A maioria dos criadores de conteúdo transgéneros do Brasil são considerados nano-influenciadores (74%), aqueles que possuem menos de 10 mil seguidores, e estão no Instagram (79%). O índice foi apontado pela pesquisa inédita com influenciadores trans do país, realizada pela Agência Mosaico, com o apoio da TransEmpregos e da Youpix.
O estudo ainda indicou que a maioria dos creators trans moram em São Paulo (33%), são heterossexuais (45%) e são, em sua maioria, homens trans (41%). O mapeamento contou com a participação de mais de 180 influenciadores, concentrados nas idades entre 18 e 35 anos, que constituíram 86,8% da amostra.
Em um cenário que cada vez mais marcas levantam bandeiras de diversidade, a pesquisa levanta um ponto problemático que ainda precisa ser explorado pelas equipes de marketing. “Queremos que, com essa pesquisa, as marcas comecem a perceber que o universo da sigla T é sim representativo e pode ainda contribuir muito para o marketing das marcas” explica a Coordenadora da Pesquisa Yhevelin Guerin, BI e sócia da Mosaico. “A diversidade é uma realidade e nossos esforços serão sempre em trazer pluralidade ao marketing de influência, mas não só no mês do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em junho”, complementa.
Confira os dados completos da primeira pesquisa com influenciadores trans do Brasil:
Mapeamento com mais de 250 nomes de creators trans brasileiros:
· 41,3% são compostos por homens trans
· 39,1% de mulheres trans
· 15,9% travestis e 13,2% não-binários.
Relacionado à orientação sexual:
· 45% são heterossexuais
· 23,8% bissexuais
· 19% pansexuais
· 6,9% gays.
Localização:
· São Paulo (33,9%)
· Rio de Janeiro (15,3%)
· Minas Gerais (5,8%)
· Bahia (5,3%).
Quantidade dos seguidores:
· Nano Influenciadores (74,1%), personalidades que possuem menos de 10 mil seguidores
· Micro Influenciadores (21,7 %), nomes que possuem entre 10 e 100 mil seguidores
· Meso Influenciadores (3,7%), personalidades que possuem de 100 a 500 mil seguidores