ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Por que a gamificação é tendência em treinamentos corporativos?

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
18/02/2021
in Artigos Especiais
0 0
Por que a gamificação é tendência em treinamentos corporativos?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Felipe dos Santos, CEO da Play2Sell

Ao longo das últimas décadas, a vida corporativa ficou mais competitiva, dinâmica, estratégica e passou a exigir cada vez mais profissionais de alta performance. À medida em que a tecnologia cresceu e ganhou espaço, gestores e líderes entenderam a necessidade de buscar alternativas didáticas e interativas para auxiliar na formação de equipes como parte de seu treinamento para gestores, executivos e profissionais de variadas áreas.

Desde então, essa busca por conhecimento, a fim de se diferenciar dos concorrentes, atraiu investimentos em plataformas e trouxe ao mercado uma tendência que une o mundo dos games à realidade de empresas. A gamificação (gamification, do inglês) é a aplicação de dinâmicas de jogos digitais à situações do cotidiano da empresa, cujo objetivo vai além da diversão. De acordo com estudo realizado pela P&S Market Research a expectativa é de que o faturamento do setor ultrapasse $22 bilhões de dólares até 2022.

Para ficar mais claro o porquê a gamificação ganhou espaço e se fortaleceu no mundo corporativo, é importante ressaltar que um dos principais objetivos identificados por empresas é melhorar processos, o aprendizado dos colaboradores e promover a participação voluntária da equipe. Indo além do entretenimento e diversão, a gamificação é o caminho mais didático e de fácil compreensão para transformar comportamentos, engajar o time e despertar características da vida humana no ambiente de trabalho como: competitividade e cooperação.

Através da evolução dos desafios e sistemas de pontuação, similar aos jogos de videogame, o colaborador desenvolve melhor questões comportamentais e funções cognitivas. Desta forma o cérebro consegue assimilar com mais clareza o conhecimento, armazenando  informações por mais tempo.

Provando ser mais do que uma tendência passageira, a gamificação mostrou-se de extrema importância para o mercado e um excelente método para motivar vendedores e clientes, tornando a jornada e experiência mais interessante. Tamanha relevância conquistou grandes empresas, que incorporaram à sua estratégia comercial e modelo de gestão e negócios o método baseado em games e recompensas, a fim de tornar membros de sua equipe verdadeiros embaixadores da marca, que possam compartilhar com propriedade a cultura, visão e missão da empresa.

Entretanto, para que funcione e traga retorno à companhia, é necessário dedicação, planejamento e tempo. Ações que definem desde o público-alvo até o processo que será gamificado. Quando bem estruturada e executada corretamente, a gamificação traz uma série de benefícios, como funcionários mais engajados e motivados, o que reflete diretamente no relacionamento com o cliente e crescimento da empresa.

Por fim, a gamificação veio para ficar e está revolucionando o mercado – quebrando barreiras e ampliando o seu alcance aos mais variados setores como: imobiliário, financeiro, educacional, industrial, o de saúde e etc. Em linhas gerais, a estratégia de “gamificar” processos e incorporar à treinamentos corporativos, beneficia todo um ecossistema, impactando positivamente a empresa, o funcionário e os clientes.

*Felipe dos Santos é formado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é CEO e sócio-fundador da Play2Sell – plataforma especializada no treinamento de vendedores por meio de games no Brasil.

Tags: Artigos Especiais

Related Posts

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca
Artigos Especiais

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca

...

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade
Artigos Especiais

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade

...

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Next Post
Além da vitrine: o papel da tecnologia em um mundo de varejo digital

Além da vitrine: o papel da tecnologia em um mundo de varejo digital

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual rede social você mais utiliza no seu dia a dia?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X