O “Chacoalha”, programa ao vivo promovido pela FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda), com o apoio dos SINAPROS (Sindicatos das Agências de Propaganda), recebeu, nesta quarta-feira (28/10), o Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios na Kantar IBOPE Media, Paulo Arruda, para falar sobre o levantamento “As expectativas para a Black Friday 2020”.
No bate-papo conduzido por Daniel Queiroz, presidente da FENAPRO, Paulo Arruda destacou que esta pode ser a melhor Black Friday do e-commerce, em função do grande aumento das compras online no período da pandemia. “Muitas pessoas ainda tinham receio de adquirir produtos em plataformas online, mas o fechamento do comércio físico levou os consumidores a um novo hábito”, destacou.
De acordo com a pesquisa, 39% do universo pesquisado afirmou que adiou a compra de algum produto durante a pandemia, entre eles: aparelhos tecnológicos para uso pessoal (27%), roupas e calçados (24%), equipamentos esportivos (18%) e equipamentos tecnológicos (17%).
Por conta da pandemia e da prudência em sair de casa, as pessoas buscaram novas formas de comprar, com menos contato físico e longe de aglomerações, tornando o e-commerce um aliado. Neste período, a pesquisa apontou que 30% das pessoas aumentaram as compras online, enquanto apenas 5% aumentaram as compras em loja físicas; 31% mantiveram suas compras online e 23% continuaram comprando em lojas físicas; enquanto 19% diminuíram as compras online e 66% diminuíram as compras em lojas físicas.
Apontando tendências, a pesquisa da Kantar IBOPE Media revelou que 72% da população pesquisada passou a comprar alguma categoria de produto ou serviço online durante a pandemia. E, agora, 46% das pessoas que participaram da pesquisa, dizem que pretendem fazer compras nessa Black Friday.
Entre as pessoas que afirmaram que pretendem fazer compras na Black Friday, a maioria (54%) afirmou que costuma acompanhar os preços e vai realizar as compras se os descontos estiverem realmente bons. Apenas 6% das pessoas que pretendem participar da Black Friday reconhecem que muitas vezes acabam fazendo compras por impulso. Entre os que pretendem fazer compras nesta edição da Black Friday, 25% são compradores recorrentes e já têm experiências com as compras nessa data. No entanto, 15% das pessoas que pretendem comprar na Black Friday farão sua primeira experiência este ano e/ou será a primeira vez que farão compras nesta data.
Entre o público que planeja fazer compras na Black Friday pela primeira vez, destaca-se os moradores de Fortaleza, no topo das intenções de compra, com 24%; seguida por Recife (19%), Florianópolis (18%), Campinas (17%), Curitiba (16%), Distrito Federal (15%), Goiânia (15%), São Paulo (14%), Salvador (14%), Rio de Janeiro (13%), Vitória (13%), Belo Horizonte (12%) e Porto Alegre (10%). Os eletrônicos (54%) são os itens de preferência na cabeça do comprador de primeira viagem, seguidos por eletrodomésticos (43%), roupas (38%), calçados (32%) e linha branca (20%).
“Esses números revelam que as pessoas perderam o medo de adquirir produtos como roupas e calçados pela Internet, e também apontam outras mudanças de comportamento. Por exemplo, a substituição de produtos da linha branca está relacionada a vida mais dentro de casa, o que deve continuar por mais algum tempo”, observa Arruda.
O levantamento mostra, ainda, que 88% dos entrevistados dizem lembrar de ter visto publicidade sobre Black Friday em algum meio nos anos anteriores. Em primeiro lugar está a TV, com 69% das lembranças de publicidade sobre a Black Friday, seguida de sites de internet, com 42% e, por fim, as redes sociais, com 35%. Este número não é por acaso, pois normalmente, a partir do início de novembro, será possível ver uma intensificação de campanhas para a data. Em 2019, por exemplo, as marcas relacionadas à categoria Lojas de Departamento, aumentaram em 20% os investimentos em publicidade em novembro, comparativamente a outubro do mesmo ano. Quando se olha, exclusivamente, para as mídias digitais, a intensificação de publicidade foi ainda maior, com um aumento de 50% das impressões no mês da Black Friday.
Por fim, ele mencionou ainda que a Black Friday deve antecipar, em parte, as compras do Natal, assim como, ao longo dos próximos anos, empatar com o Dia das Mães em vendas.
O Programa Chacoalha é transmitido pelo canal da Fenapro no Youtube, e está disponível neste link.