O dia dos namorados, em alguns países conhecido como Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união entre casais e namorados. Em alguns países, inclusive, é considerado o dia de demonstrar afeição e carinho também entre amigos. A prática de presentear a pessoa amada nesta data vem crescendo ao longo dos anos e, neste 12 de junho, os dados coletados pela plataforma AondeConvem mostram que não será diferente.
Em pesquisa sobre comportamento, intenção de compra e preferências para o Dia dos namorados, realizada entre os dias 20 e 30 maio, pela AondeConvem, representante brasileira das operações da Shopfully International Group, fonte primária de informação para quem quer descobrir produtos, ofertas e novidades sobre estabelecimentos comerciais de forma geolocalizada, foram entrevistadas 3.513 pessoas de todo o Brasil. Entre os participantes, em sua maioria mulheres, representando mais de 72% da amostragem, mais de 52% afirma que fará compras na data, enquanto 28% ainda não decidiram e menos de 20% não possuem nenhuma intenção de consumo.
O questionário, que continha 11 perguntas de múltipla escolha e 1 pergunta aberta, demonstrou em seus resultados que a prioridade dos consumidores na data é oferecer bons presentes, uma vez que 63% dos entrevistados colocam qualidade dos produtos como fator primordial na hora da compra. Em segundo lugar vem os preços, que influenciam 53% da amostragem na tomada de decisão.
Segundo levantamento divulgado na última quinta-feira (30), pelo órgão de defesa do consumidor (Procon), o preço de um mesmo produto comercializado nas lojas físicas pode variar até 1.027%. Para tentar evitar que o consumidor adquira um produto por um preço mais alto, o órgão orienta a pesquisar antes da compra, a fim de obter mais economia e evitar gastos excessivos ou desnecessários, reforçando-se o comportamento do conceito O2O (Online to Offline). Para esta data, 65% dos entrevistados declarou fazer pesquisas online prévias, sendo que, destes, 81% tem intenção de finalizar as compras em lojas físicas.
Os dados ainda revelam que mais de 53% dos consumidores começa a pesquisa sobre o que comprar aproximadamente 15 dias antes, com o intuito de verificar promoções, comparar preços e encontrar as melhores ofertas em uma época de alta demanda. Pouco menos de 22% da amostragem afirmou começar a verificação 7 dias antes, seguido de 15% que adquirem presentes na véspera e expressivos 11% que compram apenas no dia.
Com gasto médio de R$100,00, a renda daqueles que tem intenções de consumo na data é, em sua maioria, de R$1.000,00 a R$2.500,00, representando 38% da amostragem. Além disso, as compras realizadas em e-commerces representam pouco mais de 19% do total das intenções, enquanto a aquisição de produtos em shoppings e comércios de rua somam o total de 81%.
Já o produto preferido para aquisição pelos entrevistados, foi enquadrado na categoria moda (27%), como pode ser visto na representação gráfica. O ranking é seguido por Almoço ou Jantar em um local especial (14%), Eletrônicos (17%) e Cosméticos (11%).
O destaque Top of Mind foi para oBoticário, marca associada ao Dia dos namorados para 10% dos entrevistados. O ranking vem seguido da Samsumg, com 5% das intenções de compra e Nike, Cacau Show e Natura, com média de 1,5%.