Segundo a Zeeng Data Driven Platform, primeira plataforma de Big Data Analytics do mercado brasileiro voltada ao setor de Marketing e Comunicação, o Rock in Rio é hoje o festival com a maior presença digital no Brasil. O evento carioca possui a maior média de visitantes diários, tempo de visita e exibições da webpage, seguido pelo Lollapalooza e o Tomorrowland, respectivamente.
A pesquisa mapeou as últimas edições de cinco grandes festivais de música no Brasil – Rock in Rio 2017, Lollapalooza 2017, Tomorrowland 2016, João Rock 2017 e Planeta Atlântida 2017. O levantamento ranqueou os eventos levando em conta uma combinação de fatores, como a média de visitantes diários, tempo de visita, taxa de rejeição, percentual de visitas oriundas de mecanismos de busca, exibições da webpage e o total de notícias publicadas nos últimos seis meses que antecederam a data de cada um dos eventos.
Neste período, o RiR registrou 7426 notícias publicadas em veículos noticiosos. O evento ainda apresenta a maior taxa de visitas por pesquisa, com 65%, e a menor taxa de rejeição, com apenas 36%. O Lollapalooza, festival que é marcado pelo Pop Rock Indie, registrou 58% das suas visitas oriundas de mecanismos de busca e uma taxa de rejeição de 73%. Os visitantes da página do Lolla costumam navegar por cerca de dois minutos no website do evento.
Já o João Rock, tradicional festival de rock do interior do Estado de São Paulo, possui a maior taxa de rejeição entre os cinco analisados, com 95%. Além disso, o evento também registrou uma das mais baixas médias de tempo de visita em seu website, com cerca de um minuto de navegação, perdendo apenas para o Tomorrowland, que registrou 57 segundos.
“Em plena era digital, a marca que investe em sua presença online acaba, sem dúvida, se destacando em seu mercado. O Rock In Rio é um ótimo exemplo disso, pois possui um ativo digital muito valioso”, explica Eduardo Prange, CEO da Zeeng.
Dados da pesquisa na íntegra:
ROCK IN RIO
Última edição no Brasil: 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24/09/2017
Ranking entre festivais do Brasil: 1º
Visitas por pesquisa: 65%
Taxa de rejeição: 36%
Tempo de visita: 00:03:16
Total de notícias: 7426 notícias – 15/03/2017 até 24/09/2017
LOLLAPALOOZA
Última edição no Brasil: 25 e 26/03/2017
Ranking entre festivais do Brasil: 2º
Visitas por pesquisa: 58%
Taxa de rejeição: 73%
Tempo de visita: 00:02:02
Total de notícias: 1021 notícias – 25/10/2016 até 26/03/2017
TOMORROWLAND
Última edição no Brasil: 21, 22 e 23/04/2017
Ranking entre festivais do Brasil: 3º
Visitas por pesquisa: 55%
Taxa de rejeição: 90%
Tempo de visita: 00:00:57
Total de notícias: 228 notícias – 21/11/2015 até 24/04/2016
JOÃO ROCK
Última edição no Brasil: 10/06/2017
Ranking entre festivais do Brasil: 4º
Visitas por pesquisa: 52%
Taxa de rejeição: 95%
Tempo de visita: 00:01:02
Total de notícias: 224 notícias – 03/08/2016 até 03/02/2017
PLANETA ATLÂNTIDA
Última edição no Brasil: 3 a 4/02/2017
Ranking entre festivais do Brasil: 5º
Visitas por pesquisa: website não indexado – não foi possível obter dados
Taxa de rejeição: website não indexado – não foi possível obter dados
Tempo de visita: website não indexado – não foi possível obter dados
Total de notícias: 224 notícias – 03/08/2016 até 03/02/2017