As iniciativas de Employer Branding ainda estão tomando forma no Brasil e para tentar entender a dinâmica de sua evolução do mercado, a plataforma Employer Branding Brasil realizou uma pesquisa inédita sobre o setor. Os resultados não poderiam ser mais animadores: 62% das empresas já entendem a importância do EB e, portanto, pretendem aumentar investimentos em marca empregadora no próximo ano.
“O Employer Branding ainda é novo no País e as empresas estão começando a investir na marca empregadora. E com isso vemos que agora que o Brasil começa a dar maior importância ao tema”, afirma Luís Testa, gerente de Employer Branding da Catho, e um dos idealizadores da plataforma Employer Branding Brasil.
Ainda segundo a pesquisa, as organizações não possuem uma área responsável por Employer Branding: 36% dos respondentes afirmaram que o assunto é tratado pelo RH, e 24% não têm uma área específica pelas iniciativas de EB. Por outro lado, para 35% dos respondentes, o número de profissionais que compõe as equipes responsáveis pelas ações marca empregadora deverão aumentar. Já para 63% dos entrevistados, o número deve se manter estável.
Iniciativas para 2019
A pesquisa ainda revelou quais são as principais iniciativas em Employer Branding que estão no radar das empresas para o próximo ano. Elas estão divididas entre construção ou revisão do Employee Value Proposition (24%) – que é o que uma empresa oferece aos candidatos e colaboradores como diferencial enquanto local para se trabalhar – gestão da jornada do colaborador (Employee Journey) (18%) e ações de inclusão (10%).
“As empresas agora estão mais engajadas em investir em inciativas de Employer Branding e a principal delas é construir ou revisar um EVP mais atraente para os colaboradores e atrair novos talentos. Portanto, acredito que esse é um cenário que deve evoluir ainda mais no curto e médio prazos”, afirmou Caio Infante, general manager Latam da TMP Worldwide e também um dos criadores da iniciativa Employer Branding Brasil.
Sobre a iniciativa Employer Branding Brasil
A plataforma Employer Branding Brasil tem como missão facilitar o encontro, a troca de ideia entre os profissionais do mercado e das empresas que buscam atrair novos talentos e gerir sua marca empregadora. O tema Employer Branding faz referência a técnicas utilizadas por empresas para reforçar a imagem de bons lugares para trabalhar, se tornando referência na retenção de talentos. A Employer Branding Brasil é uma iniciativa da Saber5, da TMP Worldwide e da Agência Join+Us. Para mais informações acesse www.employerbranding.com.br.