ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Marketing Pesquisa e Dados

Pesquisa inédita sobre diversidade mostra que público prefere marcas com propósito

Segundo levantamento apresentado durante o 9º Fórum de Marketing Empresarial, consumidores consideram oportunista quando marcas e instituições manifestam apoio a determinadas causas sem vivenciar e praticá-las.

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
15/09/2018
in Pesquisa e Dados
0 0
Pesquisa inédita sobre diversidade mostra que público prefere marcas com propósito
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Uma pesquisa inédita sobre diversidade, divulgada durante o 9º Fórum de Marketing Empresarial, no último sábado, dia 25, avaliou os impactos dessa discussão em campanhas e na comunicação publicitária. Realizado pela Officina Sophia Conhecimento Aplicado, o estudo foi apresentado pelo presidente da instituição, o sociólogo Paulo Secches.

Tendo como cenário o embate de grupos com ideologias opostas, como defensores de minorias e do respeito à diversidade, de um lado, e movimentos conservadores, do outro, o objetivo da pesquisa é entender o que a população pensa do posicionamento de marcas e instituições ante a diversidade. Para isso, foram entrevistadas 2 mil pessoas das regiões Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste, com idade entre 18 e 50 anos, de diferentes classes sociais.

Ao serem questionados se marcas e instituições deveriam apoiar determinadas causas/bandeiras, a reação dos entrevistados é, predominantemente favorável, variando de acordo com o tema: a tendência de a resposta ser positiva é maior quando os assuntos são diferentes cores de pele (83%), respeito e convivência com idosos (82%), igualdade entre homens e mulheres (81%), igualdade entre ricos e pobres (77%), liberdade de religião (75%), empoderamento feminino (75%), respeito e convivência com migrantes (74%) e respeito e convivência com homossexuais (72%). Por outro lado, temas polêmicos têm maior reprovação, por exemplo aborto e maconha, com 23% e 21% de simpatizantes a empresas que apoiam abertamente essas bandeiras, respectivamente.

O estudo também indicou que 48% dos entrevistados considera que o apoio de marcas e instituições a causas ocorre de forma oportunista, enquanto outro grupo considera que ele seja feito com responsabilidade com a sociedade e o futuro (40%). Há também aqueles que interpretam a atitude como sendo sincera (26%) e outros que a consideram sem responsabilidade com a sociedade e o futuro (8%).

Marcas com propósito, que buscam engajamento e cultivam um ecossistema de valor, têm maior probabilidade de conquistar o público (67%) do que aquelas que simplesmente buscam o lucro (21%). Além disso, o consumidor está disposto a pagar mais justamente por produtos de marcas com propósito.

“Construir um propósito de marca, ou uma marca com propósito é, antes de tudo, de interesse do negócio e condição da sua sustentabilidade futura, com rentabilidade. E este propósito pode ser construído sobre a diversidade”, afirma Secches.

O levantamento conclui que relacionamentos superficiais não bastam: os consumidores querem marcas que mostrem e pratiquem, de forma autêntica e verdadeira, a sua dimensão humana, contribuindo de forma concreta para suas vidas.

Tags: diversidadeLidepesquisa

Related Posts

Dia das Mães: tendência de compras online deve se consolidar como principal canal de consumo em 2025
Pesquisa e Dados

Dia das Mães: tendência de compras online deve se consolidar como principal canal de consumo em 2025

...

Pesquisa mostra que 61% dos consumidores aprovam a interação com chatbots
Pesquisa e Dados

Pesquisa mostra que 61% dos consumidores aprovam a interação com chatbots

...

5 lições que as marcas devem aprender com cada geração

5 lições que as marcas devem aprender com cada geração

Estudo inédito revela que 98% das empresas enfrentam déficit de profissionais com habilidades em nuvem

Estudo inédito revela que 98% das empresas enfrentam déficit de profissionais com habilidades em nuvem

Estudo da FTI Consulting revela que executivo brasileiro é mais preocupado com cibersegurança, mas tem dificuldade em entender riscos

Estudo da FTI Consulting revela que executivo brasileiro é mais preocupado com cibersegurança, mas tem dificuldade em entender riscos

Virta e Instituto QualiBest revelam os Impactos da Inteligência Artificial na Comunicação Corporativa

Virta e Instituto QualiBest revelam os Impactos da Inteligência Artificial na Comunicação Corporativa

Pesquisa Vanpro aponta crescimento das agências em 2023 e perspectivas positivas para 2024

Pesquisa Vanpro aponta crescimento das agências em 2023 e perspectivas positivas para 2024

Campanhas publicitárias relacionadas a Páscoa aumentam 133% do investimento do último ano, aponta estudo da tunad

Campanhas publicitárias relacionadas a Páscoa aumentam 133% do investimento do último ano, aponta estudo da tunad

Next Post
Emulzint renova identidade visual do Pão Amigo

Emulzint renova identidade visual do Pão Amigo

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual rede social você mais utiliza no seu dia a dia?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X