A SEMrush, líder global em marketing digital, preparou um levantamento com os top 100 e-commerces brasileiros de diversas categorias e gostaria de compartilhar com você os principais insights desta pesquisa.
As categorias avaliadas são: Esportes & Recreação; Crianças; Alimentação; Eletrônicos, Saúde; Casa & Jardim; Vestuário; Móveis & Decoração e Viagem.
Considerando toda a amostra de e-commerces do estudo, as fontes de tráfego representam os canais da web que o consumidor chegou até o e-commerce. De uma maneira geral, 88% deles são através de tráfego direto, ou seja, digitam diretamente o endereço do site na barra de navegação. Já 7.3% dos usuários chegam ao e-commerce através de pesquisa porque digitam primeiramente nos mecanismos de buscas, como Google e Bing. Outra possível fonte de tráfego é a de referência, quando o link é citado em algum artigo ou material que esteja na web, e representa 2%. Outra possibilidade é investir em anúncios, sendo 1,98% dos consumidores através de tráfego pago. A minoria (0,57%) dos visitantes são provenientes das redes sociais.
Se tratando de e-commerce, os descontos são sempre bem vindos pelos consumidores. A frequência de utilização dos descontos são:
10% desconto – 20.77%
50% de desconto – 16.43%
5% de desconto – 16.22%
15% de desconto – 11.98%
70% de desconto – 10.36%
80% de desconto – 6.28%
25% de desconto – 4.08%
Os gatilhos emocionais mais populares entre os e-commerces são: frete grátis (100%); Desconto (93.8%); Em até 10x sem juros (33.3%); Produtos mais desejados (51%).
Outra análise feita pela SEMrush é em relação aos gastos publicitários. A categoria de alimentação é a menos dependente de investimentos com publicidade online: 91% investem até R$3.800 por mês. Enquanto 64% dos e-commerces de vestuário investem mais de 190 mil reais mensais. A categoria Viagens segue atrás, com 57% dos e-commerces investindo valores superiores a 190 mil mensais.