ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Comunicação

Pesquisa sobre as expectativas para a Black Friday 2020 foi o tema do Chacoalha desta quarta-feira (28/10), realizado pela FENAPRO

O convidado foi Paulo Arruda, Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios na Kantar IBOPE Media, que apresentou dados inéditos sobre as tendências de comportamento do consumidor para a data

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
01/11/2020
in Comunicação
0 0
Fenapro debate como o projeto SIM, do Grupo Globo, pode fomentar o mercado publicitário
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

O “Chacoalha”, programa ao vivo promovido pela FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda), com o apoio dos SINAPROS (Sindicatos das Agências de Propaganda), recebeu, nesta quarta-feira (28/10), o Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios na Kantar IBOPE Media, Paulo Arruda, para falar sobre o levantamento “As expectativas para a Black Friday 2020”.

No bate-papo conduzido por Daniel Queiroz, presidente da FENAPRO, Paulo Arruda destacou que esta pode ser a melhor Black Friday do e-commerce, em função do grande aumento das compras online no período da pandemia. “Muitas pessoas ainda tinham receio de adquirir produtos em plataformas online, mas o fechamento do comércio físico levou os consumidores a um novo hábito”, destacou.

De acordo com a pesquisa, 39% do universo pesquisado afirmou que adiou a compra de algum produto durante a pandemia, entre eles: aparelhos tecnológicos para uso pessoal (27%), roupas e calçados (24%), equipamentos esportivos (18%) e equipamentos tecnológicos (17%).

Por conta da pandemia e da prudência em sair de casa, as pessoas buscaram novas formas de comprar, com menos contato físico e longe de aglomerações, tornando o e-commerce um aliado. Neste período, a pesquisa apontou que 30% das pessoas aumentaram as compras online, enquanto apenas 5% aumentaram as compras em loja físicas; 31% mantiveram suas compras online e 23% continuaram comprando em lojas físicas; enquanto 19% diminuíram as compras online e 66% diminuíram as compras em lojas físicas.

Apontando tendências, a pesquisa da Kantar IBOPE Media revelou que 72% da população pesquisada passou a comprar alguma categoria de produto ou serviço online durante a pandemia. E, agora, 46% das pessoas que participaram da pesquisa, dizem que pretendem fazer compras nessa Black Friday.

Entre as pessoas que afirmaram que pretendem fazer compras na Black Friday, a maioria (54%) afirmou que costuma acompanhar os preços e vai realizar as compras se os descontos estiverem realmente bons. Apenas 6% das pessoas que pretendem participar da Black Friday reconhecem que muitas vezes acabam fazendo compras por impulso. Entre os que pretendem fazer compras nesta edição da Black Friday, 25% são compradores recorrentes e já têm experiências com as compras nessa data. No entanto, 15% das pessoas que pretendem comprar na Black Friday farão sua primeira experiência este ano e/ou será a primeira vez que farão compras nesta data.

Entre o público que planeja fazer compras na Black Friday pela primeira vez, destaca-se os moradores de Fortaleza, no topo das intenções de compra, com 24%; seguida por Recife (19%), Florianópolis (18%), Campinas (17%), Curitiba (16%), Distrito Federal (15%), Goiânia (15%), São Paulo (14%), Salvador (14%), Rio de Janeiro (13%), Vitória (13%), Belo Horizonte (12%) e Porto Alegre (10%). Os eletrônicos (54%) são os itens de preferência na cabeça do comprador de primeira viagem, seguidos por eletrodomésticos (43%), roupas (38%), calçados (32%) e linha branca (20%).

“Esses números revelam que as pessoas perderam o medo de adquirir produtos como roupas e calçados pela Internet, e também apontam outras mudanças de comportamento. Por exemplo, a substituição de produtos da linha branca está relacionada a vida mais dentro de casa, o que deve continuar por mais algum tempo”, observa Arruda.

O levantamento mostra, ainda, que 88% dos entrevistados dizem lembrar de ter visto publicidade sobre Black Friday em algum meio nos anos anteriores. Em primeiro lugar está a TV, com 69% das lembranças de publicidade sobre a Black Friday, seguida de sites de internet, com 42% e, por fim, as redes sociais, com 35%. Este número não é por acaso, pois normalmente, a partir do início de novembro, será possível ver uma intensificação de campanhas para a data. Em 2019, por exemplo, as marcas relacionadas à categoria Lojas de Departamento, aumentaram em 20% os investimentos em publicidade em novembro, comparativamente a outubro do mesmo ano. Quando se olha, exclusivamente, para as mídias digitais, a intensificação de publicidade foi ainda maior, com um aumento de 50% das impressões no mês da Black Friday.

Por fim, ele mencionou ainda que a Black Friday deve antecipar, em parte, as compras do Natal, assim como, ao longo dos próximos anos, empatar com o Dia das Mães em vendas.


O Programa Chacoalha é transmitido pelo canal da Fenapro no Youtube, e está disponível neste link.

Tags: chacoalhaComunicaçãoFenapro

Related Posts

Ligga lança campanha “Me Ligga” com foco em expansão de marca no Paraná
Campanhas

Ligga lança campanha “Me Ligga” com foco em expansão de marca no Paraná

...

Morana lança campanha “Essenciais” com Jordanna Maia, Mariana Goldfarb e Reis Rodrigues
Campanhas

Morana lança campanha “Essenciais” com Jordanna Maia, Mariana Goldfarb e Reis Rodrigues

...

Hand Talk e Casas Bahia lançam campanha para promover acessibilidade digital e oportunidades reais para pessoas com deficiência

Hand Talk e Casas Bahia lançam campanha para promover acessibilidade digital e oportunidades reais para pessoas com deficiência

O Boticário apresenta Novo Liz em campanha estrelada por Solange Almeida para celebrar a força das raízes femininas

O Boticário apresenta Novo Liz em campanha estrelada por Solange Almeida para celebrar a força das raízes femininas

TAITRA lança campanha “Go Healthy with Taiwan” com premiação de US$ 30 mil para projetos na área da saúde

TAITRA lança campanha “Go Healthy with Taiwan” com premiação de US$ 30 mil para projetos na área da saúde

Consórcio Honda convoca a internet para o São João e lança forró colaborativo com a cantora Lucy Alves

Consórcio Honda convoca a internet para o São João e lança forró colaborativo com a cantora Lucy Alves

Nio estreia com campanha “Internet nova, você leve” e Isadora Cruz como protagonista

Nio estreia com campanha “Internet nova, você leve” e Isadora Cruz como protagonista

Espaçolaser celebra São João em campanha com foco em regionalização

Espaçolaser celebra São João em campanha com foco em regionalização

Next Post
SFI CHIPS no Sertões: seja como patrocinadora ou provedora de soluções tecnológicas para vencedores

SFI CHIPS no Sertões: seja como patrocinadora ou provedora de soluções tecnológicas para vencedores

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X