ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Por que apostar na estratégia de omnichannel para alavancar suas vendas?

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
26/12/2018
in Artigos Especiais
0 0
GHFLY anuncia conquista da conta Novo Mundo
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Raphael Oliveira

Não é novidade que o comportamento dos consumidores mudou, e muito. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais do país, 47% dos consumidores com acesso à internet têm o costume de pesquisar online antes de finalizar uma compra em alguma loja física.

Diante disso, é extremamente importante que os varejistas estejam atentos às melhores práticas do mercado, colocando o consumidor à frente das decisões estratégicas dos canais de venda. No varejo, por exemplo, os clientes buscam por preço, mas também estão atentos para a entrega, frete, condições de pagamento, experiência de compra e a possibilidade de adquirir um produto no online e retirar na loja física (o chamado Click and Collect). Esse último, sem dúvidas, é o mais importante de uma estratégia omnichannel. 

Segundo o Google, aproximadamente 42% dos consumidores online acreditam que a multicanalidade seja o aspecto mais importante na decisão de uma compra. Esse dado mostra que as marcas precisam criar ações inovadoras e que impactem seu público-alvo tanto nos canais online, como nos offlines. Por isso, acredito que um dos passos importantes é integrar os estoques físicos e online por meio de um ERP. Dessa forma, é possível administrar ambos de forma simultânea, eliminando as chances de dar qualquer tipo de erro.

Para que a implementação multicanal dê certo, unificar a comunicação é um passo importante para o sucesso do negócio. Atualmente, existem muitos varejistas que se comunicam de formas diferentes com quem compra na loja e quem prefere adquirir um produto no site. Isso, além de provocar uma confusão, mostra que a marca não tem uma identidade 100% alinhada e definida. Nesse caso, sugiro que as mensagens veiculadas nos sites, nas lojas e até mesmo nas redes sociais, sigam um padrão.

Hoje, também é possível usar diversos canais para fazer anúncios online com o estoque físico de uma loja, como é o caso do Google Shopping. No Facebook e Instagram, por exemplo, as possibilidades de anúncios segmentados por geolocalização são capazes de entregar ofertas para pessoas que estejam em um raio de um ou dois quilômetros da loja física. O Waze, por sua vez, consegue impactar usuários que passam de carro na frente dos estabelecimentos. E essas são só algumas das estratégias on e off que podem ser executadas com foco na multicanalidade.

Quando falamos sobre as melhores ferramentas para se comunicar com seu público, sem dúvidas os canais digitais hoje têm uma capilaridade e impacto imensurável. Além de cobrar pela performance, ou seja, por cliques ou conversões, são bem mais baratos se comparados às mídias tradicionais. No digital, os varejistas têm muito mais liberdade e podem construir audiência e ter o feedback real timede suas campanhas ou anúncios específicos. O consumidor está cada vez mais conectado e sua marca precisa estar também.

Por fim, acredito que o digital tornou o consumidor mais empoderado. Antes, as marcas estavam no centro das conversas e detinham o poder da emissão da mensagem. Hoje, essa realidade se inverteu. Após veicular um anúncio, a voz do consumidor tem mais peso do que o próprio anúncio. Vale mais o que o cliente falou sobre a campanha, do que a própria peça publicitária em si. Por isso, estar atento às novas mídias, ter ferramentas adequadas para responder rapidamente às demandas dos novos consumidores e, principalmente, ter um parceiro competente para auxiliar durante o processo de transformação digital, é fundamental para se diferenciar dos concorrentes e ser realmente disruptivo no varejo. E aí, você está preparado? 

*Raphael Oliveira, Growth Hacking Coordinator da GhFly, agência referência em marketing digital e líder em performance.

Tags: Artigos Especiais

Related Posts

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade
Artigos Especiais

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

...

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação
Artigos Especiais

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

...

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Next Post
Banco Inter reforça time de atendimento com assistente virtual

Banco Inter reforça time de atendimento com assistente virtual

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual rede social você mais utiliza no seu dia a dia?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X