ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mantenedores

Plano de marketing: Como elaborar?

Promopress Gráfica Off set e Digital by Promopress Gráfica Off set e Digital
17/10/2018
in Mantenedores, Sem Categoria
0 0
Plano de marketing: Como elaborar?
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Você sabe como elaborar um plano de marketing eficiente para a sua empresa? Nesse post, vamos te explicar e mostrar a sua importância. Confira!

Saber como criar um plano de marketing eficiente é uma das principais dificuldades dos profissionais da área e empreendedores.

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser usada regularmente e atualizada sempre.

Ele auxilia empreendedores a se adaptar às constantes mudanças do mercado, identificar tendências e, com isso, criar vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Etapas do plano de marketing

O plano de marketing tem quatro etapas muito importantes para que os empresários tomem as decisões certas e seguras para alcançar os objetivos pretendidos.

A primeira é o planejamento. Ele é estabelecido com base na definição do seu negócio.

A partir disso, é feito a análise de ambiente, onde é de extrema importância a aplicação das seguintes matrizes:

Planejamento

  • Macroambiente e Microambiente;
  • GE (General Eletric);
  • BCG ( Boston Consulting Group);
  • Swot ( Forças – Strengths, fraquezas – Weakness, oportunidades – Opportunities e ameaças –Threats).

Matrizes Ambientais

Microambiente

O microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam em sua capacidade competitiva, como a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes, etc.

Macroambiente

O macroambiente vai além do controle da empresa, encontrando-se no mundo das variáveis.

Para a empresa, cabe apenas a adaptação. O macroambiente representa oportunidades e ameaças para empresa.

Variáveis do macroambiente

  • Demográfico;
  • Natural;
  • Econômico;
  • Sociocultural;
  • Tecnológico;
  • Político-legal;

Matriz GE

A matriz GE, também chamada, pelo mercado, de matriz McKinsey surgiu como uma alternativa à Matriz BCG, visando a sua utilização na administração de produtos, marcas e unidades de negócio.

Além disso, ajuda as organizações a decidir onde investir ou quais produtos ou marcas adicionar ao portfólio.

Matriz BCG

Define e compara a diferença de produtos ou unidades de negócio de uma empresa, baseado em volume de vendas, participação e crescimento de mercado.

Ela tem o objetivo de tornar as decisões estratégicas mais adequadas sobre cada produto ou negócio analisado.

A matriz BCG possui quatro quadrantes, sendo eles:

  • Interrogação – aumentar a participação no mercado;
  • Estrela – preservar a participação no mercado;
  • Vaca leiteira – conseguir o máximo de negócio e aos poucos descontinuá-lo;
  • Abacaxi – vender ou encerrar o negócio.

Após serem feitas as análises para saber como lidar com aquele determinado ambiente, passamos para a segunda etapa do plano de marketing.

Definir o seu público-alvo é uma das fases mais importantes do seu planejamento.Pode-se começar com uma breve pesquisa com conhecidos e potenciais clientes.

Em seguida, iniciar um processo de pesquisa de mercado e marketing para ter mais detalhes sobre comportamento, gênero, idade, classe e outras informações que irão auxiliar na hora de delinear as ações do plano de marketing.

Delimitar os objetos é o próximo passo para definir onde o seu negócio quer chegar e em quanto tempo ele pretende alcançar esse objetivo.

Um objetivo precisa ter número e prazo, ou seja, uma meta, onde será possível determinar se seu plano de marketing teve sucesso ou não.

É muito importante definir quais são as ações que serão feitas e quais resultados são esperados dessas ações para atingir os resultados pretendidos.

É preciso explicar as estratégias adotadas no seu planejamento, com base nos 4P’s do composto de marketing. São eles:

  • Produto – nome, qualidade, embalagem, garantia, etc;
  • Preço – tabela de preços, descontos, condições de pagamento, etc;
  • Praça – canais de distribuição, localização, prazos de entrega, logística, etc;
  • Promoção – propaganda, relações públicas, venda direta, programas promocionais, etc.

Implementação

A implementação é a etapa na qual se executam as estratégias de marketing, que devem assegurar a realização dos objetivos e das metas da empresa.

O plano de ação é desenvolvido com base na especificação das atividades a serem desempenhadas, no seu período de execução, na forma como serão feitas, quem as fará e com que custo.

Cronograma

O monitoramento da duração de cada ação, os resultados e os recursos necessários que foram utilizados devem ser colocados no papel.

Com isso, fica mais fácil de analisar o que deu certo e o que deu errado para que os erros sejam corrigidos e continuar melhorando cada vez mais.

Vantagens de um plano de marketing

Conhecimento do mercado e concorrentes

Conhecer o mercado e os concorrentes pode esclarecer algumas ações que a equipe não havia pensado inicialmente e que estão sendo executadas pelo seus concorrentes.

Além disso, auxilia na identificação de diferenciais competitivos no mercado.

Reconhecimento de marca

Um plano de marketing efetivo faz com que sua marca tenha reconhecimento, visando colocar a sua marca na mente do consumidor de maneira positiva.

A marca passa a fazer parte do estilo de vida das pessoas, e muitos desses clientes passam a defendê-la com unhas e dentes.

Eficiência no planejamento estratégico

Com o plano de marketing a empresa consegue alinhar melhor essa área com as demais e permitir que o planejamento realizado para o negócio seja executado como o esperado.

Coordenação de campanha

Permite uma melhor coordenação das campanhas, assim como ajuda a equipe a enxergar suas funções, deveres, objetivos e prazos de entrega.

Gostou das dicas? Acesse nosso site, www.promopress.com.br. No blog da Promopress Gráfica você fica sabendo tudo sobre o mundo empresarial.

Related Posts

Mootag contrata novo coordenador de conteúdo e redação
Mercado

Mootag contrata novo coordenador de conteúdo e redação

...

Lance! anuncia clube de assinatura com conexão direta ao torcedor
Jogada do Marketing

Lance! anuncia clube de assinatura com conexão direta ao torcedor

...

Salão de Humor sobre Doação de Órgãos 2025 promove arte, empatia e conscientização em todo o Brasil

Salão de Humor sobre Doação de Órgãos 2025 promove arte, empatia e conscientização em todo o Brasil

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Adistec fortalece ecossistema de canais com serviços profissionais personalizados e colaboração estratégica

Madhouse TV, de FURIA e Podpah, fecha parceria com Prime Video

Madhouse TV, de FURIA e Podpah, fecha parceria com Prime Video

RX investe em novos formatos para conferências no Brasil

RX investe em novos formatos para conferências no Brasil

Lincoln Ando, da idwall, é reconhecido como líder global em identidade digital pela Okta

Lincoln Ando, da idwall, é reconhecido como líder global em identidade digital pela Okta

Next Post
5 dicas para uma entrevista de emprego do ponto de vista de um CEO

5 dicas para uma entrevista de emprego do ponto de vista de um CEO

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual rede social você mais utiliza no seu dia a dia?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X