ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Marketing Pesquisa e Dados

Pesquisa inédita sobre diversidade mostra que público prefere marcas com propósito

Segundo levantamento apresentado durante o 9º Fórum de Marketing Empresarial, consumidores consideram oportunista quando marcas e instituições manifestam apoio a determinadas causas sem vivenciar e praticá-las.

por Da redação
15/09/2018
em Pesquisa e Dados
0 0
Pesquisa inédita sobre diversidade mostra que público prefere marcas com propósito
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Uma pesquisa inédita sobre diversidade, divulgada durante o 9º Fórum de Marketing Empresarial, no último sábado, dia 25, avaliou os impactos dessa discussão em campanhas e na comunicação publicitária. Realizado pela Officina Sophia Conhecimento Aplicado, o estudo foi apresentado pelo presidente da instituição, o sociólogo Paulo Secches.

Tendo como cenário o embate de grupos com ideologias opostas, como defensores de minorias e do respeito à diversidade, de um lado, e movimentos conservadores, do outro, o objetivo da pesquisa é entender o que a população pensa do posicionamento de marcas e instituições ante a diversidade. Para isso, foram entrevistadas 2 mil pessoas das regiões Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste, com idade entre 18 e 50 anos, de diferentes classes sociais.

Ao serem questionados se marcas e instituições deveriam apoiar determinadas causas/bandeiras, a reação dos entrevistados é, predominantemente favorável, variando de acordo com o tema: a tendência de a resposta ser positiva é maior quando os assuntos são diferentes cores de pele (83%), respeito e convivência com idosos (82%), igualdade entre homens e mulheres (81%), igualdade entre ricos e pobres (77%), liberdade de religião (75%), empoderamento feminino (75%), respeito e convivência com migrantes (74%) e respeito e convivência com homossexuais (72%). Por outro lado, temas polêmicos têm maior reprovação, por exemplo aborto e maconha, com 23% e 21% de simpatizantes a empresas que apoiam abertamente essas bandeiras, respectivamente.

O estudo também indicou que 48% dos entrevistados considera que o apoio de marcas e instituições a causas ocorre de forma oportunista, enquanto outro grupo considera que ele seja feito com responsabilidade com a sociedade e o futuro (40%). Há também aqueles que interpretam a atitude como sendo sincera (26%) e outros que a consideram sem responsabilidade com a sociedade e o futuro (8%).

Marcas com propósito, que buscam engajamento e cultivam um ecossistema de valor, têm maior probabilidade de conquistar o público (67%) do que aquelas que simplesmente buscam o lucro (21%). Além disso, o consumidor está disposto a pagar mais justamente por produtos de marcas com propósito.

“Construir um propósito de marca, ou uma marca com propósito é, antes de tudo, de interesse do negócio e condição da sua sustentabilidade futura, com rentabilidade. E este propósito pode ser construído sobre a diversidade”, afirma Secches.

O levantamento conclui que relacionamentos superficiais não bastam: os consumidores querem marcas que mostrem e pratiquem, de forma autêntica e verdadeira, a sua dimensão humana, contribuindo de forma concreta para suas vidas.

Tags: diversidadeLidepesquisa

Posts Relacionados

Era do conteúdo descentralizado provoca mudanças no marketing esportivo
Pesquisa e Dados

Estudo revela formatos que mais engajaram a internet brasileira

...

Kantar lança e-book com resoluções para as marcas em 2021
Pesquisa e Dados

Enquanto o delivery cresce no Brasil, e-commerce ainda enfrenta desconfiança do consumidor

...

Pesquisa mostra que brasileiros estão mais preocupados em como se manter no futuro

Pesquisa mostra que brasileiros estão mais preocupados em como se manter no futuro

Estudo da Cognizant analisa as principais tendências do trabalho remoto

Estudo da Cognizant analisa as principais tendências do trabalho remoto

Em 2021, cuidar da saúde e estudar serão as prioridades dos brasileiros, aponta Google

Em 2021, cuidar da saúde e estudar serão as prioridades dos brasileiros, aponta Google

Levantamento da 7WAVES aponta os principais objetivos dos brasileiros para 2021

Levantamento da 7WAVES aponta os principais objetivos dos brasileiros para 2021

Personalização e propósito aparecem entre as 8 tendências do marketing digital para 2021

Personalização e propósito aparecem entre as 8 tendências do marketing digital para 2021

Estudo inédito da Serasa Experian revela um ambiente de crédito em estado de atenção no Brasil

Estudo inédito da Serasa Experian revela um ambiente de crédito em estado de atenção no Brasil

Próximo
12º Encontro de Cartunistas acontece amanhã em Santo André

12º Encontro de Cartunistas acontece amanhã em Santo André

Por gentileza, faça o login para comentar

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.3k Seguidores
  • 3.6k Assinantes

ABC Trends

  • Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • DRYKO Impermeabilizantes investe em Assessoria de Imprensa

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Luanna Lodi, musa do América-MG, retorna ao Bella da Semana

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Integer\OutPromo reestrutura Operações e apresenta novo time Mode On

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

janeiro, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X