A Plenapausa, primeira femtech a promover informação, solução e acolhimento para mulheres em menopausa no Brasil, com um pouco mais de um ano de fundação, foi selecionada para compor uma seleta lista de startups para passar por um processo de aceleração nos Estados Unidos, promovido pela Matter, principal incubadora de saúde e centro de inovação americano. As seletivas foram feitas com dezenas de nomes entre 7 países e a brasileira foi a única escolhida fora dos Estados Unidos.
O programa, que conta com parceiros como Astellas Pharma US, Walgreens, BayCare, Parkview Health, University of Chicago Medicine, consiste em incentivar o setor de inovação para a saúde da mulher, com o foco em capacitar e apoiar mulheres durante a transição da menopausa, uma vez que, segundo entrevistas e análises do Health Advances, North American Menopause Society, a saúde reprodutiva compreende 95% do espaço de investimento de femtechs, restando apenas 5% de investimento para menopausa.
No Brasil, a Plenapausa que está no mercado desde agosto de 2021, tem preenchido as lacunas relacionadas a saúde de mulheres 40+, com solução em produtos e o lançamento de um aplicativo para auxiliar nos sintomas, além de promover informação gratuita e acolhimento. “De acordo com as análises do Health Advances, North American Menopause Society, estima-se que 1,1 bilhão de mulheres em todo o mundo estarão na pós-menopausa até 2025, por isso é muito importante que o mercado esteja com um olhar atento a esta fase. E para nós, que somos pioneiras em nosso país, é gratificante ter sido selecionada para este processo que, certamente, beneficiará mulheres em menopausa do mundo todo”, afirmam as empreendedoras e fundadoras da Plenapausa, Márcia Cunha e Carla Moussalli.
Com a aceleração, a Plenopausa visa a preparação para sua primeira rodada de captação.