ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mercado

Plastic Blood exibe produtos feitos com microplásticos retirados de sangue humano

Criação da DM9 para a OKA Biotech revela resquícios nocivos em nosso organismo e propõe uma alternativa que vem da natureza

Redação ABCCOM by Redação ABCCOM
28/04/2025
in Mercado
0 0
Plastic Blood exibe produtos feitos com microplásticos retirados de sangue humano
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

A OKA Biotecnologia e a DM9 criaram o Plastic Blood, um projeto de design, biotecnologia e sustentabilidade que usa o microplástico, extraído do sangue humano, para desenvolver uma linha de produtos figurativos: copos, canudos, sacolas e garrafas.

Para dar vida à ação, o projeto extraiu microplásticos de 1.000 bolsas descartadas, aproximadamente 450 litros, usando um processo de diálise adaptada e isolamento enzimático. Com o material obtido, foram impressos objetos em 3D para uma exposição criada pela DM9. 

Pesquisas mostram que ingerimos cerca de 5g de microplásticos* semanalmente por meio da água, alimentos e contato com embalagens plásticas. Segundo estudo da University of Newcastle, na Austrália, divulgado em relatório da Ong WWF, é como se cada pessoa ingerisse um cartão de crédito por semana. Ao longo da vida, estima-se que cada pessoa terá 25kg de microplástico no organismo**, envenenando lentamente o corpo humano, podendo causar demência, câncer e doenças neurodegenerativas.

Quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo***, o Brasil recicla efetivamente somente 1% deste material. E, apesar de já termos nos acostumado a ver imagens de montanhas de material sintético poluindo nossos oceanos, saber que ele circula em nossas veias é alarmante. Até porque, este microplástico que corre em nosso sangue se espalha pelos demais órgãos, podendo ser encontrado nos pulmões, útero, cérebro e até no leite materno.

“Nosso desafio criativo era transformar uma questão microscópica e invisível em uma experiência física, emocional e midiática. Plastic Blood reimagina a poluição plástica não como uma questão ambiental, mas como uma crise de saúde humana. Essa transformação chocante cativa e perturba, forçando as pessoas a confrontar o que vive dentro delas devido ao uso diário do plástico.”, afirma Laura Esteves, VP de criação da DM9.

Além de alertar sobre o tema, a campanha também apresenta uma alternativa concreta, viável e revolucionária: a OKA Biotech, uma empresa que produz materiais 100% biodegradáveis e naturais, capazes de substituir o plástico em praticamente todas as indústrias.

“Nosso processo produtivo é limpo. Além de zero resíduos, pouca demanda de água na cadeia industrial e uso de energia renovável, utilizamos como matéria-prima a mandioca. Isso resulta em produtos práticos, resistentes, térmicos, 100% biodegradáveis e até comestíveis. Dessa forma, as empresas têm a possibilidade de usar embalagens que reduzem a poluição”, garante Érika Cezarini Cardoso, fundadora da Oka biotecnologia e Dooka 360. 

Clique aqui e acesse o vídeo da campanha: https://youtu.be/vA2g6lLR2V0

*Estudo divulgado no relatório “No plastic in nature: assessing plastic ingestion from nature to people”.
** Segundo o estudo “Ingested microplastics: Do humans eat one credit card per week?”.
***A informação é do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) — movimento que reúne empresas de diversos setores.

Tags: mercadoPlastic Blood

Related Posts

Grey Brasil lança operação dedicada à inteligência de atuação com creators
Mercado

Grey Brasil lança operação dedicada à inteligência de atuação com creators

...

Jones revoluciona a Employee Advocacy com Creators School
Mercado

Jones revoluciona a Employee Advocacy com Creators School

...

SoftExpert anuncia contratação de COO para impulsionar crescimento global

SoftExpert anuncia contratação de COO para impulsionar crescimento global

Sodiê Doces recebe prêmio de Franqueadora do Ano pela ABF

Sodiê Doces recebe prêmio de Franqueadora do Ano pela ABF

Feira Mundo Mix chega ao São Bernardo Plaza com variedade de produtos de diferentes países

Feira Mundo Mix chega ao São Bernardo Plaza com variedade de produtos de diferentes países

Baly Muscle Protein: 1º energy drink proteico do mundo é lançado pela Baly Brasil na APAS Show 2025

Baly Muscle Protein: 1º energy drink proteico do mundo é lançado pela Baly Brasil na APAS Show 2025

Aceleradora Habitat Senai conecta startups ao programa TecNova III

Aceleradora Habitat Senai conecta startups ao programa TecNova III

PilotIn anuncia Marcio Lewensztajn como novo CFO

PilotIn anuncia Marcio Lewensztajn como novo CFO

Next Post
Yalo e Mondelēz Brasil sobem ao palco do APAS Show 2025 para discutir como a digitalização de canais tradicionais impacta o varejista

Yalo e Mondelēz Brasil sobem ao palco do APAS Show 2025 para discutir como a digitalização de canais tradicionais impacta o varejista

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X