu produto?

Qual o papel do software no seu produto?

Ativismo versus oportunismo minoritário na gestão de empresas

Ativismo versus oportunismo minoritário na gestão de empresas

Cibersegurança em pauta: um assunto de relevância para o governo

Cibersegurança em pauta: um assunto de relevância para o governo

A dignidade menstrual afeta a dignidade humana e precisamos falar sobre ela

Quem somos nós na fila da crise dos recursos naturais?

A transformação digital precisa de uma mentalidade digital

A transformação digital precisa de uma mentalidade digital

Estamos vivendo a era das mídias: uma reflexão sobre os nossos tempos e o impacto no papel do marketing

Estamos vivendo a era das mídias: uma reflexão sobre os nossos tempos e o impacto no papel do marketing

Próximo
MegUp! abre vaga de estágio!

MegUp! abre vaga de estágio!

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.7k Assinantes

ABC Trends

  • KPMG contrata Luiz Rodrigo Barros e Silva e reforça Consultoria de Estratégia

    KPMG contrata Luiz Rodrigo Barros e Silva e reforça Consultoria de Estratégia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O que você advogado(a) perde em não gerir sua marca pessoal nas redes sociais?

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Contaí Summit, evento que reúne lideranças e empreendedores LGBTQIAP+ está de volta com patrocínio da AVON e Ambev

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Rede global de agências de triplo impacto (ati) cresce no Brasil e reforça movimento de críticas à indústria da comunicação e publicidade

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Vinicius Gambeta, da Agência de Bolso, lança livro sobre marketing estratégico e valor será destinado à ação social

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Como você executa seus eventos?

Eventos

Mês Atual

julho, 2022

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X